Avaliação do Ensino Superior brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CASIRAGHI, Bruna
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: ARAGÃO, JULIO CESAR SOARES
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.20821
Resumo: O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma importante ferramenta de avaliação do ensino superior brasileiro. A prova, aplicada anualmente aos concluintes, segmentados por áreas de ensino, é composta de questões de formação geral e de conhecimentos específicos. As questões de formação geral têm como objetivo abordar aspectos éticos, humanísticos e de cidadania, bem como a capacidade de codificar e decodificar diferentes realidades. Esta investigação tem como objetivo analisar a prova de formação geral do ENADE do ano de 2017, assim como os diferentes fatores relacionados ao desempenho dos estudantes. Os microdados disponibilizados pelo Ministério da Educação foram analisados utilizando o software Stata 16 e correlacionados com as características das dez questões de formação geral, considerando o tema, a ação esperada e o texto base. Dados relativos a 449.527 provas foram analisadas. A média da nota nas questões discursivas foi de 53.84 e na objetiva de 49.93, com média final neste componente de 51.49. A análise dos dados revelou um desempenho superior entre: estudantes do sexo masculino; de instituições federais; de turno matutino e da região sudeste do país. Observou-se um índice de erro maior entre as questões que apresentam tabelas e gráficos. As variações no desempenho dos alunos nas questões de formação geral permitem compreender a diversidade e a pluralidade de fatores envolvidos no sucesso acadêmico em um sistema de ensino de dimensões continentais explicitando o impacto da desigualdade social, bem como o contraste de realidades de ensino existentes no país.
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A média da nota nas questões discursivas foi de 53.84 e na objetiva de 49.93, com média final neste componente de 51.49. A análise dos dados revelou um desempenho superior entre: estudantes do sexo masculino; de instituições federais; de turno matutino e da região sudeste do país. Observou-se um índice de erro maior entre as questões que apresentam tabelas e gráficos. As variações no desempenho dos alunos nas questões de formação geral permitem compreender a diversidade e a pluralidade de fatores envolvidos no sucesso acadêmico em um sistema de ensino de dimensões continentais explicitando o impacto da desigualdade social, bem como o contraste de realidades de ensino existentes no país.The National Student Performance Exam (ENADE) is an important assessment tool for Brazilian higher education. The test, applied annually to graduates, in different teaching areas, consists of questions of general and specific knowledge. General knowledge questions aim to address ethical, humanistic and citizenship aspects, as well as the ability to encode and decode different realities. This investigation aims to analyse the ENADE general training test in 2017, as well as the different factors related to student performance. The microdata made available by the Ministry of Education were processed using the Stata 16 software and correlated with the characteristics of the ten general training questions, considering the theme, the expected action and the base text. Data relating to 449,527 tests were analysed. The average score in the discursive questions was 53.84 and the objective was 49.93, with a final average in this component of 51.49. Data analysis revealed a superior performance among: male students; federal institutions; full shift and the country southeastern region. A higher error rate was observed among the questions that present tables and graphs. Variations in student performance in general education issues allow us to understand the diversity and plurality of factors involved in academic success in a continental-sized education system, explaining the impact of social inequality, as well as the contrast of teaching realities in the country.El Examen Nacional de Desempeño del Estudiante (ENADE) es una importante herramienta de evaluación para la educación superior brasileña. La prueba, que se aplica anualmente a egresados, en diferentes áreas docentes, consta de preguntas de conocimientos generales y específicos. Las preguntas de conocimiento general tienen como objetivo abordar aspectos éticos, humanísticos y de ciudadanía, así como la capacidad de codificar y decodificar diferentes realidades. Esta investigación tiene como objetivo analizar la prueba general de formación de ENADE en 2017, así como los diferentes factores relacionados con el desempeño de los estudiantes. Los microdatos puestos a disposición por el Ministerio de Educación fueron procesados ​​utilizando el software Stata 16 y correlacionados con las características de las diez preguntas generales de capacitación, considerando el tema, la acción esperada y el texto base. Se analizaron datos relacionados con 449.527 pruebas. La puntuación media en las preguntas discursivas fue de 53,84 y el objetivo fue de 49,93, con una media final en este componente de 51,49. El análisis de datos reveló un desempeño superior entre: estudiantes varones; instituciones federales; turno completo y la región sureste del país. Se observó una mayor tasa de error entre las preguntas que presentan tablas y gráficos. Las variaciones en el desempeño de los estudiantes en temas de educación general permiten comprender la diversidad y pluralidad de factores involucrados en el éxito académico en un sistema educativo de tamaño continental, explicando el impacto de la desigualdad social, así como el contraste de las realidades da enseñanza en el país.Instituto de Educação - Universidade do Minho2021-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.20821por2183-04520871-9187CASIRAGHI, BrunaARAGÃO, JULIO CESAR SOARESinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-15T18:06:16Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/20821Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-15T18:06:16Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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