Inserção profissional: que caminho(s)?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/2337 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação - Especialidade em Supervisão em Educação |
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Inserção profissional: que caminho(s)?Desenvolvimento profissional docenteTrabalho colaborativoReflexãoInserção profissionalEducators professional upgrowthCollaborative workReflectionProfessional insertionDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação - Especialidade em Supervisão em EducaçãoEste estudo, centrado no desenvolvimento e inserção profissional de cinco Educadores de Infância em início de profissão, pretende descrever e compreender as conceções e práticas destes educadores principiantes sobre o trabalho colaborativo, mais precisamente aceder à forma como essa estratégia de trabalho se pode constituir facilitadora da integração de novos educadores e de desenvolvimento profissional. Tendo em conta esta finalidade foram formuladas as seguintes questões: Quais as conceções que os participantes têm sobre trabalho colaborativo?; Quais os momentos de trabalho colaborativo que são identificados pelos participantes na sua prática pedagógica diária no contexto profissional?; De que forma é que o trabalho colaborativo promove a inserção profissional dos educadores principiantes?; De que forma é que o trabalho colaborativo se configura impulsionador do desenvolvimento profissional dos educadores de infância? O quadro teórico de referência desta investigação assenta essencialmente no desenvolvimento profissional docente, no trabalho colaborativo e no conceito de reflexão. No que se refere às opções metodológicas e considerando os objetivos do estudo, seguiu-se uma abordagem interpretativa, tomando como referência o estudo de caso. Os dados foram completados com notas de campo e análise documental, sendo o estudo dos dados recolhidos baseado na análise de conteúdo, com categorias definidas à posteriori, embora influenciadas pelo referencial teórico de partida e pelas convicções pessoais do investigador sobre a temática em estudo. Os resultados do estudo evidenciam a prática do trabalho colaborativo como uma mais valia na inserção profissional dos jovens educadores de infância, neste contexto específico de trabalho, realçando-se os momentos formais e informais como tempos de socialização, integração e aprendizagem. - Abstract This study, centered in the evolution and the professional insertion of five kindergarten pedagogues at the beginning of their careers, aims at describing and understanding the conceptions and the practices of these new educators on collaborative work. More precisely, at comprehending how that work dynamics can constitute a facilitator of the integration of new educators and of their professional upgrowth. Bearing in mind this purpose, the following questions were formulated: What conceptions do the participants have of the collaborative work?; What moments of collaborative work are identified by the participants in their daily pedagogical practice in a professional context?; In what way does collaborative work promote the professional inclusion of the new educators?; How does collaborative work drive the professional upgrowth of kindergarten pedagogues? The theoretical framework of reference in this research resides mainly in the professional development of the instructor, in collaborative work and in the concept of reflection. In what concerns the methodological options and taking into account the goal of the study, an interpretative approach was followed, having as reference the case study. The data was completed with field notes and document analysis. Also the study of the collected data was based on content analysis, with the definition of the categories being done a posteriori. Nevertheless, influenced by the starting theoretical referential and by the personal beliefs of the researcher about the subject studied. The outcome of the study points the practice of collaborative work as an acquisition in the professional insertion of young kindergarten educators, in this specific work context, underlining the formal and informal moments as a time of socialization, integration and apprenticeship.Pereira, Maria da Conceição Figueira SantosRCIPLDias, Joana Filipa da Mota2013-03-05T15:40:47Z2012-122012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/2337porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:41:22Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/2337Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:12:07.304759Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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