Empreendedorismo em Angola. Uma análise na ótica das capacidades empresariais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12948 |
Resumo: | A presente investigação procura identificar os fatores condicionantes do empreendedorismo em Angola. Tem como objetivos avaliar a situação da situação dos empreendedores angolanos e, simultaneamente, estabelecer a relação entre os campos teóricos do empreendedorismo e da Visão Baseada nos Recursos, evidenciando, nestes dois objetivos um claro contributo para a teoria. Com base num estudo quantitativo baseado em questionário aplicado a empreendedores angolanos foi possível quantificar diversas as variáveis que compõem o modelo teórico, de forma a se pode fazer o teste com base em software estatístico SPSS. Os resultados permitem identificar as capacidades de marketing; as capacidades de acesso aos recursos financeiros; a experiência no mercado do indivíduo; e as capacidades de inovação como fatores condicionantes do empreendedorismo no contexto angolano. A orientação para os clientes, apesar de ter sido considerada como possível fator, não obteve validação estatística que suportasse essa relação. |
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Empreendedorismo em Angola. Uma análise na ótica das capacidades empresariaisAs implicações para a prática empresarial e política são discutidas nas conclusões.A presente investigação procura identificar os fatores condicionantes do empreendedorismo em Angola. Tem como objetivos avaliar a situação da situação dos empreendedores angolanos e, simultaneamente, estabelecer a relação entre os campos teóricos do empreendedorismo e da Visão Baseada nos Recursos, evidenciando, nestes dois objetivos um claro contributo para a teoria. Com base num estudo quantitativo baseado em questionário aplicado a empreendedores angolanos foi possível quantificar diversas as variáveis que compõem o modelo teórico, de forma a se pode fazer o teste com base em software estatístico SPSS. Os resultados permitem identificar as capacidades de marketing; as capacidades de acesso aos recursos financeiros; a experiência no mercado do indivíduo; e as capacidades de inovação como fatores condicionantes do empreendedorismo no contexto angolano. A orientação para os clientes, apesar de ter sido considerada como possível fator, não obteve validação estatística que suportasse essa relação.Dias, ÁlvaroRepositório ComumDomingos Manuel, Elsio Carlos2016-04-07T13:58:39Z2014-02-182014-03-05T00:00:00Z2014-03-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12948201114216porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:35:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12948Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:49.124620Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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