Educação permanente: Práticas e processos da enfermagem em saúde mental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400002 |
Resumo: | CONTEXTO: Com a Reforma Psiquiátrica brasileira, o processo de trabalho da equipe de enfermagem se deparou com novas convocações no sentido de valorizar o relacionamento terapêutico, aumentando a capacidade de escuta e de diálogo com os usuários. OBJETIVO: Analisar o processo de Educação Permanente (EP) em um hospital psiquiátrico, a partir da dinâmica do trabalho da equipe de enfermagem. METODOLOGIA: Pesquisa descritiva, qualitativa, do tipo intervenção, em que foram empregadas a observação, diário de campo e acompanhamento do grupo. Participaram deste estudo 27 pessoas, sendo a maioria enfermeiros e técnicos de enfermagem que frequentavam o grupo de EP, entre o período de outubro de 2012 a abril de 2013, totalizando oito encontros. Os critérios de inclusão dos participantes foram: possuir vínculo empregatício com o hospital; atuar na profissão de enfermagem há mais de um ano; frequentar regularmente o espaço do grupo de discussão. Os critérios de exclusão foram: profissionais sem experiência no campo da saúde mental e profissionais externos ao hospital. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense, tendo sido aprovado sob n°125.286. RESULTADOS: Após a análise do material foram elencadas as seguintes categorias: (i) Ser ouvido; (ii) A dinâmica processual do trabalho em saúde. CONCLUSÕES: Há dificuldades para a equipe de enfermagem se fazer presente no espaço de EP, tanto pela própria resistência em se permitir ocupar outros lugares, quanto pelos demais membros da equipe. |
id |
RCAP_57710f4a87993514ec389f4e2c80ece8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1647-21602016000400002 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação permanente: Práticas e processos da enfermagem em saúde mentalEducação continuadaEnfermagem psiquiátricaAmbiente de trabalhoCONTEXTO: Com a Reforma Psiquiátrica brasileira, o processo de trabalho da equipe de enfermagem se deparou com novas convocações no sentido de valorizar o relacionamento terapêutico, aumentando a capacidade de escuta e de diálogo com os usuários. OBJETIVO: Analisar o processo de Educação Permanente (EP) em um hospital psiquiátrico, a partir da dinâmica do trabalho da equipe de enfermagem. METODOLOGIA: Pesquisa descritiva, qualitativa, do tipo intervenção, em que foram empregadas a observação, diário de campo e acompanhamento do grupo. Participaram deste estudo 27 pessoas, sendo a maioria enfermeiros e técnicos de enfermagem que frequentavam o grupo de EP, entre o período de outubro de 2012 a abril de 2013, totalizando oito encontros. Os critérios de inclusão dos participantes foram: possuir vínculo empregatício com o hospital; atuar na profissão de enfermagem há mais de um ano; frequentar regularmente o espaço do grupo de discussão. Os critérios de exclusão foram: profissionais sem experiência no campo da saúde mental e profissionais externos ao hospital. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense, tendo sido aprovado sob n°125.286. RESULTADOS: Após a análise do material foram elencadas as seguintes categorias: (i) Ser ouvido; (ii) A dinâmica processual do trabalho em saúde. CONCLUSÕES: Há dificuldades para a equipe de enfermagem se fazer presente no espaço de EP, tanto pela própria resistência em se permitir ocupar outros lugares, quanto pelos demais membros da equipe.Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental2016-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400002Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental n.spe4 2016reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400002Mota,Amanda dos SantosSilva,Ana Lúcia Abrahão daSouza,Ândrea Cardoso deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:24:42Zoai:scielo:S1647-21602016000400002Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:30:25.650918Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação permanente: Práticas e processos da enfermagem em saúde mental |
title |
Educação permanente: Práticas e processos da enfermagem em saúde mental |
spellingShingle |
Educação permanente: Práticas e processos da enfermagem em saúde mental Mota,Amanda dos Santos Educação continuada Enfermagem psiquiátrica Ambiente de trabalho |
title_short |
Educação permanente: Práticas e processos da enfermagem em saúde mental |
title_full |
Educação permanente: Práticas e processos da enfermagem em saúde mental |
title_fullStr |
Educação permanente: Práticas e processos da enfermagem em saúde mental |
title_full_unstemmed |
Educação permanente: Práticas e processos da enfermagem em saúde mental |
title_sort |
Educação permanente: Práticas e processos da enfermagem em saúde mental |
author |
Mota,Amanda dos Santos |
author_facet |
Mota,Amanda dos Santos Silva,Ana Lúcia Abrahão da Souza,Ândrea Cardoso de |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Ana Lúcia Abrahão da Souza,Ândrea Cardoso de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota,Amanda dos Santos Silva,Ana Lúcia Abrahão da Souza,Ândrea Cardoso de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação continuada Enfermagem psiquiátrica Ambiente de trabalho |
topic |
Educação continuada Enfermagem psiquiátrica Ambiente de trabalho |
description |
CONTEXTO: Com a Reforma Psiquiátrica brasileira, o processo de trabalho da equipe de enfermagem se deparou com novas convocações no sentido de valorizar o relacionamento terapêutico, aumentando a capacidade de escuta e de diálogo com os usuários. OBJETIVO: Analisar o processo de Educação Permanente (EP) em um hospital psiquiátrico, a partir da dinâmica do trabalho da equipe de enfermagem. METODOLOGIA: Pesquisa descritiva, qualitativa, do tipo intervenção, em que foram empregadas a observação, diário de campo e acompanhamento do grupo. Participaram deste estudo 27 pessoas, sendo a maioria enfermeiros e técnicos de enfermagem que frequentavam o grupo de EP, entre o período de outubro de 2012 a abril de 2013, totalizando oito encontros. Os critérios de inclusão dos participantes foram: possuir vínculo empregatício com o hospital; atuar na profissão de enfermagem há mais de um ano; frequentar regularmente o espaço do grupo de discussão. Os critérios de exclusão foram: profissionais sem experiência no campo da saúde mental e profissionais externos ao hospital. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense, tendo sido aprovado sob n°125.286. RESULTADOS: Após a análise do material foram elencadas as seguintes categorias: (i) Ser ouvido; (ii) A dinâmica processual do trabalho em saúde. CONCLUSÕES: Há dificuldades para a equipe de enfermagem se fazer presente no espaço de EP, tanto pela própria resistência em se permitir ocupar outros lugares, quanto pelos demais membros da equipe. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400002 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000400002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental n.spe4 2016 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553464745525248 |