PRA : Para Reviver Aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Carla Sofia Pinto Lopes, 1976-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6279
Resumo: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
id RCAP_577688cfd6d47e8e720279e27f921db0
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/6279
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling PRA : Para Reviver AprendizagensFormação de adultos - PortugalCertificação de competênciasPortefóliosTrabalhos de projecto de mestrado - 2011Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, especialidade em Educação e Formação de Adultos e Jovens pouco Escolarizados. A motivação para a escolha deste tema prende-se com questões profissionais, pois encontro-me a exercer as funções de profissional de RVC num Centro Novas Oportunidades. No decorrer da minha actividade profissional, incentivei sempre os adultos a apostarem na sua formação e ciente dessa necessidade constante, decidi, eu também, apostar na minha formação. Assim, e tendo vontade de aprofundar os meus conhecimentos na área da educação e formação de adultos, decidi realizar o presente Mestrado. No nosso país, os Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, actualmente designados por Centros Novas Oportunidades, e o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC), enquanto modalidade de educação e formação, assumem cada vez mais um papel de destaque no quadro da aprendizagem ao longo da vida. Este projecto é composto por três eixos: o primeiro eixo consiste numa reflexão pessoal sobre a minha experiência profissional no campo da educação e formação de adultos; o segundo é de natureza teórica, sobre a evolução da prática de reconhecimento de competências; o terceiro, de natureza empírica, reporta-se à construção de um guia orientador para a construção do portefólio reflexivo de aprendizagens (PRA) de nível básico. Esta experiência permitiu-me reflectir sobre a minha actividade profissional, fazendo um balanço do próprio processo, evidenciando os pontos fortes e os paradoxos existentes.This work was developed within the scope of the Educational Sciences Master’s Degree, in the branch of Under-Schooled Adults and Youngsters’ Education and Training. The motivation to the choice of this theme is linked to professional issues, since I’m presently developing activities as an RVCC professional in a New Opportunities Center. Throughout my professional activity, I’ve always encouraged adults to invest in their training and, being aware of that constant need, I also decided to invest in my own training. Therefore, willing to deepen my knowledge in the adults’ educational and training area, I have decided to present this Master’s Degree. In our country, the Centers for the Validation and Certification of Acquired Competencies, presently known as New Opportunities Centers, and the recognition, validation and certification of competencies process (RVCC), as a method of education and training, have progressively played a leading role in the framework of lifelong learning. This project is composed by three lines of thought: the first one is a personal reflection upon my professional experience in the subject field of adults’ education and training; the second perspective is of a theoretical character, concerning the evolution of the practice of competencies’ recognition; the third one, of an empirical character, relates to the production of an orientation guide seeking its way towards the making of a basic level reflexive learning portfolio. This experience allowed me to reflect upon my professional activity, making an assessment of the process itself, standing out both its strong aspects and existent paradoxes.Alves, Natália, 1958-Repositório da Universidade de LisboaCabral, Carla Sofia Pinto Lopes, 1976-2012-05-09T16:33:38Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6279porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6279Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:27.092843Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv PRA : Para Reviver Aprendizagens
title PRA : Para Reviver Aprendizagens
spellingShingle PRA : Para Reviver Aprendizagens
Cabral, Carla Sofia Pinto Lopes, 1976-
Formação de adultos - Portugal
Certificação de competências
Portefólios
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
title_short PRA : Para Reviver Aprendizagens
title_full PRA : Para Reviver Aprendizagens
title_fullStr PRA : Para Reviver Aprendizagens
title_full_unstemmed PRA : Para Reviver Aprendizagens
title_sort PRA : Para Reviver Aprendizagens
author Cabral, Carla Sofia Pinto Lopes, 1976-
author_facet Cabral, Carla Sofia Pinto Lopes, 1976-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Natália, 1958-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Carla Sofia Pinto Lopes, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de adultos - Portugal
Certificação de competências
Portefólios
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
topic Formação de adultos - Portugal
Certificação de competências
Portefólios
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
description Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-05-09T16:33:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/6279
url http://hdl.handle.net/10451/6279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134204131278848