Uma perspetiva de custos da interrupção da gravidez por opção da mulher
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/4668 |
Resumo: | Introdução: A interrupção da gravidez (IG) por opção da mulher foi, em 2009, a terceira causa de morte em Portugal, de acordo com a Federação Portuguesa pela Vida (2009). Em Portugal, a IG por opção da mulher, tem vindo a aumentar, desde a aprovação da lei, em 2007, com uma ligeira diminuição de 2009 para 2010. Uma vez que, atualmente, os recursos financeiros são escassos, não só a nível nacional, como a nível Europeu, torna-se importante compreender os custos originados pela mudança na lei 16/2007, nomeadamente na adolescência, período crítico em termos sociais. O objetivo principal deste estudo é conhecer a(s) estratégias que podem ser implementadas de forma a minimizar os custos para as Entidades do Serviço Nacional de Saúde. Métodos: O estudo em causa é uma análise descritiva retrospetiva da IG por opção da mulher e da gravidez na adolescência, de 2007 a 2011. Recorreu-se aos dados do INE, da DGS, da Federação Portuguesa pela Vida, da Portaria n.º 781-A/2007 e da Administração Central do Sistema de Saúde. Resultados: Baseado nos dados acima mencionados constatou-se que foram gastos 30.919.625,05€, tendo em conta o valor mínimo para o custo da IG e da vigilância da gravidez na adolescência ou 69.206.158,82 €, calculando o valor máximo. Conclusão: Os custos com a IG por opção da mulher e da vigilância da gravidez na adolescência poderiam ser reduzidos com a prevenção sistemática da gravidez na adolescência, bem como da alteração da lei vigente relativa a IG por opção. |
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Uma perspetiva de custos da interrupção da gravidez por opção da mulherInterrupção da gravidez por opção da mulherGravidez na adolescênciaCustosPrevençãoTermination of pregnancy for women's choiceTeenage pregnancyCostsPreventionIntrodução: A interrupção da gravidez (IG) por opção da mulher foi, em 2009, a terceira causa de morte em Portugal, de acordo com a Federação Portuguesa pela Vida (2009). Em Portugal, a IG por opção da mulher, tem vindo a aumentar, desde a aprovação da lei, em 2007, com uma ligeira diminuição de 2009 para 2010. Uma vez que, atualmente, os recursos financeiros são escassos, não só a nível nacional, como a nível Europeu, torna-se importante compreender os custos originados pela mudança na lei 16/2007, nomeadamente na adolescência, período crítico em termos sociais. O objetivo principal deste estudo é conhecer a(s) estratégias que podem ser implementadas de forma a minimizar os custos para as Entidades do Serviço Nacional de Saúde. Métodos: O estudo em causa é uma análise descritiva retrospetiva da IG por opção da mulher e da gravidez na adolescência, de 2007 a 2011. Recorreu-se aos dados do INE, da DGS, da Federação Portuguesa pela Vida, da Portaria n.º 781-A/2007 e da Administração Central do Sistema de Saúde. Resultados: Baseado nos dados acima mencionados constatou-se que foram gastos 30.919.625,05€, tendo em conta o valor mínimo para o custo da IG e da vigilância da gravidez na adolescência ou 69.206.158,82 €, calculando o valor máximo. Conclusão: Os custos com a IG por opção da mulher e da vigilância da gravidez na adolescência poderiam ser reduzidos com a prevenção sistemática da gravidez na adolescência, bem como da alteração da lei vigente relativa a IG por opção.Introduction: The termination of pregnancy (IG) at the option of the woman was in 2009, the third leading cause of death in Portugal, according to the Portuguese Federation for Life (2009). In Portugal, the termination of pregnancy by choice of women, has increased since the law was passed in 2007, with a slight decrease from 2009 to 2011. Since, currently, financial resources are scarce, not only nationally, as the European level, it is important to understand all costs of the change in the law 16/2007, particularly in adolescence, a critical period in social terms. The main objective of this study is to know strategies that can be implemented to minimize the costs to the entities of the National Health Service. Methods: The study in question is a retrospective descriptive analysis of the IG at the option of women and teenage pregnancy, from 2007 to 2011. Resorted to data from INE, the DGS, the Portuguese Federation for Life, the Administrative Rule no. 781-A/2007 and Central Administration of the Health System. Results: Based on the above data it was found that was spent € 30,919,625.05, taking into account the minimum cost to the IG and surveillance of teenage pregnancies or € 69,206,158.82, calculating the maximum value. Conclusion: The costs of the IG at the option of surveillance of women and teenage pregnancies could be reduced with the systematic prevention of teenage pregnancy, as well as changing the current law on IG.2013-02-26T11:00:02Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/4668porMartins, Marta Maria Baptistainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:41:13Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4668Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:19:08.491596Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Introdução: A interrupção da gravidez (IG) por opção da mulher foi, em 2009, a terceira causa de morte em Portugal, de acordo com a Federação Portuguesa pela Vida (2009). Em Portugal, a IG por opção da mulher, tem vindo a aumentar, desde a aprovação da lei, em 2007, com uma ligeira diminuição de 2009 para 2010. Uma vez que, atualmente, os recursos financeiros são escassos, não só a nível nacional, como a nível Europeu, torna-se importante compreender os custos originados pela mudança na lei 16/2007, nomeadamente na adolescência, período crítico em termos sociais. O objetivo principal deste estudo é conhecer a(s) estratégias que podem ser implementadas de forma a minimizar os custos para as Entidades do Serviço Nacional de Saúde. Métodos: O estudo em causa é uma análise descritiva retrospetiva da IG por opção da mulher e da gravidez na adolescência, de 2007 a 2011. Recorreu-se aos dados do INE, da DGS, da Federação Portuguesa pela Vida, da Portaria n.º 781-A/2007 e da Administração Central do Sistema de Saúde. Resultados: Baseado nos dados acima mencionados constatou-se que foram gastos 30.919.625,05€, tendo em conta o valor mínimo para o custo da IG e da vigilância da gravidez na adolescência ou 69.206.158,82 €, calculando o valor máximo. Conclusão: Os custos com a IG por opção da mulher e da vigilância da gravidez na adolescência poderiam ser reduzidos com a prevenção sistemática da gravidez na adolescência, bem como da alteração da lei vigente relativa a IG por opção. |
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