Representação da Linguagem nesC Usando Técnicas Baseadas em Modelos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ralo, João Filipe da Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/20680
Resumo: A Internet-das-Coisas (IdC) é, essencialmente, um sistema de máquinas ou objetos equipa-dos com tecnologias de recolha de dados tais que estes possam comunicar entre si sem intervenção humana. Este paradigma de tecnologia possibilita um vasto número de implementações, tais como Cidades Inteligentes, Transportes Inteligentes, etc. Essas implementações são formadas por dis-positivos autónomos e de diferentes plataformas de hardware, capazes de monitorar condições ambientais, tais como temperatura, som e humidade. Devido à heterogeneidade destes dispositi-vos, o desenvolvimento de sistemas dedicados à IdC é complexo visto que, atualmente, não exis-tem métodos para auxiliar a criação e gestão destes sistemas. Tendo em conta as suas limitações (processamento, memória, etc), estes dispositivos são classificados como Dispositivos de Recursos Limitados (DRL). Possuem um sistema operativo próprio, sendo o TinyOS o mais utilizado. Este recorre à linguagem de programação Network Embedded System C (nesC). É então essencial a existência de um formalismo que habilite siste-mas/ferramentas na geração automática de código, consequentemente, implementações IdC. A falta de tal especificação dificulta o desenvolvimento de aplicações, pois é necessário que os en-genheiros possuam total conhecimento (detalhes técnicos) da linguagem de programação. Este trabalho teve como principal objetivo utilizar metodologias orientadas a modelos para descrever e formalizar a linguagem de programação nesC. O metamodelo nesC é apresentado utilizando classes UML (Unified Modelling Language) e linguagem Ecore. A partir do metamo-delo foi possível efetuar a transformação para outras linguagens (nomeadamente XML - eXten-sible Markup Language) e a geração automática de código nesC. Com esta formalização é então possível a integração com ferramentas que abstraiam o utilizador dos pormenores técnicos da linguagem ou, por exemplo, a integração com sistemas de simulação de dispositivos IdC.
id RCAP_57835a3b411d4d4f13c8a57c07a443a0
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/20680
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Representação da Linguagem nesC Usando Técnicas Baseadas em ModelosInternet-das-CoisasnesCModelaçãoMDAUMLEcoreDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaA Internet-das-Coisas (IdC) é, essencialmente, um sistema de máquinas ou objetos equipa-dos com tecnologias de recolha de dados tais que estes possam comunicar entre si sem intervenção humana. Este paradigma de tecnologia possibilita um vasto número de implementações, tais como Cidades Inteligentes, Transportes Inteligentes, etc. Essas implementações são formadas por dis-positivos autónomos e de diferentes plataformas de hardware, capazes de monitorar condições ambientais, tais como temperatura, som e humidade. Devido à heterogeneidade destes dispositi-vos, o desenvolvimento de sistemas dedicados à IdC é complexo visto que, atualmente, não exis-tem métodos para auxiliar a criação e gestão destes sistemas. Tendo em conta as suas limitações (processamento, memória, etc), estes dispositivos são classificados como Dispositivos de Recursos Limitados (DRL). Possuem um sistema operativo próprio, sendo o TinyOS o mais utilizado. Este recorre à linguagem de programação Network Embedded System C (nesC). É então essencial a existência de um formalismo que habilite siste-mas/ferramentas na geração automática de código, consequentemente, implementações IdC. A falta de tal especificação dificulta o desenvolvimento de aplicações, pois é necessário que os en-genheiros possuam total conhecimento (detalhes técnicos) da linguagem de programação. Este trabalho teve como principal objetivo utilizar metodologias orientadas a modelos para descrever e formalizar a linguagem de programação nesC. O metamodelo nesC é apresentado utilizando classes UML (Unified Modelling Language) e linguagem Ecore. A partir do metamo-delo foi possível efetuar a transformação para outras linguagens (nomeadamente XML - eXten-sible Markup Language) e a geração automática de código nesC. Com esta formalização é então possível a integração com ferramentas que abstraiam o utilizador dos pormenores técnicos da linguagem ou, por exemplo, a integração com sistemas de simulação de dispositivos IdC.Maló, PedroSilva, EdgarRUNRalo, João Filipe da Costa2017-05-17T10:03:16Z2017-012017-052017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20680porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:05:35Zoai:run.unl.pt:10362/20680Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:20.654862Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Representação da Linguagem nesC Usando Técnicas Baseadas em Modelos
title Representação da Linguagem nesC Usando Técnicas Baseadas em Modelos
spellingShingle Representação da Linguagem nesC Usando Técnicas Baseadas em Modelos
Ralo, João Filipe da Costa
Internet-das-Coisas
nesC
Modelação
MDA
UML
Ecore
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
title_short Representação da Linguagem nesC Usando Técnicas Baseadas em Modelos
title_full Representação da Linguagem nesC Usando Técnicas Baseadas em Modelos
title_fullStr Representação da Linguagem nesC Usando Técnicas Baseadas em Modelos
title_full_unstemmed Representação da Linguagem nesC Usando Técnicas Baseadas em Modelos
title_sort Representação da Linguagem nesC Usando Técnicas Baseadas em Modelos
author Ralo, João Filipe da Costa
author_facet Ralo, João Filipe da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maló, Pedro
Silva, Edgar
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Ralo, João Filipe da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Internet-das-Coisas
nesC
Modelação
MDA
UML
Ecore
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
topic Internet-das-Coisas
nesC
Modelação
MDA
UML
Ecore
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
description A Internet-das-Coisas (IdC) é, essencialmente, um sistema de máquinas ou objetos equipa-dos com tecnologias de recolha de dados tais que estes possam comunicar entre si sem intervenção humana. Este paradigma de tecnologia possibilita um vasto número de implementações, tais como Cidades Inteligentes, Transportes Inteligentes, etc. Essas implementações são formadas por dis-positivos autónomos e de diferentes plataformas de hardware, capazes de monitorar condições ambientais, tais como temperatura, som e humidade. Devido à heterogeneidade destes dispositi-vos, o desenvolvimento de sistemas dedicados à IdC é complexo visto que, atualmente, não exis-tem métodos para auxiliar a criação e gestão destes sistemas. Tendo em conta as suas limitações (processamento, memória, etc), estes dispositivos são classificados como Dispositivos de Recursos Limitados (DRL). Possuem um sistema operativo próprio, sendo o TinyOS o mais utilizado. Este recorre à linguagem de programação Network Embedded System C (nesC). É então essencial a existência de um formalismo que habilite siste-mas/ferramentas na geração automática de código, consequentemente, implementações IdC. A falta de tal especificação dificulta o desenvolvimento de aplicações, pois é necessário que os en-genheiros possuam total conhecimento (detalhes técnicos) da linguagem de programação. Este trabalho teve como principal objetivo utilizar metodologias orientadas a modelos para descrever e formalizar a linguagem de programação nesC. O metamodelo nesC é apresentado utilizando classes UML (Unified Modelling Language) e linguagem Ecore. A partir do metamo-delo foi possível efetuar a transformação para outras linguagens (nomeadamente XML - eXten-sible Markup Language) e a geração automática de código nesC. Com esta formalização é então possível a integração com ferramentas que abstraiam o utilizador dos pormenores técnicos da linguagem ou, por exemplo, a integração com sistemas de simulação de dispositivos IdC.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-17T10:03:16Z
2017-01
2017-05
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/20680
url http://hdl.handle.net/10362/20680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137893620383744