A identidade do professor de educação física: um processo simultaneamente biográfico e relacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Inês
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Batista, Paula, Graça, Amândio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14038
Resumo: A construção da identidade docente é um processo biográfico e relacional de reapropriação crítica das experiências vividas ao longo da vida (DUBAR, 1997). Este estudo, de natureza qualitativa, analisa as reflexões acerca das práticas de seis estagiários de Educação Física para compreender a influência das suas experiências prévias na opção pela profissão, a interpretação das imagens que identificaram como mais representativas do significado de “ser professor” e as transformações sentidas ao longo do processo formativo. Os estagiários valorizaram a diversidade de experiências, a capacidade de envolverem os alunos nas suas aprendizagens e os momentos de partilha com os outros professores.
id RCAP_578f31c225553ce9626e8a0361b12717
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14038
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A identidade do professor de educação física: um processo simultaneamente biográfico e relacionalDocentesEscolha da profissãoAcontecimentos que mudam a vidaA construção da identidade docente é um processo biográfico e relacional de reapropriação crítica das experiências vividas ao longo da vida (DUBAR, 1997). Este estudo, de natureza qualitativa, analisa as reflexões acerca das práticas de seis estagiários de Educação Física para compreender a influência das suas experiências prévias na opção pela profissão, a interpretação das imagens que identificaram como mais representativas do significado de “ser professor” e as transformações sentidas ao longo do processo formativo. Os estagiários valorizaram a diversidade de experiências, a capacidade de envolverem os alunos nas suas aprendizagens e os momentos de partilha com os outros professores.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCardoso, InêsBatista, PaulaGraça, Amândio2019-06-19T10:29:09Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14038porCardoso, I., Batista, P., & Graça, A. (2016). A identidade do professor de Educação Física: Um processo simultaneamente biográfico e relacional. Movimento (ESEFID/UFRGS), 22(2), 523-538.DOI 10.22456/1982-8918.5412910.22456/1982-8918.54129info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:55:53Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14038Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:41.866593Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A identidade do professor de educação física: um processo simultaneamente biográfico e relacional
title A identidade do professor de educação física: um processo simultaneamente biográfico e relacional
spellingShingle A identidade do professor de educação física: um processo simultaneamente biográfico e relacional
Cardoso, Inês
Docentes
Escolha da profissão
Acontecimentos que mudam a vida
title_short A identidade do professor de educação física: um processo simultaneamente biográfico e relacional
title_full A identidade do professor de educação física: um processo simultaneamente biográfico e relacional
title_fullStr A identidade do professor de educação física: um processo simultaneamente biográfico e relacional
title_full_unstemmed A identidade do professor de educação física: um processo simultaneamente biográfico e relacional
title_sort A identidade do professor de educação física: um processo simultaneamente biográfico e relacional
author Cardoso, Inês
author_facet Cardoso, Inês
Batista, Paula
Graça, Amândio
author_role author
author2 Batista, Paula
Graça, Amândio
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Inês
Batista, Paula
Graça, Amândio
dc.subject.por.fl_str_mv Docentes
Escolha da profissão
Acontecimentos que mudam a vida
topic Docentes
Escolha da profissão
Acontecimentos que mudam a vida
description A construção da identidade docente é um processo biográfico e relacional de reapropriação crítica das experiências vividas ao longo da vida (DUBAR, 1997). Este estudo, de natureza qualitativa, analisa as reflexões acerca das práticas de seis estagiários de Educação Física para compreender a influência das suas experiências prévias na opção pela profissão, a interpretação das imagens que identificaram como mais representativas do significado de “ser professor” e as transformações sentidas ao longo do processo formativo. Os estagiários valorizaram a diversidade de experiências, a capacidade de envolverem os alunos nas suas aprendizagens e os momentos de partilha com os outros professores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2019-06-19T10:29:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/14038
url http://hdl.handle.net/10400.22/14038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cardoso, I., Batista, P., & Graça, A. (2016). A identidade do professor de Educação Física: Um processo simultaneamente biográfico e relacional. Movimento (ESEFID/UFRGS), 22(2), 523-538.DOI 10.22456/1982-8918.54129
10.22456/1982-8918.54129
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131428745641984