A comunicação oral formal: a exposição oral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gago, Vânia Coelho da Mata Conceição
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6459
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos de Ensino Básico
id RCAP_57929e6648ffd4ab5218c59c1bf86b8e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6459
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A comunicação oral formal: a exposição oralComunicação oral formalCompetências linguísticasExplicitaçãoGrafocentrismoIntegração curricularFormal oral communicationLinguistic competencesExplicitnessScriptismCurricular IntegrationRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos de Ensino BásicoO presente relatório foi desenvolvido no contexto da Unidade Curricular de Prática Educativa Su-pervisionada II, no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos de Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa, como reflexão do percurso desenvolvido na segunda intervenção realizada no âmbito da Unidade Curricular supra-referida. Neste trabalho, para além da descrição da intervenção realizada numa turma de 1.º Ciclo de En-sino Básico e das aprendizagens suscitadas no âmbito da mesma, é apresentada uma investiga-ção sobre o género textual oral formal. Esta intitula-se “A Comunicação Oral Formal: A Exposição Oral” e tem como finalidade compreender até que ponto a explicitação das regras do género em questão e o domínio sobre os conteúdos expostos, influenciam a proficiência dos alunos nas co-municações orais formais. Em conformidade com o objeto de estudo, bem como com o contexto em que este teve lugar, foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa – Investigação-Ação – tendo-se baseado a téc-nica de recolha de dados na observação participante com recurso ao preenchimento de grelhas de observação, aquando dos momentos de comunicação de projetos. Não sendo generalizável a análise dos dados, concluiu-se que a monitorização do professor ao longo do período de trabalho em projeto, permite uma maior apropriação dos conteúdos do tema em questão, por parte dos alunos, libertando-os, deste modo, para, na fase de treino da exposição oral, se debruçarem no desenvolvimento de competências linguísticas da exposição oral formal.ABSTRACT The present report has been developed in the scope of the Unit on Supervised Teaching Practice II (Prática de Ensino Supervisionada) of the second year of the Masters Degree Program in First and Middle School Teaching of Escola Superior de Educação de Lisboa, as a reflexion of the path developed during the second intervention performed for the previously mentioned Curricular Unit. In this paper, additionally to the description of the intervention performed in a 3rd grade class and the learning raised from it, an investigation on the formal oral textual typology is also presented. This investigation is entitled “Formal Oral Communication: the Oral Presentation” and aims to un-derstand to what extent the explanation of the genre rules in question and the domain of the con-tents exposed, influence the proficiency of students in formal oral presentations. In accordance with the object of study, as well as the context in which it took place, a qualitative methodology was used - Research-Action – and data was collected in a participant observation technique, through the filling of observation grids, during the project communication times. Although we cannot generalize from the results of the data analysis, it was concluded that the teacher’s monitoring throughout the project work period, allows greater ownership of the theme of the content in question by the students, allowing them, in the training phase of the presentation, to focus on the development of language skills of formal oral expression.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaSilva, EncarnaçãoRCIPLGago, Vânia Coelho da Mata Conceição2016-09-27T12:35:30Z2016-07-122016-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6459TID:201393646porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:51:16Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6459Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:35.288257Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação oral formal: a exposição oral
title A comunicação oral formal: a exposição oral
spellingShingle A comunicação oral formal: a exposição oral
Gago, Vânia Coelho da Mata Conceição
Comunicação oral formal
Competências linguísticas
Explicitação
Grafocentrismo
Integração curricular
Formal oral communication
Linguistic competences
Explicitness
Scriptism
Curricular Integration
title_short A comunicação oral formal: a exposição oral
title_full A comunicação oral formal: a exposição oral
title_fullStr A comunicação oral formal: a exposição oral
title_full_unstemmed A comunicação oral formal: a exposição oral
title_sort A comunicação oral formal: a exposição oral
author Gago, Vânia Coelho da Mata Conceição
author_facet Gago, Vânia Coelho da Mata Conceição
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Encarnação
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gago, Vânia Coelho da Mata Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação oral formal
Competências linguísticas
Explicitação
Grafocentrismo
Integração curricular
Formal oral communication
Linguistic competences
Explicitness
Scriptism
Curricular Integration
topic Comunicação oral formal
Competências linguísticas
Explicitação
Grafocentrismo
Integração curricular
Formal oral communication
Linguistic competences
Explicitness
Scriptism
Curricular Integration
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos de Ensino Básico
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-27T12:35:30Z
2016-07-12
2016-07-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/6459
TID:201393646
url http://hdl.handle.net/10400.21/6459
identifier_str_mv TID:201393646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133414927892480