Construção do modelo de comunicação de dados por ARINC 429 das aeronaves C295M da Força Aérea Portuguesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/40672 |
Resumo: | Júri: Presidente: MGen/EngEl/036605-G/Joaquim Gonçalves Coelho Lopes; Orientador: TCor/EngEl/083356-J/Delfim Zambujo das Dores; Co-Orientador: Cap/EngEl/128698-G/Ricardo José Ferreira Peralta; Vogal: Maj/EngEl/111524-D/Maria de Fátima Alves Nunes Bento |
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Construção do modelo de comunicação de dados por ARINC 429 das aeronaves C295M da Força Aérea PortuguesaARINC 429C295MForça Aérea PortuguesaJúri: Presidente: MGen/EngEl/036605-G/Joaquim Gonçalves Coelho Lopes; Orientador: TCor/EngEl/083356-J/Delfim Zambujo das Dores; Co-Orientador: Cap/EngEl/128698-G/Ricardo José Ferreira Peralta; Vogal: Maj/EngEl/111524-D/Maria de Fátima Alves Nunes BentoEsta dissertação tem como objectivo o desenvolvimento de uma metodologia de recolha de dados que circulam nos barramentos ARINC 429 da aeronave CASA C295M da Força Aérea Portuguesa. A compreensão do protocolo ARINC 429, dado o seu elevado leque de aplicação na aeronáutica, atribuirá à Força Aérea Portuguesa a capacidade para tomar decisões técnicas nos sistemas aviónicos que utilizem este protocolo numa variedade de sistemas de armas. O conhecimento destes barramentos e a determinação dos seus pontos de acesso permite investigar a origem física de falhas, quer seja em equipamentos intermédios, quer nas cablagens da aeronave. Em termos práticos, com o conhecimento de quais os equipamentos que comunicam nesta linguagem sabe-se, em termos genéricos, o tipo de informação que transmitem. Contudo desconhece-se especificamente quais os dados que são transmitidos. Desta forma, o método de trabalho foi orientado no sentido de localizar barramentos ARINC 429 da aeronave e fazer o levantamento dos mesmos. Esse processo passou pelo desenvolvimento de uma metodologia, com recurso a uma plataforma, que descodificasse os barramentos ARINC 429. É apresentado em primeiro lugar é estudado o protocolo em questão para compreensão da sua estrutura. Este processo foi essencial para etapa seguinte que consistiu na realização de testes à plataforma escolhida no sentido de avaliar a sua capacidade de resposta em ambientes operacionais semelhantes aos presentes nos sistemas de armas. Posteriormente é apresentado o processo efectuado para o levantamento dos barramentos existentes no sistema de armas C295M, nomeadamente as suas localizações e informação expectável de circularem nesses barramentos. No final apresenta-se a informação digital que foi possível descodificar em cada barramento. Apresentam-se também alguns projetos que necessitam da informação compilada e os resultados obtidos neste trabalho.This Master’s Thesis has as objective the development of a methodology to collect the data that runs in the ARINC 429 buses of the CASA C295M aircraft of the Portuguese Air Force. The comprehension of the ARINC 429 protocol, given its array of applications in aeronautics, will give the Portuguese Air Force the capability to make technical decisions regarding the avionic systems that use this protocol, that are used in a variety of aircrafts. The knowledge of this buses and the determination of its access points allows the ability to investigate the source of failures, either their origin is in the intermediate equipment or it is originated in the aircraft cables. In practical terms, with the knowledge of which equipment communicate in this language it is known, generically, which kind of information they transmit. However it is unknown specifically which data is transmitted. As so, the work method was oriented in order to localize the ARINC 429 buses of the aircraft and collect the data in them. This process went through the development of a methodology, using a platform, that can decode the ARINC 429 buses. Firstly the protocol in question is studied in order to comprehend its structure. This step was essential for the following one which consisted in tests applied to the platform in order to evaluate its responsiveness in operational environments similar to the ones presented in the aircraft. After this step, the steps followed to the theoretical analysis of the buses in the C295M are presented, namely its locations and the information that it is expected to run in those buses. In the end, the digital information that was able to decode in each bus is presented. It is also suggested some projects that in order to go forward need the information concluded in this work.Academia da Força AéreaRepositório ComumLazera, David2022-05-23T11:50:19Z2014-10-01T00:00:00Z2014-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40672porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-20T15:06:01Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40672Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:50:18.824089Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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