Os desafios do conceito de governo eletrônico construído sob três pilares em governos locais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/24641 |
Resumo: | Este artigo visa discutir os desafios enfrentados por governos locais para a implementação do governo eletrônico (e-gov) sustentado por seus três pilares: informação, serviço e participação. Para tanto, faz um resgate na literatura onde apresenta os aspectos conceituais de cada um dos pilares como forma de identificar os desafios para sua implementação. Os resultados indicam que governos ainda enfrentam importantes desafios para a implementação do e-gov, como infraestrutura tecnológica, organização interna, escassos recursos orçamentários e humanos, literacia e exclusão digital. Apesar disso, o e-gov deixou de ser um instrumento de desburocratização para se tornar um modelo de gestão que visa atender aos anseios da sociedade por uma gestão mais eficiente, suportado por tecnologias de informação, onde a população pode participar das decisões de governo e monitorar suas ações. Conclui que há uma relação de interdependência entre seus pilares sem, contudo, impedir que cada um seja desenvolvido de maneira individualizada. |
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Este artigo visa discutir os desafios enfrentados por governos locais para a implementação do governo eletrônico (e-gov) sustentado por seus três pilares: informação, serviço e participação. Para tanto, faz um resgate na literatura onde apresenta os aspectos conceituais de cada um dos pilares como forma de identificar os desafios para sua implementação. Os resultados indicam que governos ainda enfrentam importantes desafios para a implementação do e-gov, como infraestrutura tecnológica, organização interna, escassos recursos orçamentários e humanos, literacia e exclusão digital. Apesar disso, o e-gov deixou de ser um instrumento de desburocratização para se tornar um modelo de gestão que visa atender aos anseios da sociedade por uma gestão mais eficiente, suportado por tecnologias de informação, onde a população pode participar das decisões de governo e monitorar suas ações. Conclui que há uma relação de interdependência entre seus pilares sem, contudo, impedir que cada um seja desenvolvido de maneira individualizada. |
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