A utilização das plataformas e-learning no ensino superior politécnico: Estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/2343 |
Resumo: | A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação foi crescendo à medida que as mesmas evoluíram, à semelhança do que aconteceu noutros campos da vida social e individual, do trabalho às relações privadas, das empresas aos lares. O discurso de modernização dos sistemas educativos, do básico ao superior, esteve intrinsecamente ligado à apologia da inovação tecnológica, por muitos vista como revolução, identificada com o computador e a internet. A introdução dos computadores pessoais nas salas de aula, a partir de finais da década de 70 do século XX, produziu alterações nos processos de ensino e aprendizagem, amplamente agudizadas com a internet. No entanto, elas terão ficado muito aquém das expectativas geradas, particularmente, quanto ao sucesso escolar, à autonomia do aluno e à sua motivação para aprender. Enfim, a mitologia comunicacional a que Mário Mesquita se refere como panaceia universal para todos os problemas das sociedades modernas não deixou imune a educação (2003). A entrada no novo milénio significou também uma nova fase para os institutos e universidades portuguesas, confrontados com a necessidade, e conveniência, de responderem positivamente a desafios que as TIC mais recentes permitiam superar e diretrizes europeias e nacionais impunham. A mudança de paradigma, que a Declaração de Bolonha preconizava, teria no e-learning um recurso fundamental para a construção de um novo modelo centrado na aprendizagem, no aluno e no seu envolvimento ativo, e de um espaço europeu de ensino superior. Com o nosso estudo de caso, de que apresentamos apenas resultados parciais, pretendemos conhecer os contornos da utilização da plataforma e-learning por parte dos alunos do ensino Superior Politécnico do Interior Norte de Portugal. Mediante a realização de um inquérito por questionário, procurámos perceber quais as principais finalidades que justificam o uso que o nosso alvo faz deste recurso e qual a importância que ele lhe atribui. |
id |
RCAP_57d8b223c0be0fa53a8dce0a98c7ffc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/2343 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A utilização das plataformas e-learning no ensino superior politécnico: Estudo de casoA utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação foi crescendo à medida que as mesmas evoluíram, à semelhança do que aconteceu noutros campos da vida social e individual, do trabalho às relações privadas, das empresas aos lares. O discurso de modernização dos sistemas educativos, do básico ao superior, esteve intrinsecamente ligado à apologia da inovação tecnológica, por muitos vista como revolução, identificada com o computador e a internet. A introdução dos computadores pessoais nas salas de aula, a partir de finais da década de 70 do século XX, produziu alterações nos processos de ensino e aprendizagem, amplamente agudizadas com a internet. No entanto, elas terão ficado muito aquém das expectativas geradas, particularmente, quanto ao sucesso escolar, à autonomia do aluno e à sua motivação para aprender. Enfim, a mitologia comunicacional a que Mário Mesquita se refere como panaceia universal para todos os problemas das sociedades modernas não deixou imune a educação (2003). A entrada no novo milénio significou também uma nova fase para os institutos e universidades portuguesas, confrontados com a necessidade, e conveniência, de responderem positivamente a desafios que as TIC mais recentes permitiam superar e diretrizes europeias e nacionais impunham. A mudança de paradigma, que a Declaração de Bolonha preconizava, teria no e-learning um recurso fundamental para a construção de um novo modelo centrado na aprendizagem, no aluno e no seu envolvimento ativo, e de um espaço europeu de ensino superior. Com o nosso estudo de caso, de que apresentamos apenas resultados parciais, pretendemos conhecer os contornos da utilização da plataforma e-learning por parte dos alunos do ensino Superior Politécnico do Interior Norte de Portugal. Mediante a realização de um inquérito por questionário, procurámos perceber quais as principais finalidades que justificam o uso que o nosso alvo faz deste recurso e qual a importância que ele lhe atribui.Ensino Superior - Saberes, Experiências e Desafios2015-01-01T00:00:00Z2016-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10314/2343http://hdl.handle.net/10314/2343por978-85-7463-792-1Gouveia, ReginaBrigas, Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:55:11Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/2343Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:41:59.569915Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização das plataformas e-learning no ensino superior politécnico: Estudo de caso |
title |
A utilização das plataformas e-learning no ensino superior politécnico: Estudo de caso |
spellingShingle |
A utilização das plataformas e-learning no ensino superior politécnico: Estudo de caso Gouveia, Regina |
title_short |
A utilização das plataformas e-learning no ensino superior politécnico: Estudo de caso |
title_full |
A utilização das plataformas e-learning no ensino superior politécnico: Estudo de caso |
title_fullStr |
A utilização das plataformas e-learning no ensino superior politécnico: Estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A utilização das plataformas e-learning no ensino superior politécnico: Estudo de caso |
title_sort |
A utilização das plataformas e-learning no ensino superior politécnico: Estudo de caso |
author |
Gouveia, Regina |
author_facet |
Gouveia, Regina Brigas, Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Brigas, Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gouveia, Regina Brigas, Carlos |
description |
A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação foi crescendo à medida que as mesmas evoluíram, à semelhança do que aconteceu noutros campos da vida social e individual, do trabalho às relações privadas, das empresas aos lares. O discurso de modernização dos sistemas educativos, do básico ao superior, esteve intrinsecamente ligado à apologia da inovação tecnológica, por muitos vista como revolução, identificada com o computador e a internet. A introdução dos computadores pessoais nas salas de aula, a partir de finais da década de 70 do século XX, produziu alterações nos processos de ensino e aprendizagem, amplamente agudizadas com a internet. No entanto, elas terão ficado muito aquém das expectativas geradas, particularmente, quanto ao sucesso escolar, à autonomia do aluno e à sua motivação para aprender. Enfim, a mitologia comunicacional a que Mário Mesquita se refere como panaceia universal para todos os problemas das sociedades modernas não deixou imune a educação (2003). A entrada no novo milénio significou também uma nova fase para os institutos e universidades portuguesas, confrontados com a necessidade, e conveniência, de responderem positivamente a desafios que as TIC mais recentes permitiam superar e diretrizes europeias e nacionais impunham. A mudança de paradigma, que a Declaração de Bolonha preconizava, teria no e-learning um recurso fundamental para a construção de um novo modelo centrado na aprendizagem, no aluno e no seu envolvimento ativo, e de um espaço europeu de ensino superior. Com o nosso estudo de caso, de que apresentamos apenas resultados parciais, pretendemos conhecer os contornos da utilização da plataforma e-learning por parte dos alunos do ensino Superior Politécnico do Interior Norte de Portugal. Mediante a realização de um inquérito por questionário, procurámos perceber quais as principais finalidades que justificam o uso que o nosso alvo faz deste recurso e qual a importância que ele lhe atribui. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2016-06-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/2343 http://hdl.handle.net/10314/2343 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/2343 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-85-7463-792-1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ensino Superior - Saberes, Experiências e Desafios |
publisher.none.fl_str_mv |
Ensino Superior - Saberes, Experiências e Desafios |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552862629068800 |