Estratégia de responsabilidade social do CIDTFF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo e Sá, M. H. (coord.)
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gonçalves, Manuela, Ambrósio, Susana, Varela, Ana
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31099
Resumo: O documento “Estratégia de Responsabilidade Social do CIDTFF” surge no seguimento do IV Fórum do CIDTFF, intitulado “Investigação em educação e responsabilidade social: que lugares e possibilidades no CIDTFF?” (2020), no qual se pretendeu, entre outros aspetos, construir, a partir de um percurso partilhado e discutido, linhas norteadoras de uma estratégia de Responsabilidade Social (RS) do CIDTFF. Nesse sentido, e partindo do conhecimento co-construído em torno da temática da RS no referido Fórum, o presente documento, destinado a todos os membros do CIDTFF, pretende apoiar os Investigadores no desenvolvimento de práticas com um sentido de RS, que se pretende transversal à Agenda de Investigação do CIDTFF. A estratégia de Responsabilidade Social (RS) do CIDTFF define o modo como a Unidade de Investigação assume esta dimensão fundamental da sua atividade científica, através dos seguintes vetores de atuação principais: Investigação, Formação, Extensão (Parcerias e Cooperação) e Governança. Com a implementação desta estratégia, o CIDTFF pretende potenciar processos de investigação e inovação mais coesos, inclusivos e sustentáveis, inspirados em princípios de Responsible Research and Innovation (RRI), mobilizando contributos de projetos neste âmbito2. A estratégia de RS visa o envolvimento de múltiplos atores, e em diferentes formas, nos processos de investigação e inovação, assim como a contextualização das questões de investigação no âmbito de problemáticas educativas e expectativas societais contemporâneas, tendo em consideração aspetos éticos. Possibilita ainda uma maior acessibilidade aos resultados científicos e a promoção da educação científica em ambientes integrados, alavancadas em iniciativas de Comunicação de Ciência.
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