Intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação na capacitação do cuidador da pessoa idosa em contexto comunitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tânia Alexandra Duarte dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/45518
Resumo: Tem sido evidente o envelhecimento da população e a necessidade de cuidadores que assegurem o bem-estar das pessoas idosas no contexto comunitário. Estes cuidadores necessitam, também eles, de cuidados e de ser capacitados. Neste sentido, foi definida como temática: Intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação na capacitação do Cuidador da Pessoa Idosa em Contexto Comunitário. Foi realizada revisão da literatura, revelando-se evidente que condicionantes epidemiológicas e demográficas, têm gerado a necessidade de dar resposta a uma população mais envelhecida, com mais comorbilidades, que cada vez mais é apoiada na comunidade e na figura do Cuidador Informal. Assume-se o papel do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação como fundamental na capacitação desses cuidadores, uma vez que utiliza as competências acrescidas e associadas ao trabalho desenvolvido pela equipa. Como referencial teórico do trabalho adotou-se o Modelo de Sistemas de Neuman. Que, enquanto referencial teórico, filosófico e conceptual, permite a perspetiva do binómio enfermeiro-pessoa/família e a compreensão dessa atividade, direcionando a sua utilização na identificação de diagnósticos de enfermagem que orientem a intervenção com o objetivo principal de manter as variáveis positivas de bem-estar e procurar reduzir os efeitos das variáveis negativas, no sentido de manter o sistema cliente num nível ótimo de bem-estar. Houve lugar à construção do percurso formativo, que se consolidou na prática reflexiva, esta que se assume de suma importância na aquisição de competências diferenciadas e diferenciadoras. A análise do percurso contribui para promover a melhoria contínua do processo de aquisição de competências.
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