From and Beyond Gamified Activities in Primary English Learning
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/9917 |
Resumo: | Alguns estudos relacionados com a implementação da pedagogia da gamificação começaram a surgir, tanto relacionados com contextos de aprendizagem do ensino básico como secundário, já começaram a surgir, centrando-se nos caminhos a seguir no que concerne o uso deste tipo de abordagem para a promoção do desenvolvimento de competências do século XXI (Cruz & Orange, 2016). No entanto, pouco se tem visto sobre os efeitos das tarefas gamificadas nos alunos do 1o CEB, especialmente em relação ao seu incentivo da competitividade e do pensamento crítico. Este trabalho tem como objetivo discutir a implementação de tarefas gamificadas na aprendizagem de inglês no 1o CEB. Seguindo uma abordagem metodológica etnográfica, observámos práticas gamificadas com um grupo de alunos que aprendem Inglês no 3o / 4o anos, em que foram convidados a: responder questionários, desenvolver trabalhos de projeto, realizar pequenos roleplays, analisar criticamente livros ilustrados, etc. Os resultados mostram que as tarefas gamificadas promovem comportamentos de índole competitivo entre os estudantes, o que, por sua vez, estimula o pensamento crítico criativo e colaborativo na sala de aula. |
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