From and Beyond Gamified Activities in Primary English Learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Suzette
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cruz, Mário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9917
Resumo: Alguns estudos relacionados com a implementação da pedagogia da gamificação começaram a surgir, tanto relacionados com contextos de aprendizagem do ensino básico como secundário, já começaram a surgir, centrando-se nos caminhos a seguir no que concerne o uso deste tipo de abordagem para a promoção do desenvolvimento de competências do século XXI (Cruz & Orange, 2016). No entanto, pouco se tem visto sobre os efeitos das tarefas gamificadas nos alunos do 1o CEB, especialmente em relação ao seu incentivo da competitividade e do pensamento crítico. Este trabalho tem como objetivo discutir a implementação de tarefas gamificadas na aprendizagem de inglês no 1o CEB. Seguindo uma abordagem metodológica etnográfica, observámos práticas gamificadas com um grupo de alunos que aprendem Inglês no 3o / 4o anos, em que foram convidados a: responder questionários, desenvolver trabalhos de projeto, realizar pequenos roleplays, analisar criticamente livros ilustrados, etc. Os resultados mostram que as tarefas gamificadas promovem comportamentos de índole competitivo entre os estudantes, o que, por sua vez, estimula o pensamento crítico criativo e colaborativo na sala de aula.
id RCAP_57fe22c755ff8e63d706cebe79535030
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9917
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling From and Beyond Gamified Activities in Primary English Learningcompetências do século XXIgamificaçãoconsciência cultural críticaálbunsAlguns estudos relacionados com a implementação da pedagogia da gamificação começaram a surgir, tanto relacionados com contextos de aprendizagem do ensino básico como secundário, já começaram a surgir, centrando-se nos caminhos a seguir no que concerne o uso deste tipo de abordagem para a promoção do desenvolvimento de competências do século XXI (Cruz & Orange, 2016). No entanto, pouco se tem visto sobre os efeitos das tarefas gamificadas nos alunos do 1o CEB, especialmente em relação ao seu incentivo da competitividade e do pensamento crítico. Este trabalho tem como objetivo discutir a implementação de tarefas gamificadas na aprendizagem de inglês no 1o CEB. Seguindo uma abordagem metodológica etnográfica, observámos práticas gamificadas com um grupo de alunos que aprendem Inglês no 3o / 4o anos, em que foram convidados a: responder questionários, desenvolver trabalhos de projeto, realizar pequenos roleplays, analisar criticamente livros ilustrados, etc. Os resultados mostram que as tarefas gamificadas promovem comportamentos de índole competitivo entre os estudantes, o que, por sua vez, estimula o pensamento crítico criativo e colaborativo na sala de aula.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, SuzetteCruz, Mário2017-06-22T14:09:05Z2017-05-082017-05-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9917enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:51:26Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9917Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:23.696615Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv From and Beyond Gamified Activities in Primary English Learning
title From and Beyond Gamified Activities in Primary English Learning
spellingShingle From and Beyond Gamified Activities in Primary English Learning
Oliveira, Suzette
competências do século XXI
gamificação
consciência cultural crítica
álbuns
title_short From and Beyond Gamified Activities in Primary English Learning
title_full From and Beyond Gamified Activities in Primary English Learning
title_fullStr From and Beyond Gamified Activities in Primary English Learning
title_full_unstemmed From and Beyond Gamified Activities in Primary English Learning
title_sort From and Beyond Gamified Activities in Primary English Learning
author Oliveira, Suzette
author_facet Oliveira, Suzette
Cruz, Mário
author_role author
author2 Cruz, Mário
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Suzette
Cruz, Mário
dc.subject.por.fl_str_mv competências do século XXI
gamificação
consciência cultural crítica
álbuns
topic competências do século XXI
gamificação
consciência cultural crítica
álbuns
description Alguns estudos relacionados com a implementação da pedagogia da gamificação começaram a surgir, tanto relacionados com contextos de aprendizagem do ensino básico como secundário, já começaram a surgir, centrando-se nos caminhos a seguir no que concerne o uso deste tipo de abordagem para a promoção do desenvolvimento de competências do século XXI (Cruz & Orange, 2016). No entanto, pouco se tem visto sobre os efeitos das tarefas gamificadas nos alunos do 1o CEB, especialmente em relação ao seu incentivo da competitividade e do pensamento crítico. Este trabalho tem como objetivo discutir a implementação de tarefas gamificadas na aprendizagem de inglês no 1o CEB. Seguindo uma abordagem metodológica etnográfica, observámos práticas gamificadas com um grupo de alunos que aprendem Inglês no 3o / 4o anos, em que foram convidados a: responder questionários, desenvolver trabalhos de projeto, realizar pequenos roleplays, analisar criticamente livros ilustrados, etc. Os resultados mostram que as tarefas gamificadas promovem comportamentos de índole competitivo entre os estudantes, o que, por sua vez, estimula o pensamento crítico criativo e colaborativo na sala de aula.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-22T14:09:05Z
2017-05-08
2017-05-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/9917
url http://hdl.handle.net/10400.22/9917
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131399927627776