Competências metalinguísticas e aprendizagem da leitura em duas turmas do 1.º ano de escolaridade com métodos de ensino diferentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Fátima
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Alves Martins, Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14417/ap.141
Resumo: Este trabalho procurou analisar as relações entre o desenvolvimento de competências metalinguísticas e aaprendizagem da leitura, no 1.º ano de escolaridade, através de métodos diferentes. Dois grupos de 19 crianças alfabetizadas, umas pelo método fonémico e outras pelo método silábico, foram avaliadas ao longo de um ano em tarefas de consciência silábica, consciência fonémica, conhecimento do nome das letras e leitura.Os resultados mostraram que o padrão de desenvolvimento das duas competências fonológicas é idênticonos dois métodos; e que o método silábico desenvolve mais não só a consciência silábica mas também a consciência fonémica. Confirmaram-se os resultados de estudos anteriores que evidenciaram fortes relações entre o desenvolvimento destas competências e a leitura. Os dados apoiam a ideia de que, para o sucesso na aprendizagem da leitura em português, são importantes tanto a consciência silábica como a consciência fonémica.A análise conjunta dos resultados sugere que o método silábico evita o aumento da influência das diferenças individuais na consciência silábica e na consciência fonémica sobre o desempenho em leitura, enquanto que o método fonémico acentua o efeito dessas diferenças. Relativamente ao conhecimento do nome das letras, os dados parecem indicar que possui um papel importante no sucesso em leitura, ao longo de todo ano e independentemente do método.
id RCAP_58146d138dc1550e67f838c33fe992e2
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/141
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Competências metalinguísticas e aprendizagem da leitura em duas turmas do 1.º ano de escolaridade com métodos de ensino diferentescompetências metalinguísticas; aprendizagem da leitura; métodos de ensino da leituraEste trabalho procurou analisar as relações entre o desenvolvimento de competências metalinguísticas e aaprendizagem da leitura, no 1.º ano de escolaridade, através de métodos diferentes. Dois grupos de 19 crianças alfabetizadas, umas pelo método fonémico e outras pelo método silábico, foram avaliadas ao longo de um ano em tarefas de consciência silábica, consciência fonémica, conhecimento do nome das letras e leitura.Os resultados mostraram que o padrão de desenvolvimento das duas competências fonológicas é idênticonos dois métodos; e que o método silábico desenvolve mais não só a consciência silábica mas também a consciência fonémica. Confirmaram-se os resultados de estudos anteriores que evidenciaram fortes relações entre o desenvolvimento destas competências e a leitura. Os dados apoiam a ideia de que, para o sucesso na aprendizagem da leitura em português, são importantes tanto a consciência silábica como a consciência fonémica.A análise conjunta dos resultados sugere que o método silábico evita o aumento da influência das diferenças individuais na consciência silábica e na consciência fonémica sobre o desempenho em leitura, enquanto que o método fonémico acentua o efeito dessas diferenças. Relativamente ao conhecimento do nome das letras, os dados parecem indicar que possui um papel importante no sucesso em leitura, ao longo de todo ano e independentemente do método.ISPA - Instituto Universitário2012-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.141https://doi.org/10.14417/ap.141Análise Psicológica; Vol 22, No 1 (2004); 193-212Análise Psicológica; Vol 22, No 1 (2004); 193-2121646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/141http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/141/pdfValente, FátimaAlves Martins, Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:22:30Zoai:ojs.localhost:article/141Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:48.967245Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Competências metalinguísticas e aprendizagem da leitura em duas turmas do 1.º ano de escolaridade com métodos de ensino diferentes
title Competências metalinguísticas e aprendizagem da leitura em duas turmas do 1.º ano de escolaridade com métodos de ensino diferentes
spellingShingle Competências metalinguísticas e aprendizagem da leitura em duas turmas do 1.º ano de escolaridade com métodos de ensino diferentes
Valente, Fátima
competências metalinguísticas; aprendizagem da leitura; métodos de ensino da leitura
title_short Competências metalinguísticas e aprendizagem da leitura em duas turmas do 1.º ano de escolaridade com métodos de ensino diferentes
title_full Competências metalinguísticas e aprendizagem da leitura em duas turmas do 1.º ano de escolaridade com métodos de ensino diferentes
title_fullStr Competências metalinguísticas e aprendizagem da leitura em duas turmas do 1.º ano de escolaridade com métodos de ensino diferentes
title_full_unstemmed Competências metalinguísticas e aprendizagem da leitura em duas turmas do 1.º ano de escolaridade com métodos de ensino diferentes
title_sort Competências metalinguísticas e aprendizagem da leitura em duas turmas do 1.º ano de escolaridade com métodos de ensino diferentes
author Valente, Fátima
author_facet Valente, Fátima
Alves Martins, Margarida
author_role author
author2 Alves Martins, Margarida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Fátima
Alves Martins, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv competências metalinguísticas; aprendizagem da leitura; métodos de ensino da leitura
topic competências metalinguísticas; aprendizagem da leitura; métodos de ensino da leitura
description Este trabalho procurou analisar as relações entre o desenvolvimento de competências metalinguísticas e aaprendizagem da leitura, no 1.º ano de escolaridade, através de métodos diferentes. Dois grupos de 19 crianças alfabetizadas, umas pelo método fonémico e outras pelo método silábico, foram avaliadas ao longo de um ano em tarefas de consciência silábica, consciência fonémica, conhecimento do nome das letras e leitura.Os resultados mostraram que o padrão de desenvolvimento das duas competências fonológicas é idênticonos dois métodos; e que o método silábico desenvolve mais não só a consciência silábica mas também a consciência fonémica. Confirmaram-se os resultados de estudos anteriores que evidenciaram fortes relações entre o desenvolvimento destas competências e a leitura. Os dados apoiam a ideia de que, para o sucesso na aprendizagem da leitura em português, são importantes tanto a consciência silábica como a consciência fonémica.A análise conjunta dos resultados sugere que o método silábico evita o aumento da influência das diferenças individuais na consciência silábica e na consciência fonémica sobre o desempenho em leitura, enquanto que o método fonémico acentua o efeito dessas diferenças. Relativamente ao conhecimento do nome das letras, os dados parecem indicar que possui um papel importante no sucesso em leitura, ao longo de todo ano e independentemente do método.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14417/ap.141
https://doi.org/10.14417/ap.141
url https://doi.org/10.14417/ap.141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/141
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/141/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica; Vol 22, No 1 (2004); 193-212
Análise Psicológica; Vol 22, No 1 (2004); 193-212
1646-6020
0870-8231
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131595252170752