Transcrição dos exercícios de acompanhamento de João de Sousa Carvalho e sua importância na prática pedagógica atual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Flávia Maria da Silva e Almeida e
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8734
Resumo: Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música
id RCAP_581e556fd9eb5d66fc5120600c8c7cf3
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8734
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Transcrição dos exercícios de acompanhamento de João de Sousa Carvalho e sua importância na prática pedagógica atualBaixo contínuoAcompanhamentoMúsica portuguesaÓrgãoJoão de Sousa CarvalhoRelatório de estágio - Mestrado em Ensino da MúsicaResumo I - Prática Pedagógica - O presente relatório de estágio foi feito no âmbito do Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa. As aulas foram lecionadas e observadas na Academia de Música de Santa Cecília. A aluna A frequentou o nível I da Iniciação e a Aluna B o 1ºgrau. Ambas as alunas fizeram parte da classe de órgão da mestranda e começaram este ano a aprender órgão. A Aluna C frequentou o 8º grau e foi aluna do professor Rui Paiva, professor cooperante e diretor pedagógico da mesma escola. No capítulo um é apresentada a escola onde as aulas foram lecionadas e observadas. No capítulo dois é feita a descrição dos alunos e uma síntese das peças, exercícios e jogos trabalhados ao longo do ano. No capítulo três são apresentadas as linhas orientadoras da docência não só relativas aos alunos descritos neste relatório de estágio como também no geral dos alunos da mestranda. Esta primeira secção termina com uma crítica da atividade docente no capítulo quatro, onde é feita uma reflexão sobre os aspetos positivos e negativos que decorreram ao longo do estágio, os desafios e as estratégias encontradas para os resolver, assim como a definição das metas a atingir em cada um dos alunos.Resumo II - Investigação - A presente investigação tem como principal objetivo a realização da transcrição de material pedagógico usado durante o século XVIII em Portugal pelo compositor João de Sousa Carvalho (1745-1798) e aferir a sua utilidade no contexto atual dos alunos de órgão nas aulas de baixo contínuo e improvisação ou nas aulas de órgão como música portuguesa ou exercício técnico. João de Sousa Carvalho é considerado um dos compositores portugueses de referência da segunda metade do século XVIII. As suas Lições de Acompanhamento foram escritas para os seus alunos do Real Seminário da Patriarcal, escola criada por D. João V. Graças a esta escola, temos um património vastíssimo de material didático de compositores de referência da mesma época. Na sua triagem durante a investigação, a mestranda considerou que João de Sousa Carvalho foi o que demonstrou uma escrita melódica mais apelativa para os alunos. Os seus exercícios exploram o acompanhamento ao teclado com elementos de caráter virtuosístico e elaboradas ornamentações que vão muito além de uma base de acordes ou simples harmonias sucessivas. Nestes partimenti, a capacidade de improvisar é explorada ao máximo e o intérprete é também criador. Após a escolha dos partimenti de Sousa Carvalho, foram transcritas as suas dezanove Lições de Acompanhamento e foi realizado um inquérito aos colegas de órgão. O material didático encontrado nesta altura, e em particular este de Sousa Carvalho, apresenta um elevado nível de qualidade, o que nos leva a pensar que esta investigação poderá servir também para potenciar outro tipo de investigações direcionadas à população organista.Abstract I – Pedagogical Practice - The report presented here is of an internship in the context of a master’s degree in specialized teaching at the Escola Superior de Música de Lisboa. The lessons were given and observed at the Academia de Música de Santa Cecilia. Pupil A was attending level I of Initiation, and Pupil B the 1st grade. Both pupils began learning organ for the first time this year, in the organ class of the investigator. Pupil C was attending 8th grade in the class of Rui Paiva, a cooperating teacher as well as Pedagogical Director of the school. The first chapter is devoted to the school where the classes were given and observed. Chapter two gives a description of the pupils and a summary of the pieces, exercises and games used during the year. Chapter three focusses on the teaching guidelines applied by the investigator to all her pupils, including those described in detail in this report. The fourth and final chapter of this section takes a critical look at the teaching activity, defining the aims to be achieved with each of the pupils, and reflecting as well on the positive and negative factors occurring during the internship, with both the challenges and the consequent strategies evolved to confront them.Abstract II – Research - The research presented here has as its principal objective the transcription of 18th century teaching material, used in Portugal by the composer João de Sousa Carvalho (1745-1798), and an assessment of its importance in the present-day context of organ pupils a) as an exercise in thorough bass and improvisation classes or b) as Portuguese music or a technical exercise in organ lessons. João de Sousa Carvalho is considered to be one of the major Portuguese composers of the latter half of the 18th century. His Lições de acompanhamento were written for his pupils at the Real Seminário da Patriarcal, a school created by King João V. Thanks to the existence of this school we have a vast collection of didactical material from major composers of the same period. In her evaluation of this material the researcher considers that of Sousa Carvalho to show the most attractive melodic writing for students. His exercises for keyboard accompaniment make use of virtuoso elements and elaborate ornamentation which go well beyond a chordal basis or simple harmonic progressions. In these partimenti the ability to improvise is exploited to the maximum and the interpreter is also a creator. After choosing Sousa Carvalho’s partimenti, his nineteen Lições de acompanhamento were also transcribed, followed by a survey among the organ teachers. The didactical material that has been discovered from this period, particularly that of Sousa Carvalho, reveals an unsurpassable quality, leading us to believe that this research will serve to inspire other forms of research directed towards the youngest organ pupils.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaVaz, JoãoRCIPLCastro, Flávia Maria da Silva e Almeida e2018-07-31T10:07:48Z2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8734TID:201956080porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:56:34Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8734Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:25.891591Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Transcrição dos exercícios de acompanhamento de João de Sousa Carvalho e sua importância na prática pedagógica atual
title Transcrição dos exercícios de acompanhamento de João de Sousa Carvalho e sua importância na prática pedagógica atual
spellingShingle Transcrição dos exercícios de acompanhamento de João de Sousa Carvalho e sua importância na prática pedagógica atual
Castro, Flávia Maria da Silva e Almeida e
Baixo contínuo
Acompanhamento
Música portuguesa
Órgão
João de Sousa Carvalho
title_short Transcrição dos exercícios de acompanhamento de João de Sousa Carvalho e sua importância na prática pedagógica atual
title_full Transcrição dos exercícios de acompanhamento de João de Sousa Carvalho e sua importância na prática pedagógica atual
title_fullStr Transcrição dos exercícios de acompanhamento de João de Sousa Carvalho e sua importância na prática pedagógica atual
title_full_unstemmed Transcrição dos exercícios de acompanhamento de João de Sousa Carvalho e sua importância na prática pedagógica atual
title_sort Transcrição dos exercícios de acompanhamento de João de Sousa Carvalho e sua importância na prática pedagógica atual
author Castro, Flávia Maria da Silva e Almeida e
author_facet Castro, Flávia Maria da Silva e Almeida e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vaz, João
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Flávia Maria da Silva e Almeida e
dc.subject.por.fl_str_mv Baixo contínuo
Acompanhamento
Música portuguesa
Órgão
João de Sousa Carvalho
topic Baixo contínuo
Acompanhamento
Música portuguesa
Órgão
João de Sousa Carvalho
description Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12
2017-12-01T00:00:00Z
2018-07-31T10:07:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8734
TID:201956080
url http://hdl.handle.net/10400.21/8734
identifier_str_mv TID:201956080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133436458303488