O corpo próprio na inter-relação filosofia-sociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Manuel Ferreira Rodrigues
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/6028
Resumo: Assiste-se na actualidade a um progresso no âmbito da interdisciplinaridade. Não é por acaso que disciplinas consideradas como filosóficas, por exemplo a ética, sejam estudadas ao nível de outros ramos do saber. Vemos, assim, ser processado o estudo ela ética na “Chair Hoover”, na Universidade Católica de Lovaina, na Faculdade de Ciências Económicas, Sociais e Políticas, cujo responsável é Philippe Van Parijs, doutorado em Filosofia por Oxford. Por outro lado, a título de exemplo também, citaremos o facto de na Universidade Complutense, Madrid, ao nível de pós-graduação em Gestão empresarial. ser ministrada a cadeira de ética. Mas a ética está presente, também, ao nível da reflexão sobre a problemática ambiental, tal como o problema foi abordado por Hans Jonas, na sua obra “Das Prinzip Verantwortung”, (“O Princípio da Responsabilidade”). Para além deste pensador, outros se debruçaram sobre o tema, como, por exemplo. Michel Serres em “Le contrat naturel”, Paul Ricoeur e G. Bourgeois, entre outros. A interdisciplinaridade não se reduz aos exemplos citados, quer a nível institucional. quer a nível cientifico. numa única circunscrição à ética. Por exemplo, a obra recentemente publicada na Seuil, de Marisol Touraine, “Le Bouleversement du monde”, inscrevendo-se no âmbito da Ciência Política e Relações Internacionais, não só recorre à história (nas suas modalidades política, económica. social e cultural) e à sociologia, mas, também, à filosofia. […].
id RCAP_58204fd67a9ff40a4ed3444e78bc54d2
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/6028
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O corpo próprio na inter-relação filosofia-sociologiaCiênciaFilosofiaInterdisciplinaridadeSociologiaAssiste-se na actualidade a um progresso no âmbito da interdisciplinaridade. Não é por acaso que disciplinas consideradas como filosóficas, por exemplo a ética, sejam estudadas ao nível de outros ramos do saber. Vemos, assim, ser processado o estudo ela ética na “Chair Hoover”, na Universidade Católica de Lovaina, na Faculdade de Ciências Económicas, Sociais e Políticas, cujo responsável é Philippe Van Parijs, doutorado em Filosofia por Oxford. Por outro lado, a título de exemplo também, citaremos o facto de na Universidade Complutense, Madrid, ao nível de pós-graduação em Gestão empresarial. ser ministrada a cadeira de ética. Mas a ética está presente, também, ao nível da reflexão sobre a problemática ambiental, tal como o problema foi abordado por Hans Jonas, na sua obra “Das Prinzip Verantwortung”, (“O Princípio da Responsabilidade”). Para além deste pensador, outros se debruçaram sobre o tema, como, por exemplo. Michel Serres em “Le contrat naturel”, Paul Ricoeur e G. Bourgeois, entre outros. A interdisciplinaridade não se reduz aos exemplos citados, quer a nível institucional. quer a nível cientifico. numa única circunscrição à ética. Por exemplo, a obra recentemente publicada na Seuil, de Marisol Touraine, “Le Bouleversement du monde”, inscrevendo-se no âmbito da Ciência Política e Relações Internacionais, não só recorre à história (nas suas modalidades política, económica. social e cultural) e à sociologia, mas, também, à filosofia. […].Universidade dos AçoresRepositório da Universidade dos AçoresOliveira, Manuel Ferreira Rodrigues2021-08-27T09:26:05Z19961996-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/6028porOLIVEIRA, M.F.R. (1996). O corpo próprio na inter-relação filosofia-sociologia. "ARQUIPÉLAGO. Ciências Sociais", n.º 9-10: 143-160.0871-4371info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:34:23Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/6028Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:10.241228Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O corpo próprio na inter-relação filosofia-sociologia
title O corpo próprio na inter-relação filosofia-sociologia
spellingShingle O corpo próprio na inter-relação filosofia-sociologia
Oliveira, Manuel Ferreira Rodrigues
Ciência
Filosofia
Interdisciplinaridade
Sociologia
title_short O corpo próprio na inter-relação filosofia-sociologia
title_full O corpo próprio na inter-relação filosofia-sociologia
title_fullStr O corpo próprio na inter-relação filosofia-sociologia
title_full_unstemmed O corpo próprio na inter-relação filosofia-sociologia
title_sort O corpo próprio na inter-relação filosofia-sociologia
author Oliveira, Manuel Ferreira Rodrigues
author_facet Oliveira, Manuel Ferreira Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Manuel Ferreira Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Filosofia
Interdisciplinaridade
Sociologia
topic Ciência
Filosofia
Interdisciplinaridade
Sociologia
description Assiste-se na actualidade a um progresso no âmbito da interdisciplinaridade. Não é por acaso que disciplinas consideradas como filosóficas, por exemplo a ética, sejam estudadas ao nível de outros ramos do saber. Vemos, assim, ser processado o estudo ela ética na “Chair Hoover”, na Universidade Católica de Lovaina, na Faculdade de Ciências Económicas, Sociais e Políticas, cujo responsável é Philippe Van Parijs, doutorado em Filosofia por Oxford. Por outro lado, a título de exemplo também, citaremos o facto de na Universidade Complutense, Madrid, ao nível de pós-graduação em Gestão empresarial. ser ministrada a cadeira de ética. Mas a ética está presente, também, ao nível da reflexão sobre a problemática ambiental, tal como o problema foi abordado por Hans Jonas, na sua obra “Das Prinzip Verantwortung”, (“O Princípio da Responsabilidade”). Para além deste pensador, outros se debruçaram sobre o tema, como, por exemplo. Michel Serres em “Le contrat naturel”, Paul Ricoeur e G. Bourgeois, entre outros. A interdisciplinaridade não se reduz aos exemplos citados, quer a nível institucional. quer a nível cientifico. numa única circunscrição à ética. Por exemplo, a obra recentemente publicada na Seuil, de Marisol Touraine, “Le Bouleversement du monde”, inscrevendo-se no âmbito da Ciência Política e Relações Internacionais, não só recorre à história (nas suas modalidades política, económica. social e cultural) e à sociologia, mas, também, à filosofia. […].
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996
1996-01-01T00:00:00Z
2021-08-27T09:26:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/6028
url http://hdl.handle.net/10400.3/6028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv OLIVEIRA, M.F.R. (1996). O corpo próprio na inter-relação filosofia-sociologia. "ARQUIPÉLAGO. Ciências Sociais", n.º 9-10: 143-160.
0871-4371
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade dos Açores
publisher.none.fl_str_mv Universidade dos Açores
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130738832965632