A arte ao serviço da liturgia no pré e no pós Vaticano II
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/41255 |
Resumo: | A história da arte cristã deu-nos, ao longo de vários séculos, imagens, símbolos, reflexões profundas, técnicas, doutrina e sermões e sobretudo respostas a questões que só através de uma pesquisa se esclarecem. O Cristianismo marcou e marca de forma indelével a arte Europeia e Ocidental por mais de dois mil anos. As suas raízes, mais marcantes, a sua essência, a sua natureza e as suas mais íntimas transformações e adaptações, muitas vezes desconhecidas, refletem-se na obra deixada, quer no âmbito espiritual, quer na obra edificada. O que se pretende evidenciar, através deste trabalho é o caminho que a arte cristã percorreu, através de várias épocas, marcadas e identificadas, sempre fiel à sua grande inspiração que é Cristo. A simples construção de um edifício, tem na arte cristã o seu lugar de destaque uma vez que edificar, por si só, é uma palavra estruturante de Deus na sua obra de salvação. Desta forma, sigo um itinerário que põe a descoberto a adaptação da arte cristã, cujas modificações são visíveis através da renovação dos espaços de acordo com o Concílio Vaticano II. Para que seja mais visível essa transformação, no espaço, estabeleço o paralelo emblemático entre duas igrejas que falam por si, cada uma delas manifestando a diferença, mas preservando um fator comum, a sua beleza que, dentro da diferença, conserva, no pormenor, a sua inicial identidade. |
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A arte ao serviço da liturgia no pré e no pós Vaticano IIArte cristãHistóriaEdifícios de cultoInterpretaçãoRenovação litúrgicaTransformaçãoAdaptaçãoChristian artHistoryCult buildingsInterpretationLiturgical renewalTransformationAdaptationDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoA história da arte cristã deu-nos, ao longo de vários séculos, imagens, símbolos, reflexões profundas, técnicas, doutrina e sermões e sobretudo respostas a questões que só através de uma pesquisa se esclarecem. O Cristianismo marcou e marca de forma indelével a arte Europeia e Ocidental por mais de dois mil anos. As suas raízes, mais marcantes, a sua essência, a sua natureza e as suas mais íntimas transformações e adaptações, muitas vezes desconhecidas, refletem-se na obra deixada, quer no âmbito espiritual, quer na obra edificada. O que se pretende evidenciar, através deste trabalho é o caminho que a arte cristã percorreu, através de várias épocas, marcadas e identificadas, sempre fiel à sua grande inspiração que é Cristo. A simples construção de um edifício, tem na arte cristã o seu lugar de destaque uma vez que edificar, por si só, é uma palavra estruturante de Deus na sua obra de salvação. Desta forma, sigo um itinerário que põe a descoberto a adaptação da arte cristã, cujas modificações são visíveis através da renovação dos espaços de acordo com o Concílio Vaticano II. Para que seja mais visível essa transformação, no espaço, estabeleço o paralelo emblemático entre duas igrejas que falam por si, cada uma delas manifestando a diferença, mas preservando um fator comum, a sua beleza que, dentro da diferença, conserva, no pormenor, a sua inicial identidade.The history of Christian art has given us, through the centuries, images, symbols, profound reflections, techniques, doctrine and sermons, and, above all, answers to questions which only through research can be clarified. Christianity has indelibly marked European and Western art for over two thousand years. Its most significant roots, its essence, its nature, and its most intimate transformations and adaptations, often unknown, are reflected in the work achieved, both in the spiritual and material spheres. What I propose to show, through this composition, is the path which Christian art has followed, along different eras that are marked and identified, and which is always faithful to its great inspiration – Jesus Christ. The mere 10 erection of a building has, in Christian art, its own relevant place since constructing is in itself a structuring word of God in His act of salvation. In this manner, I follow an itinerary that unveils the progression of Christian art, of which the Changes are visible through the adaptation of the spaces in harmony with the Council Vatican II. In order to make this transformation more visible, in space, I am drawing a parallel between two churches that speak for themselves, each one of them manifesting its own difference whilst preserving a common factor: its beauty which, within its diversity, preserves, in detail, its primary identity.Abreu, José Paulo LeiteVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCosta, Paula Isabel Ferreira Braga2023-05-31T07:54:12Z2023-05-1620232023-05-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/41255TID:203310080porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:46:50Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41255Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:33:55.129626Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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