Coordenar, supervisionar e orientar : os desafios educacionais e tecnológicos do pedagogo no contexto escolar de São José dos Campos - SP
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/42023 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019 |
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Coordenar, supervisionar e orientar : os desafios educacionais e tecnológicos do pedagogo no contexto escolar de São José dos Campos - SPPedagogosColaboração pedagógicaTecnologias digitaisTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Educação e Tecnologias digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019A presente investigação propõe analisar as dimensões e os desafios educacionais e tecnológicos mais significativos nos exercícios da coordenação, da supervisão e da orientação pedagógicas do ensino fundamental de escolas públicas paulistas. Primeiramente, a investigação se dirige ao histórico da regulamentação do trabalho do pedagogo, assinalando semelhanças e diferenças entre as épocas levando em consideração suas leis de base, diretrizes, decretos e resoluções. Em segundo lugar, a pesquisa se centra na análise das tecnologias digitais mais acessíveis aos pedagogos, ponderando suas demandas, seus usos, bem como suas potencialidades no suporte a diferentes especialidades. Após este primeiro processo de investigação, partiremos ao trabalho de campo para melhor compreender o papel do pedagogo nas escolas públicas. A recolha de dados desta fase exploratória será realizada por meio da análise qualitativa de conteúdo, em que entrevistas semi-estruturadas e um diário de bordo serão elaborados e analisados no intuito de reconheceremos que as TIC são instrumentos de alto potencial para promover operações específicas no âmbito da orientação pedagógica, podendo ainda auxiliar o pedagogo a atingir maior efetividade em outras especialidades. Em contrapartida, dentre os resultados apresentados, destaca-se a sobrecarga de funções exercidas por esse profissional, bem como a alta taxa de resistência apresentada pelos docentes aos pedagogos, demonstrando a não aceitação de sua liderança, descontentamento que ocorre principalmente pela falta de uma postura mais democrática que apoie os docentes em sua formação. Observa-se, ainda, que a alta taxa de decisões centralizadas que partem das secretarias de educação indica que os pedagogos das escolas públicas perdem sua autonomia tanto no processo de formação de professores quanto no processo de construção do ensino, já que na maior parte das vezes esse profissional assume apenas um papel técnico, no sentido de se limitar a ponderar notas avaliativas e planos de metas que são impostos unilateralmente às escolas.This research proposes to analyze the dimensions and the most significant educational and technological challenges in the exercises of coordination, supervision and pedagogical orientation in the elementary public schools in São Paulo. Firstly, the research investigate the history of the pedagogic work regulation, pointing out similarities and differences between the ages taking into account its basic laws, guidelines, decrees and resolutions. Secondly, the research focuses on the analysis of the most accessible digital technologies for pedagogues, considering their demands, their uses, as well as their potentialities in supporting different specialties. After this first research process, we will go to promote a field work to better understand the role of the pedagogue in public schools. Data collection from this exploratory phase will be carried out through qualitative content analysis, in which semi-structured interviews and a diary report will be prepared and analyzed in order to recognize that ICTs are high potential instruments for promoting specific operations within pedagogical orientation, and may also help the pedagogue to achieve greater effectiveness in other specialties. On the other hand, among the results presented, we highlight the overload of functions performed by this professional, as well as the high resistance rate presented by teachers to the pedagogues, demonstrating the non-acceptance of their leadership, discontent that occurs mainly by the lack of a more democratic posture to support the formation teacher process. It is also observed that the high rate of centralized decisions that come from the education departments indicates that the public school pedagogues lose their autonomy both in the process of teacher education and in the process of construction of the students education, since in many times this professional assumes only a technical role in limiting himself to pondering assessment scores and goals that are unilaterally imposed on schools.Piedade, JoãoRepositório da Universidade de LisboaAlves, Daniel Vecchio2020-02-26T14:43:29Z20192019-10-132019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/42023TID:202668584spainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/42023Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:55:11.303218Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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