III Atlas das Aves Nidificantes de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godinho, Carlos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/36159
Resumo: Os atlas são considerados como ferramentas fundamentais para a gestão e conservação das populações de aves selvagens. O seu conceito e aplicação tem sido implementado em vários grupos animais, e também nas plantas, constituindo atualmente peças essenciais para um melhor conhecimento da distribuição da biodiversidade. É certo que, desde o momento em que a Ornitologia se desenvolveu enquanto ciência, o conhecimento da distribuição das diferentes espécies de aves tem sido um dos seus objetivos principais. A procura desse conhecimento tem sido impulsionada tanto por ornitólogos profissionais como amadores. Os atlas são, por isso, projetos que aproximam a comunidade ornitológica. A abrangência nacional, a inclusão de todas as espécies de aves e a relativa acessibilidade da metodologia de campo, contribuem normalmente para envolver um grande número de ornitólogos e entidades. As várias fases destes projetos agregam quer pessoas com interesse generalista na observação de aves, quer especialistas em determinados grupos e espécies. O seu envolvimento é feito individualmente, ou através de organismos da administração pública, associações, universidades, empresas ou outros grupos. Esta tem sido a regra em Portugal, que tem já um grande historial de projetos de atlas nacionais e regionais.
id RCAP_5853080ef0e4ad7b0ec20868cdff8fb8
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/36159
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling III Atlas das Aves Nidificantes de PortugalAtlasAvesOs atlas são considerados como ferramentas fundamentais para a gestão e conservação das populações de aves selvagens. O seu conceito e aplicação tem sido implementado em vários grupos animais, e também nas plantas, constituindo atualmente peças essenciais para um melhor conhecimento da distribuição da biodiversidade. É certo que, desde o momento em que a Ornitologia se desenvolveu enquanto ciência, o conhecimento da distribuição das diferentes espécies de aves tem sido um dos seus objetivos principais. A procura desse conhecimento tem sido impulsionada tanto por ornitólogos profissionais como amadores. Os atlas são, por isso, projetos que aproximam a comunidade ornitológica. A abrangência nacional, a inclusão de todas as espécies de aves e a relativa acessibilidade da metodologia de campo, contribuem normalmente para envolver um grande número de ornitólogos e entidades. As várias fases destes projetos agregam quer pessoas com interesse generalista na observação de aves, quer especialistas em determinados grupos e espécies. O seu envolvimento é feito individualmente, ou através de organismos da administração pública, associações, universidades, empresas ou outros grupos. Esta tem sido a regra em Portugal, que tem já um grande historial de projetos de atlas nacionais e regionais.2024-01-18T10:55:54Z2024-01-182023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10174/36159http://hdl.handle.net/10174/36159porEquipa Atlas (2022). III Atlas das Aves Nidificantes de Portugal (2016-2021). SPEA, ICNF, LabOr/UÉ, IFCN. Portugal.https://www.listavermelhadasaves.pt/atlas/naonaocapg@uevora.pt221Godinho, Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-23T01:46:53Zoai:dspace.uevora.pt:10174/36159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:33.473271Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv III Atlas das Aves Nidificantes de Portugal
title III Atlas das Aves Nidificantes de Portugal
spellingShingle III Atlas das Aves Nidificantes de Portugal
Godinho, Carlos
Atlas
Aves
title_short III Atlas das Aves Nidificantes de Portugal
title_full III Atlas das Aves Nidificantes de Portugal
title_fullStr III Atlas das Aves Nidificantes de Portugal
title_full_unstemmed III Atlas das Aves Nidificantes de Portugal
title_sort III Atlas das Aves Nidificantes de Portugal
author Godinho, Carlos
author_facet Godinho, Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Godinho, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Atlas
Aves
topic Atlas
Aves
description Os atlas são considerados como ferramentas fundamentais para a gestão e conservação das populações de aves selvagens. O seu conceito e aplicação tem sido implementado em vários grupos animais, e também nas plantas, constituindo atualmente peças essenciais para um melhor conhecimento da distribuição da biodiversidade. É certo que, desde o momento em que a Ornitologia se desenvolveu enquanto ciência, o conhecimento da distribuição das diferentes espécies de aves tem sido um dos seus objetivos principais. A procura desse conhecimento tem sido impulsionada tanto por ornitólogos profissionais como amadores. Os atlas são, por isso, projetos que aproximam a comunidade ornitológica. A abrangência nacional, a inclusão de todas as espécies de aves e a relativa acessibilidade da metodologia de campo, contribuem normalmente para envolver um grande número de ornitólogos e entidades. As várias fases destes projetos agregam quer pessoas com interesse generalista na observação de aves, quer especialistas em determinados grupos e espécies. O seu envolvimento é feito individualmente, ou através de organismos da administração pública, associações, universidades, empresas ou outros grupos. Esta tem sido a regra em Portugal, que tem já um grande historial de projetos de atlas nacionais e regionais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-01T00:00:00Z
2024-01-18T10:55:54Z
2024-01-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/36159
http://hdl.handle.net/10174/36159
url http://hdl.handle.net/10174/36159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Equipa Atlas (2022). III Atlas das Aves Nidificantes de Portugal (2016-2021). SPEA, ICNF, LabOr/UÉ, IFCN. Portugal.
https://www.listavermelhadasaves.pt/atlas/
nao
nao
capg@uevora.pt
221
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137054192304128