A paisagem como conceito operativo e paradigma cultural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/16442 |
Resumo: | O presente trabalho de dissertação insere-se na área científica de Artes Visuais e Estudos de Arte. Pretende constituir-se como um ponto de partida para a problematização da paisagem, em termos conceptuais e metodológicos, no âmbito da criação artística contemporânea. 1. O corpo teórico estrutura-se nas seguintes linhas de abordagem: - Sistematização da informação teórica sobre o conceito de paisagem; - Discussão da paisagem como construção Iinguística e cultural; - Apresentação da noção de paradigma cultural, historicamente identificado nas décadas de 1960 e 70, a partir da qual abordamos a paisagem enquanto conceito alargado; - Análise da transformação da noção de cultura: a apropriação de outras realidades e valores, a redefinição das práticas e do objeto artístico no contexto da utilização de novos media; - Por último, equacionamos a obra de Robert Smithson e posteriores desenvolvimentos artísticos, que reformulam a questão da representação da paisagem. 2. Adicionalmente, apresentamos uma base de dados que integra um conjunto de registos da paisagem da área metropolitana de Lisboa. /ABSTRACT - The work presented here is submitted as a dissertation in the research subject of Visual Arts and Art Studies. lt endeavours to address the problematic issue of landscape, in both conceptual and methodological terms, set within the context of the contemporary artistic creation. 1. The text is divided in the following parts: - Summarizing the theoretical and historical approaches to the concept of landscape; - Discussing landscape as a linguistic and cultural construct; - Presenting the concept of cultural paradigm, first identified in the 1960's and 1970's, on which is designed a broader concept of landscape; - Analyzing the transformation of the concept of culture: appropriation of worlds and values outside traditional cultural boundaries, redefining the artistic practice and object in the context of the use of new media; - Finally we address the work of Robert Smithson and subsequent art developments, which have renewed the question of landscape representation. 2. Additionally, we submit a data basis including a collection of exemplary sites of Lisbon urban landscape. |
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