O abandono escolar em Cabinda: Um estudo de caso na escola secundária Becom

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bumba, Helena Simba
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/29845
Resumo: Este trabalho final de Mestrado pretende, primordialmente, compreender que fatores intervêm no abandono escolar dos alunos do 1º ciclo, a partir de um estudo de caso: da Escola Becom em Cabinda. Em outros termos,pretende-seentender o que está na base de tantos alunos abandonarem a escola antes do 9.º ano de escolaridade obrigatória em Angola. Assim, tendo como questão de partida como se explica o abandono escolar em Cabinda e em particular na Escola secundária Becom e quais as ações que podem mitigar este fenómeno em espaço escolar.os principais objetivos deste trabalho são: determinar os fatores que intervêm no abandono escolar, conhecer as possíveis consequências que podem advir do abandono escolar e definirpossíveis recomendações de mitigação do abandono escolar. No total, foram realizadas dezasseis entrevistas, sendo: oito aos diretores e professores, quatro aos encarregados de educação e quatro a alguns alunos que já tinham abandonado a escola. Recorrendo-se à metodologia qualitativa, procuramos compreender como os nossos entrevistados pensam, sentem e vivem o fenómeno em estudo. Foi possível identificar alguns dos vários fatores que intervêm no abandono escolar, de entre eles, a falta de condições financeiras dos pais, matrimónio precoce, gravidez precoce, a distância percorrido para chegar até a escola, a falta de condições e segurança em espaço escolar e outros.
id RCAP_585cb099a87f578811d11ad35b15d3c1
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/29845
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O abandono escolar em Cabinda: Um estudo de caso na escola secundária BecomAbandono escolar -- School abandonmentEnsino secundárioCabindaSecondary schoolEste trabalho final de Mestrado pretende, primordialmente, compreender que fatores intervêm no abandono escolar dos alunos do 1º ciclo, a partir de um estudo de caso: da Escola Becom em Cabinda. Em outros termos,pretende-seentender o que está na base de tantos alunos abandonarem a escola antes do 9.º ano de escolaridade obrigatória em Angola. Assim, tendo como questão de partida como se explica o abandono escolar em Cabinda e em particular na Escola secundária Becom e quais as ações que podem mitigar este fenómeno em espaço escolar.os principais objetivos deste trabalho são: determinar os fatores que intervêm no abandono escolar, conhecer as possíveis consequências que podem advir do abandono escolar e definirpossíveis recomendações de mitigação do abandono escolar. No total, foram realizadas dezasseis entrevistas, sendo: oito aos diretores e professores, quatro aos encarregados de educação e quatro a alguns alunos que já tinham abandonado a escola. Recorrendo-se à metodologia qualitativa, procuramos compreender como os nossos entrevistados pensam, sentem e vivem o fenómeno em estudo. Foi possível identificar alguns dos vários fatores que intervêm no abandono escolar, de entre eles, a falta de condições financeiras dos pais, matrimónio precoce, gravidez precoce, a distância percorrido para chegar até a escola, a falta de condições e segurança em espaço escolar e outros.The main aim of this final Master's work is to understand what factors are involved in elementary school students dropping out of school, based on a case study: the Becom School in Cabinda. In other words, the aim is to understand the reasons why so many pupils leave school before the 9th year on compulsory schooling in Angola. The main objectives of this work are: to determine the factors that contribute to school dropout, to understand the possible consequences of school dropout and to establish possible recommendations for mitigating school dropout. A total of sixteen interviews were carried out: eight with principals and teachers, four with parents and four with some students who had already left school. Using qualitative methodology, we sought to understand how our interviewees think, feel and experience the issue under study. We were able to identify some of the various factors involved in dropping out of school, including the parents' lack of financial resources, early marriage, early pregnancy, the distance traveled to get to school, the lack of conditions and safety in the school environment, among others.2023-11-29T12:34:07Z2023-11-27T00:00:00Z2023-11-272023-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/29845TID:203407350porBumba, Helena Simbainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-03T01:19:01Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/29845Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:42.632847Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O abandono escolar em Cabinda: Um estudo de caso na escola secundária Becom
title O abandono escolar em Cabinda: Um estudo de caso na escola secundária Becom
spellingShingle O abandono escolar em Cabinda: Um estudo de caso na escola secundária Becom
Bumba, Helena Simba
Abandono escolar -- School abandonment
Ensino secundário
Cabinda
Secondary school
title_short O abandono escolar em Cabinda: Um estudo de caso na escola secundária Becom
title_full O abandono escolar em Cabinda: Um estudo de caso na escola secundária Becom
title_fullStr O abandono escolar em Cabinda: Um estudo de caso na escola secundária Becom
title_full_unstemmed O abandono escolar em Cabinda: Um estudo de caso na escola secundária Becom
title_sort O abandono escolar em Cabinda: Um estudo de caso na escola secundária Becom
author Bumba, Helena Simba
author_facet Bumba, Helena Simba
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bumba, Helena Simba
dc.subject.por.fl_str_mv Abandono escolar -- School abandonment
Ensino secundário
Cabinda
Secondary school
topic Abandono escolar -- School abandonment
Ensino secundário
Cabinda
Secondary school
description Este trabalho final de Mestrado pretende, primordialmente, compreender que fatores intervêm no abandono escolar dos alunos do 1º ciclo, a partir de um estudo de caso: da Escola Becom em Cabinda. Em outros termos,pretende-seentender o que está na base de tantos alunos abandonarem a escola antes do 9.º ano de escolaridade obrigatória em Angola. Assim, tendo como questão de partida como se explica o abandono escolar em Cabinda e em particular na Escola secundária Becom e quais as ações que podem mitigar este fenómeno em espaço escolar.os principais objetivos deste trabalho são: determinar os fatores que intervêm no abandono escolar, conhecer as possíveis consequências que podem advir do abandono escolar e definirpossíveis recomendações de mitigação do abandono escolar. No total, foram realizadas dezasseis entrevistas, sendo: oito aos diretores e professores, quatro aos encarregados de educação e quatro a alguns alunos que já tinham abandonado a escola. Recorrendo-se à metodologia qualitativa, procuramos compreender como os nossos entrevistados pensam, sentem e vivem o fenómeno em estudo. Foi possível identificar alguns dos vários fatores que intervêm no abandono escolar, de entre eles, a falta de condições financeiras dos pais, matrimónio precoce, gravidez precoce, a distância percorrido para chegar até a escola, a falta de condições e segurança em espaço escolar e outros.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-29T12:34:07Z
2023-11-27T00:00:00Z
2023-11-27
2023-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/29845
TID:203407350
url http://hdl.handle.net/10071/29845
identifier_str_mv TID:203407350
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136312067883008