A Improvisação no ensino e aprendizagem da Educação Musical no 2° Ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Justino, Nuno Eduardo Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23750
Resumo: O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical, ministrado na Escola Superior de Educação do Porto e da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. No primeiro capítulo, a temática principal é a observação de aulas de Educação Musical em instituições de ensino diversificadas, de modo a desenvolver um primeiro contacto com a prática pedagógica e das várias valências que um professor desta área curricular deve ter. Também, através da reflexão e ponderação perceber como podemos apropriar-nos das estratégias e abordagens percecionadas e significativas para a construção da nossa identidade enquanto futuros docentes, assim como, com que dificuldades e problemáticas poderemos contar no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada. No segundo capítulo, partindo da descrição e vivências da Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Escola Básica de Augusto Gil sob a orientação do Professor Carlos Graciano, evidencia-se toda a dinâmica deste contexto escolar, os documentos orientadores pelos quais se rege, os recursos à disposição do professor. Relatando ainda, todas as atividades desenvolvidas nesta etapa, dificuldades sentidas e como resolver as mesmas recorrendo a estratégias diversas. Consta ainda, uma reflexão acerca desta experiência e aspetos que sentimos evolução, assim como, quais poderemos melhorar no futuro. No terceiro e último capítulo, é apresentado o trabalho de investigação desenvolvido durante este ano letivo sob a orientação dos Professores Pedro Boia e Nuno Pinho, cujo temática incide na "Improvisação no Ensino e na Aprendizagem da Educação Musical no 2.º ciclo. O mesmo, compreende uma revisão de literatura relativa a esta temática, atividades passíveis de desenvolver improvisação na Educação Musical, metodologias, procedimentos, participantes, discussão de resultados e conclusões finais.
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