Bem-estar e saúde mental dos estudantes de enfermagem em tempo de pandemia- COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://web.esenfc.pt/?url=SyS3UyxP |
Resumo: | Contexto: Com a atual pandemia de COVID-19 as comunidades académicas preocupam-se com saúde mental dos estudantes. Objetivo: Identificar o impacto que o confinamento social exerceu na saúde mental dos estudantes. Métodos: Estudo exploratório e descritivo com uma amostra de 81 estudantes. Aplicou-se o Índice de Bem-estar da OMS (WHO-5), a Escala de Ansiedade, Depressão e Stresse (EADS-21) e questões sobre estratégias de lazer utilizadas nas últimas duas semanas pelos estudantes. A realização do estudo foi autorizada pela Direção da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e os procedimentos éticos foram cumpridos. Resultados: A media da WHO-5 é 12.63, o que sugere níveis baixos de bem-estar. A escala EADS-21 é composta por três dimensões (ansiedade, depressão e stresse). A média é de 12.12 nas raparigas e 8.6 nos rapazes. Os estudantes não apresentaram dados significativos para a ansiedade. Relativamente à depressão 56.79% referiram que algumas vezes se sentiram com menos ânimo. Quanto ao stresse, 60.49% refeririam que algumas vezes reagiram em demasia em determinadas situações, 56.79% referem que em algumas vezes sentiram que estavam sensíveis e 54.32% sentiram algumas vezes dificuldades em se acalmar. As estratégias mais utilizadas pelos estudantes foram as associadas à música (81.5%), visionamento de filmes e séries (75.3%) e atividades outdoor (58%). Conclusões: Perante este cenário, a ESEnfC preocupada com o bem-estar dos estudantes, deverá implementar medidas focadas na promoção de um ambiente favorável ao ensino, e sinalização precoce à equipa de saúde escolar de situações de mal-estar que possam comprometer o sucesso académico. |
id |
RCAP_589c5a0ea80f27016e9ee8c614776f4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esenfc.pt:10840 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Bem-estar e saúde mental dos estudantes de enfermagem em tempo de pandemia- COVID-19Saúde mentalestudantes de enfermagempandemia Covid-19Contexto: Com a atual pandemia de COVID-19 as comunidades académicas preocupam-se com saúde mental dos estudantes. Objetivo: Identificar o impacto que o confinamento social exerceu na saúde mental dos estudantes. Métodos: Estudo exploratório e descritivo com uma amostra de 81 estudantes. Aplicou-se o Índice de Bem-estar da OMS (WHO-5), a Escala de Ansiedade, Depressão e Stresse (EADS-21) e questões sobre estratégias de lazer utilizadas nas últimas duas semanas pelos estudantes. A realização do estudo foi autorizada pela Direção da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e os procedimentos éticos foram cumpridos. Resultados: A media da WHO-5 é 12.63, o que sugere níveis baixos de bem-estar. A escala EADS-21 é composta por três dimensões (ansiedade, depressão e stresse). A média é de 12.12 nas raparigas e 8.6 nos rapazes. Os estudantes não apresentaram dados significativos para a ansiedade. Relativamente à depressão 56.79% referiram que algumas vezes se sentiram com menos ânimo. Quanto ao stresse, 60.49% refeririam que algumas vezes reagiram em demasia em determinadas situações, 56.79% referem que em algumas vezes sentiram que estavam sensíveis e 54.32% sentiram algumas vezes dificuldades em se acalmar. As estratégias mais utilizadas pelos estudantes foram as associadas à música (81.5%), visionamento de filmes e séries (75.3%) e atividades outdoor (58%). Conclusões: Perante este cenário, a ESEnfC preocupada com o bem-estar dos estudantes, deverá implementar medidas focadas na promoção de um ambiente favorável ao ensino, e sinalização precoce à equipa de saúde escolar de situações de mal-estar que possam comprometer o sucesso académico.ASPESM2021-08-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://web.esenfc.pt/?url=SyS3UyxPporhttp://web.esenfc.pt/?url=SyS3UyxPurn:isbn:978-989-54826-3-4Cristina, Andreia SofiaVaquinhas, Marina Montezuma Carvalho MendesAbreu, Cidalina da Conceição Ferreira deSilva, Teresa Maria de Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-09-15T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:10840Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:13:03.984536Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bem-estar e saúde mental dos estudantes de enfermagem em tempo de pandemia- COVID-19 |
title |
Bem-estar e saúde mental dos estudantes de enfermagem em tempo de pandemia- COVID-19 |
spellingShingle |
Bem-estar e saúde mental dos estudantes de enfermagem em tempo de pandemia- COVID-19 Cristina, Andreia Sofia Saúde mental estudantes de enfermagem pandemia Covid-19 |
title_short |
Bem-estar e saúde mental dos estudantes de enfermagem em tempo de pandemia- COVID-19 |
title_full |
Bem-estar e saúde mental dos estudantes de enfermagem em tempo de pandemia- COVID-19 |
title_fullStr |
Bem-estar e saúde mental dos estudantes de enfermagem em tempo de pandemia- COVID-19 |
title_full_unstemmed |
Bem-estar e saúde mental dos estudantes de enfermagem em tempo de pandemia- COVID-19 |
title_sort |
Bem-estar e saúde mental dos estudantes de enfermagem em tempo de pandemia- COVID-19 |
author |
Cristina, Andreia Sofia |
author_facet |
Cristina, Andreia Sofia Vaquinhas, Marina Montezuma Carvalho Mendes Abreu, Cidalina da Conceição Ferreira de Silva, Teresa Maria de Campos |
author_role |
author |
author2 |
Vaquinhas, Marina Montezuma Carvalho Mendes Abreu, Cidalina da Conceição Ferreira de Silva, Teresa Maria de Campos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristina, Andreia Sofia Vaquinhas, Marina Montezuma Carvalho Mendes Abreu, Cidalina da Conceição Ferreira de Silva, Teresa Maria de Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde mental estudantes de enfermagem pandemia Covid-19 |
topic |
Saúde mental estudantes de enfermagem pandemia Covid-19 |
description |
Contexto: Com a atual pandemia de COVID-19 as comunidades académicas preocupam-se com saúde mental dos estudantes. Objetivo: Identificar o impacto que o confinamento social exerceu na saúde mental dos estudantes. Métodos: Estudo exploratório e descritivo com uma amostra de 81 estudantes. Aplicou-se o Índice de Bem-estar da OMS (WHO-5), a Escala de Ansiedade, Depressão e Stresse (EADS-21) e questões sobre estratégias de lazer utilizadas nas últimas duas semanas pelos estudantes. A realização do estudo foi autorizada pela Direção da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e os procedimentos éticos foram cumpridos. Resultados: A media da WHO-5 é 12.63, o que sugere níveis baixos de bem-estar. A escala EADS-21 é composta por três dimensões (ansiedade, depressão e stresse). A média é de 12.12 nas raparigas e 8.6 nos rapazes. Os estudantes não apresentaram dados significativos para a ansiedade. Relativamente à depressão 56.79% referiram que algumas vezes se sentiram com menos ânimo. Quanto ao stresse, 60.49% refeririam que algumas vezes reagiram em demasia em determinadas situações, 56.79% referem que em algumas vezes sentiram que estavam sensíveis e 54.32% sentiram algumas vezes dificuldades em se acalmar. As estratégias mais utilizadas pelos estudantes foram as associadas à música (81.5%), visionamento de filmes e séries (75.3%) e atividades outdoor (58%). Conclusões: Perante este cenário, a ESEnfC preocupada com o bem-estar dos estudantes, deverá implementar medidas focadas na promoção de um ambiente favorável ao ensino, e sinalização precoce à equipa de saúde escolar de situações de mal-estar que possam comprometer o sucesso académico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://web.esenfc.pt/?url=SyS3UyxP |
url |
http://web.esenfc.pt/?url=SyS3UyxP |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://web.esenfc.pt/?url=SyS3UyxP urn:isbn:978-989-54826-3-4 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ASPESM |
publisher.none.fl_str_mv |
ASPESM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137233860558848 |