Bem-estar e saúde mental dos estudantes de enfermagem em tempo de pandemia- COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristina, Andreia Sofia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vaquinhas, Marina Montezuma Carvalho Mendes, Abreu, Cidalina da Conceição Ferreira de, Silva, Teresa Maria de Campos
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://web.esenfc.pt/?url=SyS3UyxP
Resumo: Contexto: Com a atual pandemia de COVID-19 as comunidades académicas preocupam-se com saúde mental dos estudantes. Objetivo: Identificar o impacto que o confinamento social exerceu na saúde mental dos estudantes. Métodos: Estudo exploratório e descritivo com uma amostra de 81 estudantes. Aplicou-se o Índice de Bem-estar da OMS (WHO-5), a Escala de Ansiedade, Depressão e Stresse (EADS-21) e questões sobre estratégias de lazer utilizadas nas últimas duas semanas pelos estudantes. A realização do estudo foi autorizada pela Direção da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e os procedimentos éticos foram cumpridos. Resultados: A media da WHO-5 é 12.63, o que sugere níveis baixos de bem-estar. A escala EADS-21 é composta por três dimensões (ansiedade, depressão e stresse). A média é de 12.12 nas raparigas e 8.6 nos rapazes. Os estudantes não apresentaram dados significativos para a ansiedade. Relativamente à depressão 56.79% referiram que algumas vezes se sentiram com menos ânimo. Quanto ao stresse, 60.49% refeririam que algumas vezes reagiram em demasia em determinadas situações, 56.79% referem que em algumas vezes sentiram que estavam sensíveis e 54.32% sentiram algumas vezes dificuldades em se acalmar. As estratégias mais utilizadas pelos estudantes foram as associadas à música (81.5%), visionamento de filmes e séries (75.3%) e atividades outdoor (58%). Conclusões: Perante este cenário, a ESEnfC preocupada com o bem-estar dos estudantes, deverá implementar medidas focadas na promoção de um ambiente favorável ao ensino, e sinalização precoce à equipa de saúde escolar de situações de mal-estar que possam comprometer o sucesso académico.
id RCAP_589c5a0ea80f27016e9ee8c614776f4b
oai_identifier_str oai:repositorio.esenfc.pt:10840
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bem-estar e saúde mental dos estudantes de enfermagem em tempo de pandemia- COVID-19Saúde mentalestudantes de enfermagempandemia Covid-19Contexto: Com a atual pandemia de COVID-19 as comunidades académicas preocupam-se com saúde mental dos estudantes. Objetivo: Identificar o impacto que o confinamento social exerceu na saúde mental dos estudantes. Métodos: Estudo exploratório e descritivo com uma amostra de 81 estudantes. Aplicou-se o Índice de Bem-estar da OMS (WHO-5), a Escala de Ansiedade, Depressão e Stresse (EADS-21) e questões sobre estratégias de lazer utilizadas nas últimas duas semanas pelos estudantes. A realização do estudo foi autorizada pela Direção da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e os procedimentos éticos foram cumpridos. Resultados: A media da WHO-5 é 12.63, o que sugere níveis baixos de bem-estar. A escala EADS-21 é composta por três dimensões (ansiedade, depressão e stresse). A média é de 12.12 nas raparigas e 8.6 nos rapazes. Os estudantes não apresentaram dados significativos para a ansiedade. Relativamente à depressão 56.79% referiram que algumas vezes se sentiram com menos ânimo. Quanto ao stresse, 60.49% refeririam que algumas vezes reagiram em demasia em determinadas situações, 56.79% referem que em algumas vezes sentiram que estavam sensíveis e 54.32% sentiram algumas vezes dificuldades em se acalmar. As estratégias mais utilizadas pelos estudantes foram as associadas à música (81.5%), visionamento de filmes e séries (75.3%) e atividades outdoor (58%). Conclusões: Perante este cenário, a ESEnfC preocupada com o bem-estar dos estudantes, deverá implementar medidas focadas na promoção de um ambiente favorável ao ensino, e sinalização precoce à equipa de saúde escolar de situações de mal-estar que possam comprometer o sucesso académico.ASPESM2021-08-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://web.esenfc.pt/?url=SyS3UyxPporhttp://web.esenfc.pt/?url=SyS3UyxPurn:isbn:978-989-54826-3-4Cristina, Andreia SofiaVaquinhas, Marina Montezuma Carvalho MendesAbreu, Cidalina da Conceição Ferreira deSilva, Teresa Maria de Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-09-15T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:10840Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:13:03.984536Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bem-estar e saúde mental dos estudantes de enfermagem em tempo de pandemia- COVID-19
title Bem-estar e saúde mental dos estudantes de enfermagem em tempo de pandemia- COVID-19
spellingShingle Bem-estar e saúde mental dos estudantes de enfermagem em tempo de pandemia- COVID-19
Cristina, Andreia Sofia
Saúde mental
estudantes de enfermagem
pandemia Covid-19
title_short Bem-estar e saúde mental dos estudantes de enfermagem em tempo de pandemia- COVID-19
title_full Bem-estar e saúde mental dos estudantes de enfermagem em tempo de pandemia- COVID-19
title_fullStr Bem-estar e saúde mental dos estudantes de enfermagem em tempo de pandemia- COVID-19
title_full_unstemmed Bem-estar e saúde mental dos estudantes de enfermagem em tempo de pandemia- COVID-19
title_sort Bem-estar e saúde mental dos estudantes de enfermagem em tempo de pandemia- COVID-19
author Cristina, Andreia Sofia
author_facet Cristina, Andreia Sofia
Vaquinhas, Marina Montezuma Carvalho Mendes
Abreu, Cidalina da Conceição Ferreira de
Silva, Teresa Maria de Campos
author_role author
author2 Vaquinhas, Marina Montezuma Carvalho Mendes
Abreu, Cidalina da Conceição Ferreira de
Silva, Teresa Maria de Campos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristina, Andreia Sofia
Vaquinhas, Marina Montezuma Carvalho Mendes
Abreu, Cidalina da Conceição Ferreira de
Silva, Teresa Maria de Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde mental
estudantes de enfermagem
pandemia Covid-19
topic Saúde mental
estudantes de enfermagem
pandemia Covid-19
description Contexto: Com a atual pandemia de COVID-19 as comunidades académicas preocupam-se com saúde mental dos estudantes. Objetivo: Identificar o impacto que o confinamento social exerceu na saúde mental dos estudantes. Métodos: Estudo exploratório e descritivo com uma amostra de 81 estudantes. Aplicou-se o Índice de Bem-estar da OMS (WHO-5), a Escala de Ansiedade, Depressão e Stresse (EADS-21) e questões sobre estratégias de lazer utilizadas nas últimas duas semanas pelos estudantes. A realização do estudo foi autorizada pela Direção da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e os procedimentos éticos foram cumpridos. Resultados: A media da WHO-5 é 12.63, o que sugere níveis baixos de bem-estar. A escala EADS-21 é composta por três dimensões (ansiedade, depressão e stresse). A média é de 12.12 nas raparigas e 8.6 nos rapazes. Os estudantes não apresentaram dados significativos para a ansiedade. Relativamente à depressão 56.79% referiram que algumas vezes se sentiram com menos ânimo. Quanto ao stresse, 60.49% refeririam que algumas vezes reagiram em demasia em determinadas situações, 56.79% referem que em algumas vezes sentiram que estavam sensíveis e 54.32% sentiram algumas vezes dificuldades em se acalmar. As estratégias mais utilizadas pelos estudantes foram as associadas à música (81.5%), visionamento de filmes e séries (75.3%) e atividades outdoor (58%). Conclusões: Perante este cenário, a ESEnfC preocupada com o bem-estar dos estudantes, deverá implementar medidas focadas na promoção de um ambiente favorável ao ensino, e sinalização precoce à equipa de saúde escolar de situações de mal-estar que possam comprometer o sucesso académico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://web.esenfc.pt/?url=SyS3UyxP
url http://web.esenfc.pt/?url=SyS3UyxP
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://web.esenfc.pt/?url=SyS3UyxP
urn:isbn:978-989-54826-3-4
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv ASPESM
publisher.none.fl_str_mv ASPESM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137233860558848