A importância da atividade lúdica na aprendizagem sobre a educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Jéssica Bárbara Abreu
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/36487
Resumo: O presente relatório de estágio realizou-se no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário e Orientação Educacional do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A consciência para a educação ambiental representou o eixo estruturador e principal da ação pedagógica. Assumimos a dimensão lúdica e o espaço exterior para a realização de atividades como elementos centrais para o progresso de aprendizagens significativas. Foi estruturado o enquadramento teórico e político-legal de maneira a favorecer a compreensão da temática. Com o intuito de compreender a opinião das educadoras do contexto de intervenção sobre a importância da ludicidade nos processos de aprendizagem, criámos um estudo exploratório realizado através de entrevistas às docentes cooperantes. Em termos gerais, pode-se afirmar que as educadoras entenderam que o jogo lúdico constitui uma ferramenta importante e uma mais-valia para o crescimento da criança, assim como para a introdução de várias temáticas nas distintas áreas de conteúdo na educação pré-escolar. O projeto de intervenção foi concetualizado tendo em conta o referencial teórico e o estudo exploratório realizado no contexto educacional. Privilegiámos a Metodologia de Trabalho de Projeto e o espaço exterior, foram dinamizadas várias atividades de forma sequencial, em torno de uma temática no âmbito da educação ambiental e em que a dimensão lúdica esteve presente, revelando-se muito significativa para o envolvimento das crianças nas atividades pedagógicas.
id RCAP_589ef797ea80dd025ee3fdee26e9e4c2
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/36487
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da atividade lúdica na aprendizagem sobre a educação ambientalEducação de infânciaAtividade lúdicaEducação ambientalEspaço exteriorO presente relatório de estágio realizou-se no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário e Orientação Educacional do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A consciência para a educação ambiental representou o eixo estruturador e principal da ação pedagógica. Assumimos a dimensão lúdica e o espaço exterior para a realização de atividades como elementos centrais para o progresso de aprendizagens significativas. Foi estruturado o enquadramento teórico e político-legal de maneira a favorecer a compreensão da temática. Com o intuito de compreender a opinião das educadoras do contexto de intervenção sobre a importância da ludicidade nos processos de aprendizagem, criámos um estudo exploratório realizado através de entrevistas às docentes cooperantes. Em termos gerais, pode-se afirmar que as educadoras entenderam que o jogo lúdico constitui uma ferramenta importante e uma mais-valia para o crescimento da criança, assim como para a introdução de várias temáticas nas distintas áreas de conteúdo na educação pré-escolar. O projeto de intervenção foi concetualizado tendo em conta o referencial teórico e o estudo exploratório realizado no contexto educacional. Privilegiámos a Metodologia de Trabalho de Projeto e o espaço exterior, foram dinamizadas várias atividades de forma sequencial, em torno de uma temática no âmbito da educação ambiental e em que a dimensão lúdica esteve presente, revelando-se muito significativa para o envolvimento das crianças nas atividades pedagógicas.This internship report was carried out within the scope of the curricular unit of Supervised Pedagogical Practice and Seminar and Educational Guidance of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. Consciousness for environmental education represented the structuring and main axis of the pedagogical action. We assume the playful dimension and the outdoor space for carrying out activities as central elements for the progress of meaningful learning. The theoretical and political-legal framework was created in order to favor the understanding of the theme. In order to understand the opinion of the educators in the intervention context on the importance of playfulness in the learning processes, we developed an exploratory study that was carried out through interviews with the cooperating professors. In general terms, it can be said that the educators understood that the ludic game constitutes an important tool and an added value for the children's growth as well as for the introduction of various themes in the different content areas in preschool education. The intervention project was conceptualized taking into account the theoretical framework and the exploratory study carried out in the educational context. Valuing the project methodology and the external environment, several activities were developed sequentially around a theme within the scope of environmental education and in which the ludic dimension was present, proving to be very significant for the involvement of children in pedagogical activities.2023-03-08T11:24:54Z2023-01-31T00:00:00Z2023-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36487porFreitas, Jéssica Bárbara Abreuinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:10:22Zoai:ria.ua.pt:10773/36487Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:17.407654Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da atividade lúdica na aprendizagem sobre a educação ambiental
title A importância da atividade lúdica na aprendizagem sobre a educação ambiental
spellingShingle A importância da atividade lúdica na aprendizagem sobre a educação ambiental
Freitas, Jéssica Bárbara Abreu
Educação de infância
Atividade lúdica
Educação ambiental
Espaço exterior
title_short A importância da atividade lúdica na aprendizagem sobre a educação ambiental
title_full A importância da atividade lúdica na aprendizagem sobre a educação ambiental
title_fullStr A importância da atividade lúdica na aprendizagem sobre a educação ambiental
title_full_unstemmed A importância da atividade lúdica na aprendizagem sobre a educação ambiental
title_sort A importância da atividade lúdica na aprendizagem sobre a educação ambiental
author Freitas, Jéssica Bárbara Abreu
author_facet Freitas, Jéssica Bárbara Abreu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Jéssica Bárbara Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Atividade lúdica
Educação ambiental
Espaço exterior
topic Educação de infância
Atividade lúdica
Educação ambiental
Espaço exterior
description O presente relatório de estágio realizou-se no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário e Orientação Educacional do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A consciência para a educação ambiental representou o eixo estruturador e principal da ação pedagógica. Assumimos a dimensão lúdica e o espaço exterior para a realização de atividades como elementos centrais para o progresso de aprendizagens significativas. Foi estruturado o enquadramento teórico e político-legal de maneira a favorecer a compreensão da temática. Com o intuito de compreender a opinião das educadoras do contexto de intervenção sobre a importância da ludicidade nos processos de aprendizagem, criámos um estudo exploratório realizado através de entrevistas às docentes cooperantes. Em termos gerais, pode-se afirmar que as educadoras entenderam que o jogo lúdico constitui uma ferramenta importante e uma mais-valia para o crescimento da criança, assim como para a introdução de várias temáticas nas distintas áreas de conteúdo na educação pré-escolar. O projeto de intervenção foi concetualizado tendo em conta o referencial teórico e o estudo exploratório realizado no contexto educacional. Privilegiámos a Metodologia de Trabalho de Projeto e o espaço exterior, foram dinamizadas várias atividades de forma sequencial, em torno de uma temática no âmbito da educação ambiental e em que a dimensão lúdica esteve presente, revelando-se muito significativa para o envolvimento das crianças nas atividades pedagógicas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-08T11:24:54Z
2023-01-31T00:00:00Z
2023-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/36487
url http://hdl.handle.net/10773/36487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137728085884928