Dança e Internet - conectividade e participação na criação coreográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madeira, Raquel Raso Rodrigues Pinto
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/80211
Resumo: As sociedades contemporâneas vivem sob a omnipresença das novas tecnologias permitindo ao ser humano, seguramente uma grande parte, conectar-se com o mundo, e com outros, através da ligação à Internet. Partindo do pressuposto da ubiquidade da rede no quotidiano das sociedades da comunicação e informação, esta dissertação pretende analisar e refletir sobre como e de que forma a Internet tem impacto na Dança teatral contemporânea, e pode influenciar a criação coreográfica, a partir da discussão de aspetos relacionados com a conectividade da rede e a participação na arte. Estruturada segundo uma abordagem de estudo de caso, ancorado em diversos métodos de pesquisa e procedimentos de recolha de dados, esta investigação de cariz qualitativo centra-se na análise de três projetos contemporâneos: Re:Rosas! (2013) da companhia Rosas da coreógrafa belga Anne Teresa De Keersmaeker, To Da Bone (2017) do coletivo francês (La) Horde, e Cock, Cock…Who’s There? (2016) da artista finlandesa-egípcia Samira Elagoz. O que se propõe identificar são as características singulares de cada abordagem e o modo como contribuem para a construção de novos modelos participativos que envolvem o espaço navegável da rede e a interação online, bem como problematizar o reflexo destes processos nos discursos coreográficos produzidos e nas qualidades estéticas das obras de arte apresentadas.
id RCAP_58b48858bf83d1eef6279f7943f4d856
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/80211
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dança e Internet - conectividade e participação na criação coreográficaDançaInternetParticipaçãoConectividadeInteração onlineCoreografiaDanceParticipationConnectivityOnline InteractionChoreographyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoAs sociedades contemporâneas vivem sob a omnipresença das novas tecnologias permitindo ao ser humano, seguramente uma grande parte, conectar-se com o mundo, e com outros, através da ligação à Internet. Partindo do pressuposto da ubiquidade da rede no quotidiano das sociedades da comunicação e informação, esta dissertação pretende analisar e refletir sobre como e de que forma a Internet tem impacto na Dança teatral contemporânea, e pode influenciar a criação coreográfica, a partir da discussão de aspetos relacionados com a conectividade da rede e a participação na arte. Estruturada segundo uma abordagem de estudo de caso, ancorado em diversos métodos de pesquisa e procedimentos de recolha de dados, esta investigação de cariz qualitativo centra-se na análise de três projetos contemporâneos: Re:Rosas! (2013) da companhia Rosas da coreógrafa belga Anne Teresa De Keersmaeker, To Da Bone (2017) do coletivo francês (La) Horde, e Cock, Cock…Who’s There? (2016) da artista finlandesa-egípcia Samira Elagoz. O que se propõe identificar são as características singulares de cada abordagem e o modo como contribuem para a construção de novos modelos participativos que envolvem o espaço navegável da rede e a interação online, bem como problematizar o reflexo destes processos nos discursos coreográficos produzidos e nas qualidades estéticas das obras de arte apresentadas.Contemporary societies are living with omnipresent new technologies that allow human beings, at least in a great number, to be constatly connected, to each others, across the world, via the Internet. Based on the ubiquity of the network in the daily life of communication and information societies, this work aims to analyze and reflect about how and in what form the Internet has an impact on contemporary theatrical dance, and can influence choreographic creation, discussing aspects related to network connectivity and participation in art. Structured with a case study design, anchored in several research methods and data collection procedures, this qualitative research focuses on the analysis of three contemporary projects: Re: Rosas! (2013) from Rosas dance company by Belgian choreographer Anne Teresa De Keersmaeker, To Da Bone (2017) from the french collective (La) Horde, and Cock, Cock ...Who's There? (2016) by Finnish-Egyptian artist Samira Elagoz. What is propose is to identify the unique characteristics of each approach and how they contribute to the construction of new participatory models that involve navigable network space and online interaction, as well as to problematize the reflection of these processes in the choreographic elements and discourses and in the aesthetic qualities of the presented art pieces.Madeira, Cláudia GuerraRUNMadeira, Raquel Raso Rodrigues Pinto2019-09-05T13:45:57Z2019-07-172019-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/80211TID:202266524porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:35:21Zoai:run.unl.pt:10362/80211Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:35:49.832213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dança e Internet - conectividade e participação na criação coreográfica
title Dança e Internet - conectividade e participação na criação coreográfica
spellingShingle Dança e Internet - conectividade e participação na criação coreográfica
Madeira, Raquel Raso Rodrigues Pinto
Dança
Internet
Participação
Conectividade
Interação online
Coreografia
Dance
Participation
Connectivity
Online Interaction
Choreography
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Dança e Internet - conectividade e participação na criação coreográfica
title_full Dança e Internet - conectividade e participação na criação coreográfica
title_fullStr Dança e Internet - conectividade e participação na criação coreográfica
title_full_unstemmed Dança e Internet - conectividade e participação na criação coreográfica
title_sort Dança e Internet - conectividade e participação na criação coreográfica
author Madeira, Raquel Raso Rodrigues Pinto
author_facet Madeira, Raquel Raso Rodrigues Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Madeira, Cláudia Guerra
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Madeira, Raquel Raso Rodrigues Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Internet
Participação
Conectividade
Interação online
Coreografia
Dance
Participation
Connectivity
Online Interaction
Choreography
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Dança
Internet
Participação
Conectividade
Interação online
Coreografia
Dance
Participation
Connectivity
Online Interaction
Choreography
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description As sociedades contemporâneas vivem sob a omnipresença das novas tecnologias permitindo ao ser humano, seguramente uma grande parte, conectar-se com o mundo, e com outros, através da ligação à Internet. Partindo do pressuposto da ubiquidade da rede no quotidiano das sociedades da comunicação e informação, esta dissertação pretende analisar e refletir sobre como e de que forma a Internet tem impacto na Dança teatral contemporânea, e pode influenciar a criação coreográfica, a partir da discussão de aspetos relacionados com a conectividade da rede e a participação na arte. Estruturada segundo uma abordagem de estudo de caso, ancorado em diversos métodos de pesquisa e procedimentos de recolha de dados, esta investigação de cariz qualitativo centra-se na análise de três projetos contemporâneos: Re:Rosas! (2013) da companhia Rosas da coreógrafa belga Anne Teresa De Keersmaeker, To Da Bone (2017) do coletivo francês (La) Horde, e Cock, Cock…Who’s There? (2016) da artista finlandesa-egípcia Samira Elagoz. O que se propõe identificar são as características singulares de cada abordagem e o modo como contribuem para a construção de novos modelos participativos que envolvem o espaço navegável da rede e a interação online, bem como problematizar o reflexo destes processos nos discursos coreográficos produzidos e nas qualidades estéticas das obras de arte apresentadas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-05T13:45:57Z
2019-07-17
2019-07-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/80211
TID:202266524
url http://hdl.handle.net/10362/80211
identifier_str_mv TID:202266524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137978499465216