Dança e Internet - conectividade e participação na criação coreográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/80211 |
Resumo: | As sociedades contemporâneas vivem sob a omnipresença das novas tecnologias permitindo ao ser humano, seguramente uma grande parte, conectar-se com o mundo, e com outros, através da ligação à Internet. Partindo do pressuposto da ubiquidade da rede no quotidiano das sociedades da comunicação e informação, esta dissertação pretende analisar e refletir sobre como e de que forma a Internet tem impacto na Dança teatral contemporânea, e pode influenciar a criação coreográfica, a partir da discussão de aspetos relacionados com a conectividade da rede e a participação na arte. Estruturada segundo uma abordagem de estudo de caso, ancorado em diversos métodos de pesquisa e procedimentos de recolha de dados, esta investigação de cariz qualitativo centra-se na análise de três projetos contemporâneos: Re:Rosas! (2013) da companhia Rosas da coreógrafa belga Anne Teresa De Keersmaeker, To Da Bone (2017) do coletivo francês (La) Horde, e Cock, Cock…Who’s There? (2016) da artista finlandesa-egípcia Samira Elagoz. O que se propõe identificar são as características singulares de cada abordagem e o modo como contribuem para a construção de novos modelos participativos que envolvem o espaço navegável da rede e a interação online, bem como problematizar o reflexo destes processos nos discursos coreográficos produzidos e nas qualidades estéticas das obras de arte apresentadas. |
id |
RCAP_58b48858bf83d1eef6279f7943f4d856 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/80211 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dança e Internet - conectividade e participação na criação coreográficaDançaInternetParticipaçãoConectividadeInteração onlineCoreografiaDanceParticipationConnectivityOnline InteractionChoreographyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoAs sociedades contemporâneas vivem sob a omnipresença das novas tecnologias permitindo ao ser humano, seguramente uma grande parte, conectar-se com o mundo, e com outros, através da ligação à Internet. Partindo do pressuposto da ubiquidade da rede no quotidiano das sociedades da comunicação e informação, esta dissertação pretende analisar e refletir sobre como e de que forma a Internet tem impacto na Dança teatral contemporânea, e pode influenciar a criação coreográfica, a partir da discussão de aspetos relacionados com a conectividade da rede e a participação na arte. Estruturada segundo uma abordagem de estudo de caso, ancorado em diversos métodos de pesquisa e procedimentos de recolha de dados, esta investigação de cariz qualitativo centra-se na análise de três projetos contemporâneos: Re:Rosas! (2013) da companhia Rosas da coreógrafa belga Anne Teresa De Keersmaeker, To Da Bone (2017) do coletivo francês (La) Horde, e Cock, Cock…Who’s There? (2016) da artista finlandesa-egípcia Samira Elagoz. O que se propõe identificar são as características singulares de cada abordagem e o modo como contribuem para a construção de novos modelos participativos que envolvem o espaço navegável da rede e a interação online, bem como problematizar o reflexo destes processos nos discursos coreográficos produzidos e nas qualidades estéticas das obras de arte apresentadas.Contemporary societies are living with omnipresent new technologies that allow human beings, at least in a great number, to be constatly connected, to each others, across the world, via the Internet. Based on the ubiquity of the network in the daily life of communication and information societies, this work aims to analyze and reflect about how and in what form the Internet has an impact on contemporary theatrical dance, and can influence choreographic creation, discussing aspects related to network connectivity and participation in art. Structured with a case study design, anchored in several research methods and data collection procedures, this qualitative research focuses on the analysis of three contemporary projects: Re: Rosas! (2013) from Rosas dance company by Belgian choreographer Anne Teresa De Keersmaeker, To Da Bone (2017) from the french collective (La) Horde, and Cock, Cock ...Who's There? (2016) by Finnish-Egyptian artist Samira Elagoz. What is propose is to identify the unique characteristics of each approach and how they contribute to the construction of new participatory models that involve navigable network space and online interaction, as well as to problematize the reflection of these processes in the choreographic elements and discourses and in the aesthetic qualities of the presented art pieces.Madeira, Cláudia GuerraRUNMadeira, Raquel Raso Rodrigues Pinto2019-09-05T13:45:57Z2019-07-172019-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/80211TID:202266524porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:35:21Zoai:run.unl.pt:10362/80211Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:35:49.832213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dança e Internet - conectividade e participação na criação coreográfica |
title |
Dança e Internet - conectividade e participação na criação coreográfica |
spellingShingle |
Dança e Internet - conectividade e participação na criação coreográfica Madeira, Raquel Raso Rodrigues Pinto Dança Internet Participação Conectividade Interação online Coreografia Dance Participation Connectivity Online Interaction Choreography Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Dança e Internet - conectividade e participação na criação coreográfica |
title_full |
Dança e Internet - conectividade e participação na criação coreográfica |
title_fullStr |
Dança e Internet - conectividade e participação na criação coreográfica |
title_full_unstemmed |
Dança e Internet - conectividade e participação na criação coreográfica |
title_sort |
Dança e Internet - conectividade e participação na criação coreográfica |
author |
Madeira, Raquel Raso Rodrigues Pinto |
author_facet |
Madeira, Raquel Raso Rodrigues Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Madeira, Cláudia Guerra RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Madeira, Raquel Raso Rodrigues Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Internet Participação Conectividade Interação online Coreografia Dance Participation Connectivity Online Interaction Choreography Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Dança Internet Participação Conectividade Interação online Coreografia Dance Participation Connectivity Online Interaction Choreography Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
As sociedades contemporâneas vivem sob a omnipresença das novas tecnologias permitindo ao ser humano, seguramente uma grande parte, conectar-se com o mundo, e com outros, através da ligação à Internet. Partindo do pressuposto da ubiquidade da rede no quotidiano das sociedades da comunicação e informação, esta dissertação pretende analisar e refletir sobre como e de que forma a Internet tem impacto na Dança teatral contemporânea, e pode influenciar a criação coreográfica, a partir da discussão de aspetos relacionados com a conectividade da rede e a participação na arte. Estruturada segundo uma abordagem de estudo de caso, ancorado em diversos métodos de pesquisa e procedimentos de recolha de dados, esta investigação de cariz qualitativo centra-se na análise de três projetos contemporâneos: Re:Rosas! (2013) da companhia Rosas da coreógrafa belga Anne Teresa De Keersmaeker, To Da Bone (2017) do coletivo francês (La) Horde, e Cock, Cock…Who’s There? (2016) da artista finlandesa-egípcia Samira Elagoz. O que se propõe identificar são as características singulares de cada abordagem e o modo como contribuem para a construção de novos modelos participativos que envolvem o espaço navegável da rede e a interação online, bem como problematizar o reflexo destes processos nos discursos coreográficos produzidos e nas qualidades estéticas das obras de arte apresentadas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-05T13:45:57Z 2019-07-17 2019-07-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/80211 TID:202266524 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/80211 |
identifier_str_mv |
TID:202266524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137978499465216 |