Segurança e evacuação de emergência do Doente Crítico numa Unidade de Cuidados Intensivos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/33626 |
Resumo: | Introdução: O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular Relatório, integrada no Mestrado em Enfermagem em Associação, na área de especialidade Enfermagem Médico-Cirúrgica: a Pessoa em Situação Crítica. Objetivo: Descrever as estratégias e atividades que foram desenvolvidas ao longo do Estágio Final e o seu contributo para o desenvolvimento e aquisição de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica: A Pessoa em Situação Crítica e de Mestre em Enfermagem. Metodologia: Análise critica e reflexiva das atividades desenvolvidas no Estágio Final. Recurso à Metodologia de Projeto para o desenvolvimento do Projeto de Intervenção Profissional, sustentado pela Teoria da Sabedoria Clínica em Cuidados Agudos e Críticos de Patricia Benner. Resultados: Foi realizada a análise e reflexão crítica fundamentada do desenvolvimento e aquisição de competências sobre as atividades desenvolvidas numa Unidade de Cuidados Intensivos e o Projeto de Intervenção Profissional teve como objetivo a promoção da segurança e evacuação de emergência do doente critico numa Unidade de Cuidados Intensivos, através da elaboração de uma proposta de plano de evacuação dos doentes internados na unidade de cuidados intensivos. Conclusão: Este relatório permitiu a análise e reflexão crítica e fundamentada do processo de aquisição e desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica - Pessoa em Situação Crítica e das competências de Mestre em Enfermagem; Safety and emergency evacuation of the Critically Ill Patients in an Intensive Care Unit ABSTRACT: Introduction: This Internship Report comes within the scope of the Report Curricular Unit, integrated in the Master’s in Nursing in Association, in the specialty area Medical-Surgical Nursing: the Person in Critical Condition. Objective: To describe the strategies and activities developed during the final internship and their contribution to the development and acquisition of common and specific competences of the specialist nurse in Medical-Surgical Nursing: The Person in Critical Situation and Master in Nursing. Methodology: Critical and reflective analysis of the activities developed at the final internship. Use of the Project Methodology for the development of the Professional Intervention Project, supported by the Theory of Clinical Wisdom in Acute and Critical Care by Patricia Benner. Results: The analysis and critical reflection based on the development and acquisition of competences was carried out on the activities out in an Intensive Care Unit and the Professional Intervention Project aimed to promote safety and emergency evacuation of critically ill patients in an Intensive Care Unit, through the elaboration of a proposal for an evacuation plan for patients admitted to the intensive care unit. Conclusion: This report allowed the analysis and critical and grounded reflection of the process of acquisition and development of common and specific competences of the Specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing - Person in Critical Situation and of the competences of Master in Nursing. |
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Segurança e evacuação de emergência do Doente Crítico numa Unidade de Cuidados IntensivosEnfermagem Médico-CirúrgicaPessoa em situação críticaPlano de emergência e evacuaçãoSegurançaMedical-Surgical NursingCritical ConditionEmergency and evacuation planSecurityIntrodução: O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular Relatório, integrada no Mestrado em Enfermagem em Associação, na área de especialidade Enfermagem Médico-Cirúrgica: a Pessoa em Situação Crítica. Objetivo: Descrever as estratégias e atividades que foram desenvolvidas ao longo do Estágio Final e o seu contributo para o desenvolvimento e aquisição de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica: A Pessoa em Situação Crítica e de Mestre em Enfermagem. Metodologia: Análise critica e reflexiva das atividades desenvolvidas no Estágio Final. Recurso à Metodologia de Projeto para o desenvolvimento do Projeto de Intervenção Profissional, sustentado pela Teoria da Sabedoria Clínica em Cuidados Agudos e Críticos de Patricia Benner. Resultados: Foi realizada a análise e reflexão crítica fundamentada do desenvolvimento e aquisição de competências sobre as atividades desenvolvidas numa Unidade de Cuidados Intensivos e o Projeto de Intervenção Profissional teve como objetivo a promoção da segurança e evacuação de emergência do doente critico numa Unidade de Cuidados Intensivos, através da elaboração de uma proposta de plano de evacuação dos doentes internados na unidade de cuidados intensivos. Conclusão: Este relatório permitiu a análise e reflexão crítica e fundamentada do processo de aquisição e desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica - Pessoa em Situação Crítica e das competências de Mestre em Enfermagem; Safety and emergency evacuation of the Critically Ill Patients in an Intensive Care Unit ABSTRACT: Introduction: This Internship Report comes within the scope of the Report Curricular Unit, integrated in the Master’s in Nursing in Association, in the specialty area Medical-Surgical Nursing: the Person in Critical Condition. Objective: To describe the strategies and activities developed during the final internship and their contribution to the development and acquisition of common and specific competences of the specialist nurse in Medical-Surgical Nursing: The Person in Critical Situation and Master in Nursing. Methodology: Critical and reflective analysis of the activities developed at the final internship. Use of the Project Methodology for the development of the Professional Intervention Project, supported by the Theory of Clinical Wisdom in Acute and Critical Care by Patricia Benner. Results: The analysis and critical reflection based on the development and acquisition of competences was carried out on the activities out in an Intensive Care Unit and the Professional Intervention Project aimed to promote safety and emergency evacuation of critically ill patients in an Intensive Care Unit, through the elaboration of a proposal for an evacuation plan for patients admitted to the intensive care unit. Conclusion: This report allowed the analysis and critical and grounded reflection of the process of acquisition and development of common and specific competences of the Specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing - Person in Critical Situation and of the competences of Master in Nursing.Universidade de Évora2023-01-24T19:08:20Z2023-01-242022-11-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/33626http://hdl.handle.net/10174/33626TID:203135091porDepartamento de Enfermagemm47303@alunos.uevora.pt744Barreiros, Joana Cascalho Serra deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:35:36Zoai:dspace.uevora.pt:10174/33626Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:22:24.671658Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Introdução: O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular Relatório, integrada no Mestrado em Enfermagem em Associação, na área de especialidade Enfermagem Médico-Cirúrgica: a Pessoa em Situação Crítica. Objetivo: Descrever as estratégias e atividades que foram desenvolvidas ao longo do Estágio Final e o seu contributo para o desenvolvimento e aquisição de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica: A Pessoa em Situação Crítica e de Mestre em Enfermagem. Metodologia: Análise critica e reflexiva das atividades desenvolvidas no Estágio Final. Recurso à Metodologia de Projeto para o desenvolvimento do Projeto de Intervenção Profissional, sustentado pela Teoria da Sabedoria Clínica em Cuidados Agudos e Críticos de Patricia Benner. Resultados: Foi realizada a análise e reflexão crítica fundamentada do desenvolvimento e aquisição de competências sobre as atividades desenvolvidas numa Unidade de Cuidados Intensivos e o Projeto de Intervenção Profissional teve como objetivo a promoção da segurança e evacuação de emergência do doente critico numa Unidade de Cuidados Intensivos, através da elaboração de uma proposta de plano de evacuação dos doentes internados na unidade de cuidados intensivos. Conclusão: Este relatório permitiu a análise e reflexão crítica e fundamentada do processo de aquisição e desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica - Pessoa em Situação Crítica e das competências de Mestre em Enfermagem; Safety and emergency evacuation of the Critically Ill Patients in an Intensive Care Unit ABSTRACT: Introduction: This Internship Report comes within the scope of the Report Curricular Unit, integrated in the Master’s in Nursing in Association, in the specialty area Medical-Surgical Nursing: the Person in Critical Condition. Objective: To describe the strategies and activities developed during the final internship and their contribution to the development and acquisition of common and specific competences of the specialist nurse in Medical-Surgical Nursing: The Person in Critical Situation and Master in Nursing. Methodology: Critical and reflective analysis of the activities developed at the final internship. Use of the Project Methodology for the development of the Professional Intervention Project, supported by the Theory of Clinical Wisdom in Acute and Critical Care by Patricia Benner. Results: The analysis and critical reflection based on the development and acquisition of competences was carried out on the activities out in an Intensive Care Unit and the Professional Intervention Project aimed to promote safety and emergency evacuation of critically ill patients in an Intensive Care Unit, through the elaboration of a proposal for an evacuation plan for patients admitted to the intensive care unit. Conclusion: This report allowed the analysis and critical and grounded reflection of the process of acquisition and development of common and specific competences of the Specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing - Person in Critical Situation and of the competences of Master in Nursing. |
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