Análise económica do transporte rodoviário de mercadorias entre Portugal e Alemanha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/20680 |
Resumo: | Trabalho de projeto de mestrado em Gestão de Informação, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2015 |
id |
RCAP_58bf1a9382e4de6c55ea2d9dc780c7c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/20680 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise económica do transporte rodoviário de mercadorias entre Portugal e AlemanhaLogísticaCustosTransporte de mercadoriasTransporte rodoviárioTransporte marítimoTeses de mestrado - 2015Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Computação e da InformaçãoTrabalho de projeto de mestrado em Gestão de Informação, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2015Este trabalho tem como objetivo principal criar um modelo de estimação de custos para o transporte rodoviário de mercadorias. Este é desenvolvido para o caso específico do transporte de mercadorias entre Portugal e a Alemanha e deve, com base num grupo de variáveis, devolver um valor para o custo de um dado transporte. Este modelo é ainda usado para criar ferramentas visuais com as superfícies de custo sobre o território alemão que possam ser usadas num contexto prático. Pretende-se ainda comparar o custo do transporte por estrada com a alternativa marítima. Para tal é feito um levantamento de informações relevantes para o transporte de mercadorias, tais como o funcionamento das estradas e as restrições legais relativas ao transporte de mercadorias na Europa (por exemplo, à organização do tempo de trabalho e à circulação dos veículos). Estas informações são a base para o desenvolvimento do modelo. Entre as variáveis principais do modelo está o número de destinos, o número de motoristas, o consumo do veículo e, claro, a origem e o destino do transporte. Na aplicação do modelo são considerados custos divididos em três grupos: os custos de combustível, as taxas e portagens e os custos relativos ao trabalho do(s) motorista(s). Os valores destes são baseados em estimativas dos valores reais. O modelo é ainda aplicado para algumas variações dos principais custos para exemplificar situações específicas. A apresentação dos resultados relativos ao caso a que foi aplicado o modelo, ou seja, ao transporte de mercadorias Portugal-Alemanha é feita para vários casos particulares representativos da realidade do transporte de mercadorias. Esses resultados são apresentados sobre forma de superfícies de custo que permitam analisar como o custo e outros valores mudam. São ainda desenvolvidas algumas superfícies de custo direcionadas para a utilização num contexto prático, nomeadamente, na criação de orçamentos, apresentando-se sobre o mapa da Alemanha o custo do transporte para diferentes zonas. No fim é feita comparação entre o caso do transporte rodoviário e o seu principal concorrente para o caso em estudo, o transporte marítimo.The purpose of this work is to create a cost estimation model of the road freight transport for the specific case of the transport of goods between Portugal and Germany. This model will, based on a group of variables, return a value for the cost of a given transport. The cost estimations will be used to create visual tools with the cost surfaces over the Germany territory that can be used in a practical context. The road transport cost will also be compared with a maritime transport alternative. The first part of this work intends to describe some information relevant to the transport of goods. This includes differences in how the roads work in the different countries considered in the route and the legal restrictions on the transport of goods in Europe (concerning, for example, the organization of working time and movement of vehicles). This information is then use in the model development. Among the model's main variables are the number of destinations, the number of drivers, vehicle consumption and, of course, the origin and the destination. The model also considers the road transport main costs, which are divided in three groups: fuel costs, fees and tolls and the cost of the work. These costs are based on estimates. The model is also applied to some variations of the main costs to illustrate specific situations. The results for the case to which the model was applied, i.e. the transport of goods from Portugal to Germany are then presented. Some representative cases were chosen to exemplify the reality of freight transport, and these are represented on cost surfaces. This surfaces can be analyzed to see how the cost and other values change. There were also developed some cost surfaces with cost labels than can be used in a practical context, in particular, to establish budgets. At the end it is still made comparing the case of road transport and its main competitor for the case study, maritime transport. Finally, the cost of the road transport is compared with its main competitor for the case in study, the maritime transport.Telhada, João Miguel Paixão, 1971-Catita, Cristina Maria Sousa,1971-Repositório da Universidade de LisboaMalta, Sara Raquel Costa Velez2015-12-02T15:21:54Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/20680TID:201385724porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:06:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/20680Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:38:37.906540Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise económica do transporte rodoviário de mercadorias entre Portugal e Alemanha |
title |
Análise económica do transporte rodoviário de mercadorias entre Portugal e Alemanha |
spellingShingle |
Análise económica do transporte rodoviário de mercadorias entre Portugal e Alemanha Malta, Sara Raquel Costa Velez Logística Custos Transporte de mercadorias Transporte rodoviário Transporte marítimo Teses de mestrado - 2015 Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Computação e da Informação |
title_short |
Análise económica do transporte rodoviário de mercadorias entre Portugal e Alemanha |
title_full |
Análise económica do transporte rodoviário de mercadorias entre Portugal e Alemanha |
title_fullStr |
Análise económica do transporte rodoviário de mercadorias entre Portugal e Alemanha |
title_full_unstemmed |
Análise económica do transporte rodoviário de mercadorias entre Portugal e Alemanha |
title_sort |
Análise económica do transporte rodoviário de mercadorias entre Portugal e Alemanha |
author |
Malta, Sara Raquel Costa Velez |
author_facet |
Malta, Sara Raquel Costa Velez |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Telhada, João Miguel Paixão, 1971- Catita, Cristina Maria Sousa,1971- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Malta, Sara Raquel Costa Velez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Logística Custos Transporte de mercadorias Transporte rodoviário Transporte marítimo Teses de mestrado - 2015 Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Computação e da Informação |
topic |
Logística Custos Transporte de mercadorias Transporte rodoviário Transporte marítimo Teses de mestrado - 2015 Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Computação e da Informação |
description |
Trabalho de projeto de mestrado em Gestão de Informação, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2015 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-02T15:21:54Z 2015 2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/20680 TID:201385724 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/20680 |
identifier_str_mv |
TID:201385724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134286592344064 |