Promoção do pensamento crítico em ciências do 1º CEB com recursos digitais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/16404 |
Resumo: | Numa sociedade em constante mudança, caracterizada pela evolução da Ciência e da Tecnologia, coloca-se um permanente desafio às escolas e aos professores. Este consiste em formar indivíduos para uma vida em sociedade que exige, cada vez mais, competências relacionadas com a tomada de decisões e a resolução de problemas. Nesse sentido, torna-se fundamental direcionar o ensino para a promoção de capacidades de Pensamento Crítico (PC) dos alunos, tornando-os capazes de participar, ativa e conscientemente, numa sociedade democrática. Ademais, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) também têm vindo a merecer especial atenção por parte dos investigadores e das escolas, não só pelas suas potencialidades no ensino básico, mas também porque refletem grande parte da evolução científica, tecnológica e social das sociedades atuais. Torna-se, portanto, necessário desenvolver estudos em contextos educativos, em que se introduzam as TIC em atividades promotoras de capacidades de pensamento crítico (PC), potencializando os seus contributos. É neste contexto que surge o presente estudo, no qual se pretende desenvolver e implementar atividades explicitamente promotoras de PC, integrando-se a exploração de recursos educativos digitais, no âmbito do ensino das ciências do 1.º CEB. Assim, as questões de investigação foram delineadas com o objetivo de se averiguar os contributos das atividades explicitamente promotoras de pensamento crítico, com integração de recursos digitais, para o uso das capacidades de PC dos alunos e para a construção de conhecimentos científicos dos mesmos. Esta investigação, de natureza qualitativa, desenvolveu-se segundo um paradigma sócio-crítico e molda-se numa Investigação-Ação. Os participantes do estudo constituem uma turma de 26 alunos, inserida num colégio do distrito de Aveiro. Como instrumentos de recolha de dados usaram-se o diário do investigador, testes de levantamento de capacidades de PC (inicial e final), listas de verificação (de acordo com a Taxonomia de Ennis), fichas de registos escritos dos alunos e questionários de autoavaliação do desempenho dos alunos. Os dados recolhidos foram sujeitos a uma análise de conteúdo, recorrendo-se ao software WebQDA. As atividades implementadas tiveram maior incidência em capacidades de PC da área da Clarificação Elementar. Contudo, com base nos resultados analisados verificou-se que alguns alunos evidenciaram dificuldades na mobilização de capacidades de PC das áreas de Suporte Básico e Estratégias e Táticas. Da análise dos resultados, pode concluir-se que os recursos digitais, inseridos nas atividades implementadas, a nível geral, contribuíram para a mobilização de algumas capacidades de PC e para a construção de conhecimentos científicos dos alunos. |
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Ademais, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) também têm vindo a merecer especial atenção por parte dos investigadores e das escolas, não só pelas suas potencialidades no ensino básico, mas também porque refletem grande parte da evolução científica, tecnológica e social das sociedades atuais. Torna-se, portanto, necessário desenvolver estudos em contextos educativos, em que se introduzam as TIC em atividades promotoras de capacidades de pensamento crítico (PC), potencializando os seus contributos. É neste contexto que surge o presente estudo, no qual se pretende desenvolver e implementar atividades explicitamente promotoras de PC, integrando-se a exploração de recursos educativos digitais, no âmbito do ensino das ciências do 1.º CEB. Assim, as questões de investigação foram delineadas com o objetivo de se averiguar os contributos das atividades explicitamente promotoras de pensamento crítico, com integração de recursos digitais, para o uso das capacidades de PC dos alunos e para a construção de conhecimentos científicos dos mesmos. Esta investigação, de natureza qualitativa, desenvolveu-se segundo um paradigma sócio-crítico e molda-se numa Investigação-Ação. Os participantes do estudo constituem uma turma de 26 alunos, inserida num colégio do distrito de Aveiro. Como instrumentos de recolha de dados usaram-se o diário do investigador, testes de levantamento de capacidades de PC (inicial e final), listas de verificação (de acordo com a Taxonomia de Ennis), fichas de registos escritos dos alunos e questionários de autoavaliação do desempenho dos alunos. Os dados recolhidos foram sujeitos a uma análise de conteúdo, recorrendo-se ao software WebQDA. 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Nesse sentido, torna-se fundamental direcionar o ensino para a promoção de capacidades de Pensamento Crítico (PC) dos alunos, tornando-os capazes de participar, ativa e conscientemente, numa sociedade democrática. Ademais, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) também têm vindo a merecer especial atenção por parte dos investigadores e das escolas, não só pelas suas potencialidades no ensino básico, mas também porque refletem grande parte da evolução científica, tecnológica e social das sociedades atuais. Torna-se, portanto, necessário desenvolver estudos em contextos educativos, em que se introduzam as TIC em atividades promotoras de capacidades de pensamento crítico (PC), potencializando os seus contributos. É neste contexto que surge o presente estudo, no qual se pretende desenvolver e implementar atividades explicitamente promotoras de PC, integrando-se a exploração de recursos educativos digitais, no âmbito do ensino das ciências do 1.º CEB. Assim, as questões de investigação foram delineadas com o objetivo de se averiguar os contributos das atividades explicitamente promotoras de pensamento crítico, com integração de recursos digitais, para o uso das capacidades de PC dos alunos e para a construção de conhecimentos científicos dos mesmos. Esta investigação, de natureza qualitativa, desenvolveu-se segundo um paradigma sócio-crítico e molda-se numa Investigação-Ação. Os participantes do estudo constituem uma turma de 26 alunos, inserida num colégio do distrito de Aveiro. Como instrumentos de recolha de dados usaram-se o diário do investigador, testes de levantamento de capacidades de PC (inicial e final), listas de verificação (de acordo com a Taxonomia de Ennis), fichas de registos escritos dos alunos e questionários de autoavaliação do desempenho dos alunos. Os dados recolhidos foram sujeitos a uma análise de conteúdo, recorrendo-se ao software WebQDA. 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Da análise dos resultados, pode concluir-se que os recursos digitais, inseridos nas atividades implementadas, a nível geral, contribuíram para a mobilização de algumas capacidades de PC e para a construção de conhecimentos científicos dos alunos.Universidade de Aveiro2016-12-05T19:20:27Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/16404TID:201561999porMendes, Amorosa Patrícia Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:30:40Zoai:ria.ua.pt:10773/16404Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:51:33.157314Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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