Bergson. Contribuições para a Filosofia da Religião
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/59798 |
Resumo: | O presente trabalho visa atingir três objectivos distintos, mas que se articulam entre si. O intuito primário, que nos ocupará num primeiro momento, mas que perpassará a totalidade do projecto, refere-se à apresentação da obra de Henri Bergson como uma unidade dotada de sentido, e não – como pensam alguns comentadores do filósofo francês – uma colecção mais ou menos avulsa de conjecturas e perquirições desprovidas de continuidade entre si. Será esta a ocasião de invocar e analisar as noções mais basilares da especulação bergsónica ao longo das suas primeiras três grandes obras. Tendo estas como alicerce, num segundo momento, estaremos em condições de abordar a sua última grande obra original – Les Deux Sources (1932) -, onde tentaremos aclarar o que está em jogo nas concepções bergsónicas de religião e de misticismo; sobretudo, tentaremos esclarecer a distinção entre o herói e o místico, entre a experiência de um apelo derivado de uma emoção supra-intelectual e aquele derivado de um encontro com um Deus-Amor. Por fim, num terceiro momento, teremos ocasião de oferecer uma alternativa à perspectiva de Bergson no que toca a diferentes tradições religiosas, nomeadamente, o budismo e o islão, onde também – é esta a nossa proposta – podemos encontrar aquilo que o filósofo designa por um “misticismo completo”. |
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Bergson. Contribuições para a Filosofia da ReligiãoDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoO presente trabalho visa atingir três objectivos distintos, mas que se articulam entre si. O intuito primário, que nos ocupará num primeiro momento, mas que perpassará a totalidade do projecto, refere-se à apresentação da obra de Henri Bergson como uma unidade dotada de sentido, e não – como pensam alguns comentadores do filósofo francês – uma colecção mais ou menos avulsa de conjecturas e perquirições desprovidas de continuidade entre si. Será esta a ocasião de invocar e analisar as noções mais basilares da especulação bergsónica ao longo das suas primeiras três grandes obras. Tendo estas como alicerce, num segundo momento, estaremos em condições de abordar a sua última grande obra original – Les Deux Sources (1932) -, onde tentaremos aclarar o que está em jogo nas concepções bergsónicas de religião e de misticismo; sobretudo, tentaremos esclarecer a distinção entre o herói e o místico, entre a experiência de um apelo derivado de uma emoção supra-intelectual e aquele derivado de um encontro com um Deus-Amor. Por fim, num terceiro momento, teremos ocasião de oferecer uma alternativa à perspectiva de Bergson no que toca a diferentes tradições religiosas, nomeadamente, o budismo e o islão, onde também – é esta a nossa proposta – podemos encontrar aquilo que o filósofo designa por um “misticismo completo”.The present work aims to fulfill three distinct objectives, which will be articulated with each other. The primary goal, which will occupy us at first, but which will permeate the entirety of the project, refers to the presentation of Henri Bergson's work as a unit endowed with meaning, and not - as some commentators of the French philosopher appear to think - a more or less odd collection of conjectures and investigations devoid of continuity between them. This will be the occasion to invoke and analyze the most basic notions of Bergsonic speculation throughout his first three major works. Having these as a foundation, in a second moment, we will be able to approach his last great original work – Les Deux Sources (1932) -, where we will try to clarify what is at stake in the Bergsonic conceptions of religion and mysticism; above all, we will try to clarify the distinction between the hero and the mystic, between the experience of an appeal derived from a supra-intellectual emotion and an appeal derived from an encounter with a loving God. Finally, in a third moment, we will have the opportunity to offer an alternative to Bergson's perspective with regards to different religious traditions, namely, Buddhism and Islam, where - this is our proposal - we can also find what the philosopher designates as "complete mysticism".Borges, PauloCarvalho, Magda CostaRepositório da Universidade de LisboaLoureiro, João Almeida Santos e Sousa2023-10-16T14:58:53Z2023-09-072023-04-232023-09-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/59798TID:203356209porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:09:26Zoai:repositorio.ul.pt:10451/59798Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:09:45.691339Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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