Ancoragem espacial da memória: explorando a dimensão vertical
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/6487 |
Resumo: | Com base nas recentes teorias da cognição situada e corporalizada, a presente tese explora o impacto da associação entre a valência de conceitos e posição vertical, no processo mnésico. Esta associação foi testada experimentalmente num delineamento com três condições inter-participantes: numa primeira condição, após lerem cartões com palavras de valência positiva, negativa ou neutra, os participantes colocavam os cartões numa prateleira superior ou inferior conforme indicado no cartão por um sinal de orientação vertical; numa segunda condição os participantes executavam o mesmo procedimento, mas a relação implícita entre valência e posição espacial era reforçada através de um sinal positivo colocado na prateleira superior e um sinal negativo colocado na prateleira inferior; a terceira condição diferia das restantes pelos sinais das prateleiras se encontrarem invertidos. Posteriormente os indivíduos eram convidados a recordar as respectivas palavras. Os resultados indicam uma maior facilidade de recordação na segunda condição, quando havia compatibilidade entre valência e posição. |
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Ancoragem espacial da memória: explorando a dimensão verticalMemóriaCognição situadaCorporalizaçãoValênciaPosição espacialDimensão verticalMemorySituated cognitionEmbodimentValenceSpatial positionVertical dimensionCom base nas recentes teorias da cognição situada e corporalizada, a presente tese explora o impacto da associação entre a valência de conceitos e posição vertical, no processo mnésico. Esta associação foi testada experimentalmente num delineamento com três condições inter-participantes: numa primeira condição, após lerem cartões com palavras de valência positiva, negativa ou neutra, os participantes colocavam os cartões numa prateleira superior ou inferior conforme indicado no cartão por um sinal de orientação vertical; numa segunda condição os participantes executavam o mesmo procedimento, mas a relação implícita entre valência e posição espacial era reforçada através de um sinal positivo colocado na prateleira superior e um sinal negativo colocado na prateleira inferior; a terceira condição diferia das restantes pelos sinais das prateleiras se encontrarem invertidos. Posteriormente os indivíduos eram convidados a recordar as respectivas palavras. Os resultados indicam uma maior facilidade de recordação na segunda condição, quando havia compatibilidade entre valência e posição.Based on recent situated and embodied theories of cognition, the present work explores the impact of the link between valence and vertical position on the memory process. This link was experimentally tested in a between subject design with three conditions: in the first condition, after reading cards with negative, positive and neutral words, participants were invited to place these cards in a upper or lower shelf, according to the sign indicated on the cards; the second condition involved the same procedure, however the implicit link between valence and spatial position was reinforced by a positive sign on the upper shelf and a negative sign on the lower shelf; in the third condition the valence signs were reversed. Subsequently, participants were asked to free recall all the presented words. The results indicate a better memory performance in the second condition, namely when there was compatibility between valence and spatial position.2014-02-20T11:58:55Z2010-01-01T00:00:00Z20102010-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/6487porSantos, João Marcos Correia da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:33:02Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/6487Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:14:50.980461Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Com base nas recentes teorias da cognição situada e corporalizada, a presente tese explora o impacto da associação entre a valência de conceitos e posição vertical, no processo mnésico. Esta associação foi testada experimentalmente num delineamento com três condições inter-participantes: numa primeira condição, após lerem cartões com palavras de valência positiva, negativa ou neutra, os participantes colocavam os cartões numa prateleira superior ou inferior conforme indicado no cartão por um sinal de orientação vertical; numa segunda condição os participantes executavam o mesmo procedimento, mas a relação implícita entre valência e posição espacial era reforçada através de um sinal positivo colocado na prateleira superior e um sinal negativo colocado na prateleira inferior; a terceira condição diferia das restantes pelos sinais das prateleiras se encontrarem invertidos. Posteriormente os indivíduos eram convidados a recordar as respectivas palavras. Os resultados indicam uma maior facilidade de recordação na segunda condição, quando havia compatibilidade entre valência e posição. |
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