O potencial educativo do território hipermediatizado: dos lugares do conhecimento ao conhecimento coproduzido nos lugares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1843 |
Resumo: | O artigo centra-se na reflexão sobre o potencial educacional das tecnologias com georreferenciação, realidade aumentada e respetivas aplicações de sociabilidades e conhecimentos localmente hiperconectados. Começa-se por uma abordagem do conceito de território hipermediatizado, de modo a tornar claro que o enfoque está na relação de convergência e mixagem entre dinâmicas sociais e territórios densos de significado que são desvelados tendo o mapa digital como interface e mediador. Mapa e território, material e imaterial, confluem possibilitando aos sujeitos aceder a novas informações e relações. Esta abordagem é apresentada como estratégia didático-pedagógica de trabalho com os alunos da disciplina de Projeto da Universidade de Aveiro, no seio da qual se produzem protótipos de aplicações imbuídas desta perspetiva. Neste sentido são apresentadas cinco aplicações que são o fruto deste procedimento de trabalho projetual, permitindo ao mesmo tempo dar conta do potencial pedagógico-didático e formativo ínsito na idealização e no uso destas aplicações. |
id |
RCAP_58f54ef223852f081a14486f3fbe620a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1843 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O potencial educativo do território hipermediatizado: dos lugares do conhecimento ao conhecimento coproduzido nos lugaresO artigo centra-se na reflexão sobre o potencial educacional das tecnologias com georreferenciação, realidade aumentada e respetivas aplicações de sociabilidades e conhecimentos localmente hiperconectados. Começa-se por uma abordagem do conceito de território hipermediatizado, de modo a tornar claro que o enfoque está na relação de convergência e mixagem entre dinâmicas sociais e territórios densos de significado que são desvelados tendo o mapa digital como interface e mediador. Mapa e território, material e imaterial, confluem possibilitando aos sujeitos aceder a novas informações e relações. Esta abordagem é apresentada como estratégia didático-pedagógica de trabalho com os alunos da disciplina de Projeto da Universidade de Aveiro, no seio da qual se produzem protótipos de aplicações imbuídas desta perspetiva. Neste sentido são apresentadas cinco aplicações que são o fruto deste procedimento de trabalho projetual, permitindo ao mesmo tempo dar conta do potencial pedagógico-didático e formativo ínsito na idealização e no uso destas aplicações.PRISMA.COM2015-03-25T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1843oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1843PRISMA.COM; N.º 28 (2015): Especial (Pesquisa e Formação no Território Hipermediatizado); 65-851646-3153reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1843https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1843/1677Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COMinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, LídiaBaldi, Vania2022-09-06T09:23:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1843Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:22.906113Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O potencial educativo do território hipermediatizado: dos lugares do conhecimento ao conhecimento coproduzido nos lugares |
title |
O potencial educativo do território hipermediatizado: dos lugares do conhecimento ao conhecimento coproduzido nos lugares |
spellingShingle |
O potencial educativo do território hipermediatizado: dos lugares do conhecimento ao conhecimento coproduzido nos lugares Oliveira, Lídia |
title_short |
O potencial educativo do território hipermediatizado: dos lugares do conhecimento ao conhecimento coproduzido nos lugares |
title_full |
O potencial educativo do território hipermediatizado: dos lugares do conhecimento ao conhecimento coproduzido nos lugares |
title_fullStr |
O potencial educativo do território hipermediatizado: dos lugares do conhecimento ao conhecimento coproduzido nos lugares |
title_full_unstemmed |
O potencial educativo do território hipermediatizado: dos lugares do conhecimento ao conhecimento coproduzido nos lugares |
title_sort |
O potencial educativo do território hipermediatizado: dos lugares do conhecimento ao conhecimento coproduzido nos lugares |
author |
Oliveira, Lídia |
author_facet |
Oliveira, Lídia Baldi, Vania |
author_role |
author |
author2 |
Baldi, Vania |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Lídia Baldi, Vania |
description |
O artigo centra-se na reflexão sobre o potencial educacional das tecnologias com georreferenciação, realidade aumentada e respetivas aplicações de sociabilidades e conhecimentos localmente hiperconectados. Começa-se por uma abordagem do conceito de território hipermediatizado, de modo a tornar claro que o enfoque está na relação de convergência e mixagem entre dinâmicas sociais e territórios densos de significado que são desvelados tendo o mapa digital como interface e mediador. Mapa e território, material e imaterial, confluem possibilitando aos sujeitos aceder a novas informações e relações. Esta abordagem é apresentada como estratégia didático-pedagógica de trabalho com os alunos da disciplina de Projeto da Universidade de Aveiro, no seio da qual se produzem protótipos de aplicações imbuídas desta perspetiva. Neste sentido são apresentadas cinco aplicações que são o fruto deste procedimento de trabalho projetual, permitindo ao mesmo tempo dar conta do potencial pedagógico-didático e formativo ínsito na idealização e no uso destas aplicações. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-25T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1843 oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1843 |
url |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1843 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1843 https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1843/1677 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PRISMA.COM |
publisher.none.fl_str_mv |
PRISMA.COM |
dc.source.none.fl_str_mv |
PRISMA.COM; N.º 28 (2015): Especial (Pesquisa e Formação no Território Hipermediatizado); 65-85 1646-3153 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130170755383296 |