Computadores, aprendizagem e ensino da física: O computador como «laboratório conceptual»

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teodoro, Vitor Duarte
Data de Publicação: 1990
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/2854
Resumo: Discutem-se neste artigo algumas das aplicações «clássicas» dos computadores no ensino das Ciências e da Física em particular. Após uma breve síntese de alguns dos problemas actuais no ensino da Física, apresenta-se uma nova modalidade de utilização de computadores no ensino desta disciplina: o computador como «laboratório conceptual» onde os alunos podem explorar as suas próprias concepções e modelos e confrontá-las com a realidade.
id RCAP_58f85ea5da1bfe8caf7aa83674da9535
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2854
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Computadores, aprendizagem e ensino da física: O computador como «laboratório conceptual»Discutem-se neste artigo algumas das aplicações «clássicas» dos computadores no ensino das Ciências e da Física em particular. Após uma breve síntese de alguns dos problemas actuais no ensino da Física, apresenta-se uma nova modalidade de utilização de computadores no ensino desta disciplina: o computador como «laboratório conceptual» onde os alunos podem explorar as suas próprias concepções e modelos e confrontá-las com a realidade.ABSTRACT: In this paper, some of the aclassicab) uses of computers in Science education, and in Physics in particular, are discussed. After a short synthesis of some contemporary problems in Physics education, a new use of computers in this field is presented the computer as a conceptual iab)), where students can explore their own concepts and models, and compare them with reality.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPATeodoro, Vitor Duarte2014-05-17T09:46:19Z1990-01-01T00:00:00Z1990-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2854porAnálise Psicológica, 8, 75-810870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:45Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2854Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:48.386977Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Computadores, aprendizagem e ensino da física: O computador como «laboratório conceptual»
title Computadores, aprendizagem e ensino da física: O computador como «laboratório conceptual»
spellingShingle Computadores, aprendizagem e ensino da física: O computador como «laboratório conceptual»
Teodoro, Vitor Duarte
title_short Computadores, aprendizagem e ensino da física: O computador como «laboratório conceptual»
title_full Computadores, aprendizagem e ensino da física: O computador como «laboratório conceptual»
title_fullStr Computadores, aprendizagem e ensino da física: O computador como «laboratório conceptual»
title_full_unstemmed Computadores, aprendizagem e ensino da física: O computador como «laboratório conceptual»
title_sort Computadores, aprendizagem e ensino da física: O computador como «laboratório conceptual»
author Teodoro, Vitor Duarte
author_facet Teodoro, Vitor Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Teodoro, Vitor Duarte
description Discutem-se neste artigo algumas das aplicações «clássicas» dos computadores no ensino das Ciências e da Física em particular. Após uma breve síntese de alguns dos problemas actuais no ensino da Física, apresenta-se uma nova modalidade de utilização de computadores no ensino desta disciplina: o computador como «laboratório conceptual» onde os alunos podem explorar as suas próprias concepções e modelos e confrontá-las com a realidade.
publishDate 1990
dc.date.none.fl_str_mv 1990-01-01T00:00:00Z
1990-01-01T00:00:00Z
2014-05-17T09:46:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/2854
url http://hdl.handle.net/10400.12/2854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Análise Psicológica, 8, 75-81
0870-8231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130069965209600