Aquém e além-mar : as relações artísticas entre Brasil e Portugal vistas através da imprensa da época nos primeiros regimes republicanos (1889 a 1930)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abossamra, Mari Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/36907
Resumo: A presente pesquisa pretende compreender a formação das relações artísticas luso-brasileiras nos primeiros regimes republicanos dos dois países irmãos, através da imprensa da época. E é nesse contexto que se observa, em certo grau, a construção do intercâmbio artístico entre Brasil e Portugal, por meio das manifestações artísticas que, na maioria dos casos, são pautadas em exposições individuais e coletivas, como em peso no caso da arte portuguesa no Rio de Janeiro. É de suma importância perceber que a arte portuguesa foi bem recepcionada pela capital do Brasil na época, mesmo sob a conjuntura da Proclamação da República (1889), que evocou a necessidade de afirmar a nacionalidade não somente no novo cenário político-institucional, como também nos movimentos de Arte no Brasil. Em contrapartida, há de se levar em consideração, mediante a atuação da imprensa lisboeta, a forma como a arte brasileira foi acolhida em Portugal, dentro do período de mudança na forma de governo, haja vista que a Monarquia portuguesa foi destituída posteriormente, no ano de 1910. Desta feita, objetiva a presente investigação verificar os pontos de intersecção das relações artísticas entre Brasil e Portugal, vistos por meio de notas de imprensas que, por muitas vezes, conseguiram traduzir não somente a receptividade da arte em cada país, como também a natureza das manifestações artísticas. Portanto, considerado um filtro catalisador e um importante meio capaz de avaliar a forma como procedeu a constituição do intercâmbio artístico luso-brasileiro.
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Teses de mestrado - 2018
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