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Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/290 |
Resumo: | Mestrado Integrado em Arquitectura |
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EusSingularidade em ArquitecturaEspaçoMestrado Integrado em ArquitecturaExame público realizado em 18 de Fevereiro de 2013Relacionando-se os ambientes sociais com os espaços construídos para habitação, é possível perceber que não se está unicamente na presença de aspectos funcionais, métodos ou estilos de construção, mas de um conjunto de princípios e regras caracterizadores de civilização onde a composição dos ambientes, para além de exprimir, induz a uma diversidade de interacções humanas. O modelo de cidade existente concentra, reúne, mas de igual modo segrega e exclui; assenta na separação entre interior e exterior, com a interação de ser relegada a um lugar que raramente estimula a permanêmcia. O diálogo que se estabelece entre os diversos elementos deve ser claro; inserido num conjunto de normas básicas que permitam demonstrar a presença individual mesmo dentro de um espaço densamente ocupado. A estas normas de narrativa entre as indivíduos atribui-se o conceito de Consciência-comum: um mundo de vários Eus numa mesma área onde a individualidade não sinta a constante necessidade de procurar refúgio para poder existir e evidenciar e sua verdadeira identidade, singularidade. Em virtude das suas competências, o arquitecto está em posição de promover a consciência da importância de um modelo mais incisivo que consiga harmonizar a singularidade de cada elemento constituinte com a singularidade do Todo, de modo a que cada indivíduo possa estar em contacto com o exterior ou com as outras divisões da própria casa participando da convivialidade, ao invés de se impor um padrão de edificado onde o habitante seguirá unicamente o molde em que está inserido pela falta de alternativas. Para isso é necessário que o edifício privado estenda as suas noções de territorialidade, tal como demonstrado nas obras de arquitectos como Fujimoto ou Jean Nouvel. Através do espaço o indivíduo comunica/relaciona/compara, ou encerra/ limita a sua própria essência. Os ambientes podem ser intimidantes e reclusivos,ou locais férteis de inter-relacionamento entre as pessoas. Os diversos factores presentes no ambiente social e urbano não devem ser movidos primeiramente pela materialidade mas sim pelo potenciar da natureza relacional do próprio ser humano. Partindo-se deste princípio, e não o relegando a um aspecto acessório, tudo o resto aparecerá como frutos de uma forma basilar de organização sustentável2013-06-18T16:19:55Z2013-06-182012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/290http://hdl.handle.net/11067/290porFerreira, Rogério Manuel Maiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:46:49Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/290Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:26:23.681383Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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