Serviços educativos em bibliotecas públicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/8502 |
Resumo: | As Bibliotecas Públicas Portuguesas confguram-se hoje como serviços democráticos culturais e educativos, direcionados aos interesses e necessidades dos seus públicos diversifcados que procuram atrair e fdelizar proativamente através de estratégias e técnicas de comunicação, motivação, formação e educação integrando as novas tecnologias de informação. Neste enquadramento têm um papel fulcral os Serviços Educativos que funcionam como mediadores entre a biblioteca e os seus utilizadores. Esta importante valência de educação não formal das bibliotecas agrega um conjunto multifacetado de ações de largo espectro: promoção da leitura e da compreensão leitora, desenvolvimento das literacias, projetos de formação ao longo da vida, atividades de caráter lúdico e pedagógico particularmente direcionadas a crianças e jovens, para além de outras iniciativas integradas e/ou segmentadas, mas sempre programadas e planifcadas em função dos públicos-alvo. O presente artigo desenvolve a temática enunciada, e nesse contexto, centra-se na descrição, avaliação e análise do panorama nacional atual dos Serviços educativos nas Bibliotecas Públicas Portuguesas. |
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Serviços educativos em bibliotecas públicasEDUCAÇÃOBIBLIOTECASBIBLIOTECAS PÚBLICASREDE NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICASEDUCATIONLIBRARIESPUBLIC LIBRARIESNATIONAL NETWORK OF UNIVERSITY LIBRARIESPORTUGALAs Bibliotecas Públicas Portuguesas confguram-se hoje como serviços democráticos culturais e educativos, direcionados aos interesses e necessidades dos seus públicos diversifcados que procuram atrair e fdelizar proativamente através de estratégias e técnicas de comunicação, motivação, formação e educação integrando as novas tecnologias de informação. Neste enquadramento têm um papel fulcral os Serviços Educativos que funcionam como mediadores entre a biblioteca e os seus utilizadores. Esta importante valência de educação não formal das bibliotecas agrega um conjunto multifacetado de ações de largo espectro: promoção da leitura e da compreensão leitora, desenvolvimento das literacias, projetos de formação ao longo da vida, atividades de caráter lúdico e pedagógico particularmente direcionadas a crianças e jovens, para além de outras iniciativas integradas e/ou segmentadas, mas sempre programadas e planifcadas em função dos públicos-alvo. O presente artigo desenvolve a temática enunciada, e nesse contexto, centra-se na descrição, avaliação e análise do panorama nacional atual dos Serviços educativos nas Bibliotecas Públicas Portuguesas.Portuguese Public Libraries are today confgured as cultural and educational services geared to the interests and needs of their diverse audiences, who seek to attract and retain loyalty through strategies and techniques of communication, motivation, training and education integrating new technologies of information and capable of responding to the enormous challenges of the current Information and Knowledge Society. In this context, a major role is played by the Educational Services, which function as cultural mediators between the library and its users. This important valence of non-formal education and training of the Libraries aggregates a multifaceted set of broad- spectrum actions: promotion of reading and comprehension skills, literacy development, and lifelong cultural training, ludic and pedagogical nature activities, particularly directed at children and young people, in addition to other integrated and / or segmented initiatives, but always scheduled and planned according to the target audiences. The present article develops the synthetically stated theme, and in this context, focuses on the description, evaluation and analysis of the current national panorama of the Educational Services in the Portuguese Public Libraries.Les bibliothèques publiques de portugaises mises en place aujourd’hui sous le nom des services démocratiques, culturels et éducatifs, sont orientées vers les intérêts et les besoins de leurs différents publics qui cherchent à attirer et à retenir proactivement à travers les stratégies et techniques de communication, motivation, formation et éducation en intégrant les nouvelles technologies de l’information. Dans ce cadre, les services éducatifs jouent rôle très important, servant de médiateurs entre la bibliothèque et ses utilisateurs. Cette importante valence de l’éducation non formelle des bibliothèques comprend un ensemble multidimensionnel d’actions de large spectre: promotion de la lecture et de la compréhension des lecteurs, développement des littératies, projets de formation tout au long de la vie, développement de l’apprentissage, activités de caractère ludique et pédagogiques particulièrement, destinées aux enfants et aux jeunes, au-delà d’autres initiatives intégrées et/ou ciblées, mais toujours programmées et planifées en fonction des publics cibles. Cet article développe ce thème énoncé et, dans ce contexte, se centre sur la description, l’évaluation et l’analyse du panorama national actuel des services éducatifs dans les bibliothèques publiques portugaises.Las bibliotecas públicas portuguesas se confguran hoy como los servicios democráticas culturales y educativos dirigidos a los intereses y necesidades de sus diversos públicos, que buscan atraer y retener de forma proactiva a través de estrategias y técnicas de comunicación, la motivación, la formación y la educación integradora de las nuevas tecnologías información y capaz de responder a los enormes retos de la información actual y Sociedad del conocimiento. En este contexto tienen un papel clave los Servicios de Educación que actúan como mediadores culturales entre la biblioteca y sus usuarios. Esta valencia importante de la formación no formale de las Bibliotecas añade un conjunto multifacético de amplio espectro de acción: promoción de la lectura y comprensión de lectura, habilidades de desarrollo de la alfabetización, proyectos de información durante toda la vida, actividades lúdicas y pedagógicas dirigidas especialmente a los niños y jóvenes, así como otras iniciativas integradas y/o segmentados, pero siempre programadas y previstas en las audiencias de la función. En este artículo se desarrolla el tema enunciado sintéticamente, y en este contexto se centra en la descripción, evaluación y análisis del panorama actual nacional de Servicios de Educación en bibliotecas públicas portuguesas.Edições Universitárias Lusófonas2018-02-12T16:26:49Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8502por1646-401XLage, Maria Otília PereiraBandeira, Carlainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-09T01:31:22Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8502Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:24.096721Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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