Norlaser - prestação de serviços de corte, gravação a laser e tecnologia 3D
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/28624 |
Resumo: | Este projeto nasce com o objetivo de responder à procura de originalidade em peças personalizáveis. A Norlaser, Unipessoal Lda através de um método de impressão sustentável, tem a capacidade de produzir em grande quantidade, acrescentando valor aos produtos, tornando-os únicos. Esta empresa de corte e impressão apresenta ambos os produtos acabados, com design feito pela designer da empresa, bem como o serviço de personalização da escolha do cliente. O objetivo da criação é personalizar as embalagens para um melhor escoamento de produtos endógenos, sendo um dos setores com maior peso na região norte de Portugal. A Norlaser, Unipessoal Lda vai investir no vasto conhecimento técnico da área para impulsionar a empresa, sediada em Bragança, criando soluções "fora da caixa" para os seus clientes e empresas. De acordo com o mercado, a tecnologia e as tendências globais desempenham um papel importante na indústria de corte a laser. O intuito da criação desta microempresa é de personalizar embalagens para maior reconhecimento dos produtos endógenos e setor dos vinhos, muito forte na nossa região transmontana, trabalhando diretamente com os produtores, de forma a apresentar produtos com bom design e alta durabilidade. A principal e inovadora atividade da empresa é prestar serviços de corte e gravação a laser a 3 importantes sectores da nossa região. Para o sector vitivinícola, criando embalagens personalizadas para um melhor escoamento e venda de produtos, para o setor dos produtos endógenos e para os brindes personalizados para eventos tanto para clientes particulares como para empresas. As ferramentas utilizadas para elaboração do plano de negócios foram o modelo CANVAS, a análise SWOT, o modelo de análise económico-financeira do IAPMEI. Evidenciou-se que o setor de marketing digital se encontra em expansão. Os dados mostram que a procura por produtos e serviços e a compra destes tem vindo a ser feita, em maior escala e de forma crescente, na internet. O VAL (Valor atual líquido) em todos os cenários é positivo. Partindo do pressuposto do VAL, c/ valor residual referente ao cenário mais provável, há um aumento considerável no cenário otimista e uma redução abrupta no cenário pessimista. O investimento é viável uma vez que apresenta uma TIR de 48%, um VAL de 47 411€, sendo o Payback period (PRI) 3 anos e 3 meses. |
id |
RCAP_590d7c30a06278b1cea04fcaad896ca9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/28624 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Norlaser - prestação de serviços de corte, gravação a laser e tecnologia 3D3DProdutos endógenosEmpreendedorismoPlano de negóciosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoEste projeto nasce com o objetivo de responder à procura de originalidade em peças personalizáveis. A Norlaser, Unipessoal Lda através de um método de impressão sustentável, tem a capacidade de produzir em grande quantidade, acrescentando valor aos produtos, tornando-os únicos. Esta empresa de corte e impressão apresenta ambos os produtos acabados, com design feito pela designer da empresa, bem como o serviço de personalização da escolha do cliente. O objetivo da criação é personalizar as embalagens para um melhor escoamento de produtos endógenos, sendo um dos setores com maior peso na região norte de Portugal. A Norlaser, Unipessoal Lda vai investir no vasto conhecimento técnico da área para impulsionar a empresa, sediada em Bragança, criando soluções "fora da caixa" para os seus clientes e empresas. De acordo com o mercado, a tecnologia e as tendências globais desempenham um papel importante na indústria de corte a laser. O intuito da criação desta microempresa é de personalizar embalagens para maior reconhecimento dos produtos endógenos e setor dos vinhos, muito forte na nossa região transmontana, trabalhando diretamente com os produtores, de forma a apresentar produtos com bom design e alta durabilidade. A principal e inovadora atividade da empresa é prestar serviços de corte e gravação a laser a 3 importantes sectores da nossa região. Para o sector vitivinícola, criando embalagens personalizadas para um melhor escoamento e venda de produtos, para o setor dos produtos endógenos e para os brindes personalizados para eventos tanto para clientes particulares como para empresas. As ferramentas utilizadas para elaboração do plano de negócios foram o modelo CANVAS, a análise SWOT, o modelo de análise económico-financeira do IAPMEI. Evidenciou-se que o setor de marketing digital se encontra em expansão. Os dados mostram que a procura por produtos e serviços e a compra destes tem vindo a ser feita, em maior escala e de forma crescente, na internet. O VAL (Valor atual líquido) em todos os cenários é positivo. Partindo do pressuposto do VAL, c/ valor residual referente ao cenário mais provável, há um aumento considerável no cenário otimista e uma redução abrupta no cenário pessimista. O investimento é viável uma vez que apresenta uma TIR de 48%, um VAL de 47 411€, sendo o Payback period (PRI) 3 anos e 3 meses.This project was born with the aim of meeting the demand for originality in customizable pieces. Norlaser, Unipessoal Lda, through a sustainable printing method, has the ability to produce in large quantities, adding value to the products and making them unique. This cutting and printing company offers both finished products, with designs created by the company's designer, as well as a customization service based on the customer's choice. The goal of this venture is to personalize packaging for better marketing of endogenous products, which is one of the most important sectors in the northern region of Portugal. Norlaser, Unipessoal Lda will invest in the extensive technical knowledge of the field to drive the company, based in Bragança, and create "out-of-the-box" solutions for its clients and businesses. According to the market, technology, and global trends play an important role in the laser cutting industry. The purpose of creating this micro-company is to personalize packaging for greater recognition of endogenous products and the wine sector, which is very strong in our Transmontana region, working directly with producers to present products with good design and high durability. The main and innovative activity of the company is to provide laser cutting and engraving services to three important sectors in our region. For the wine industry, creating personalized packaging for better distribution and sales of products, for the endogenous products sector, and for personalized gifts for events, both for individual customers and companies. The tools used to develop the business plan were the CANVAS model, SWOT analysis, and the economic-financial analysis model of IAPMEI. It was evident that the digital marketing sector is expanding. Data shows that the demand for products and services and their purchase is increasingly being done online on a larger scale. The NPV (net present value), is positive in all scenarios. Assuming the NPV with residual value for the most likely scenario, there is a considerable increase in the optimistic scenario and a sharp decrease in the pessimistic scenario. The investment is viable as it presents an IRR (Internal Rate of Return) of 48%, a NPV (Net Present Value) of €47,411, with a Payback Period (PRI) of 3 years and 3 months.Biblioteca Digital do IPBTrindade, Raul Manuel Fontoura2023-07-28T13:42:28Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/28624TID:203335376porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T11:02:36Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/28624Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:18:37.430353Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Norlaser - prestação de serviços de corte, gravação a laser e tecnologia 3D |
title |
Norlaser - prestação de serviços de corte, gravação a laser e tecnologia 3D |
spellingShingle |
Norlaser - prestação de serviços de corte, gravação a laser e tecnologia 3D Trindade, Raul Manuel Fontoura 3D Produtos endógenos Empreendedorismo Plano de negócios Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Norlaser - prestação de serviços de corte, gravação a laser e tecnologia 3D |
title_full |
Norlaser - prestação de serviços de corte, gravação a laser e tecnologia 3D |
title_fullStr |
Norlaser - prestação de serviços de corte, gravação a laser e tecnologia 3D |
title_full_unstemmed |
Norlaser - prestação de serviços de corte, gravação a laser e tecnologia 3D |
title_sort |
Norlaser - prestação de serviços de corte, gravação a laser e tecnologia 3D |
author |
Trindade, Raul Manuel Fontoura |
author_facet |
Trindade, Raul Manuel Fontoura |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trindade, Raul Manuel Fontoura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
3D Produtos endógenos Empreendedorismo Plano de negócios Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
3D Produtos endógenos Empreendedorismo Plano de negócios Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Este projeto nasce com o objetivo de responder à procura de originalidade em peças personalizáveis. A Norlaser, Unipessoal Lda através de um método de impressão sustentável, tem a capacidade de produzir em grande quantidade, acrescentando valor aos produtos, tornando-os únicos. Esta empresa de corte e impressão apresenta ambos os produtos acabados, com design feito pela designer da empresa, bem como o serviço de personalização da escolha do cliente. O objetivo da criação é personalizar as embalagens para um melhor escoamento de produtos endógenos, sendo um dos setores com maior peso na região norte de Portugal. A Norlaser, Unipessoal Lda vai investir no vasto conhecimento técnico da área para impulsionar a empresa, sediada em Bragança, criando soluções "fora da caixa" para os seus clientes e empresas. De acordo com o mercado, a tecnologia e as tendências globais desempenham um papel importante na indústria de corte a laser. O intuito da criação desta microempresa é de personalizar embalagens para maior reconhecimento dos produtos endógenos e setor dos vinhos, muito forte na nossa região transmontana, trabalhando diretamente com os produtores, de forma a apresentar produtos com bom design e alta durabilidade. A principal e inovadora atividade da empresa é prestar serviços de corte e gravação a laser a 3 importantes sectores da nossa região. Para o sector vitivinícola, criando embalagens personalizadas para um melhor escoamento e venda de produtos, para o setor dos produtos endógenos e para os brindes personalizados para eventos tanto para clientes particulares como para empresas. As ferramentas utilizadas para elaboração do plano de negócios foram o modelo CANVAS, a análise SWOT, o modelo de análise económico-financeira do IAPMEI. Evidenciou-se que o setor de marketing digital se encontra em expansão. Os dados mostram que a procura por produtos e serviços e a compra destes tem vindo a ser feita, em maior escala e de forma crescente, na internet. O VAL (Valor atual líquido) em todos os cenários é positivo. Partindo do pressuposto do VAL, c/ valor residual referente ao cenário mais provável, há um aumento considerável no cenário otimista e uma redução abrupta no cenário pessimista. O investimento é viável uma vez que apresenta uma TIR de 48%, um VAL de 47 411€, sendo o Payback period (PRI) 3 anos e 3 meses. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-28T13:42:28Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/28624 TID:203335376 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/28624 |
identifier_str_mv |
TID:203335376 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135482470203392 |