Análise com software webQDA: perspectiva dos professores na Aprendizagem Baseada em Problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvares, Flavia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Chirelli, Mara, Pio, Danielle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9852
Resumo: O objetivo deste trabalho foi apresentar a análise, com o uso do software webQDA, do processo ensino e aprendizagem na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), na perspectiva de professores de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior do Brasil. A ABP é aplicada na Unidade Educacional Sistematizada (UES), que compõe várias atividades. A amostragem foi intencional, sendo entrevistados os professores das UES 1 e UES 2 do curso de enfermagem, no ano de 2017. No processamento dos dados trabalhou-se com o webQDA, ilustrando-se neste artigo o tema que aborda a implementação da UES na perspectiva da atividade de conferência. A aplicação do software operacionalizou os dados de forma criteriosa, sistematizada, reduzindo o tempo de codificação do material das entrevistas. Como limitação, pode-se pensar na formação dos pesquisadores acerca do alcance da dimensão que o software pode avançar em relação à análise e cruzamento dos dados, especialmente pelo volume de dados.
id RCAP_5929f31f2f0342cfe288d70a0892604a
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9852
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise com software webQDA: perspectiva dos professores na Aprendizagem Baseada em ProblemasEDUCAÇÃOINVESTIGAÇÃO QUALITATIVAAPRENDIZAGEMCOMPETÊNCIAS ACADEMICASENFERMAGEMPROFESSORESEDUCATIONQUALITATIVE RESEARCHLEARNINGACADEMIC SKILLSNURSINGTEACHERSSOFTWAREO objetivo deste trabalho foi apresentar a análise, com o uso do software webQDA, do processo ensino e aprendizagem na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), na perspectiva de professores de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior do Brasil. A ABP é aplicada na Unidade Educacional Sistematizada (UES), que compõe várias atividades. A amostragem foi intencional, sendo entrevistados os professores das UES 1 e UES 2 do curso de enfermagem, no ano de 2017. No processamento dos dados trabalhou-se com o webQDA, ilustrando-se neste artigo o tema que aborda a implementação da UES na perspectiva da atividade de conferência. A aplicação do software operacionalizou os dados de forma criteriosa, sistematizada, reduzindo o tempo de codificação do material das entrevistas. Como limitação, pode-se pensar na formação dos pesquisadores acerca do alcance da dimensão que o software pode avançar em relação à análise e cruzamento dos dados, especialmente pelo volume de dados.The objective of this essay was to present the analysis, using the webQDA software, of the teaching and learning process in Problem Based Learning (PBL), from the perspective of nursing teachers of a Higher Education Institution in Brazil. The PBL is applied in the Systematized Educational Unit (SEU), which composes several activities. The sampling was intentional, and teachers of the SEU 1 and SEU 2 of the nursing course were interviewed in 2017. In data processing we worked with the webQDA. Illustrating in this article the theme that addresses the SEU implementation in the perspective of the conference activity. The software’s application operationalized the data in a judicious, systematized way, reducing the coding time of the interview material. As a limitation, it is possible to think about the researchers’ training relating to the extent of the software can advance in relation to the analysis and crossreferencing of the data, especially by the volume of data.L’objectif de ce travail était de présenter l’analyse, à l’aide du logiciel webQDA, du processus d’enseignement et d’apprentissage en apprentissage par problèmes (ABP), du point de vue des enseignants en sciences infirmières d’un établissement d’enseignement supérieur au Brésil. Le BPA est appliqué dans l’unité d’éducation systématisée (UES), qui regroupe plusieurs activités. L’échantillonnage était intentionnel et les enseignants des cours UES 1 et UES 2 du cours de sciences infirmières ont été interrogés en 2017. Dans le traitement des données, nous avons travaillé avec le webQDA. Illustrant dans cet article le thème de la mise en oeuvre de UES dans la perspective de l’activité de la conférence. L’application du logiciel a rendu les données opérationnelles de manière judicieuse et systématique, réduisant ainsi le temps de codage du matériel de l’entrevue. Comme limite, on peut penser à la formation des chercheurs sur l’ampleur du logiciel qui peut avancer par rapport à l’analyse et au croisement des données, en particulier par le volume de données.El objetivo de este trabajo fue presentar el análisis, con el uso del software webQDA, del proceso de enseñanza y aprendizaje en el Aprendizaje Basado en Problemas (ABP), desde la perspectiva de profesores de enfermería de una Institución de Enseñanza Superior de Brasil. La ABP es aplicada en la Unidad Educativa Sistematizada (UES), que compone varias actividades. El muestreo fue intencional, siendo entrevistados los profesores de las UES 1 y UES 2 del curso de enfermería, en el año 2017. En el procesamiento de los datos se trabajó con el webQDA, presentándose en este artículo el tema que aborda la implementación de la UES desde la perspectiva de la actividad de conferencia. La aplicación del software operacionalizó los datos de forma juiciosa, sistematizada, reduciendo el tiempo de codificación del material de las entrevistas. Como limitación, se puede pensar en la formación de los investigadores acerca del alcance de la dimensión que el software puede avanzar en relación al análisis y cruce de los datos, especialmente por el volumen de datos.Edições Universitárias Lusófonas2019-10-24T14:08:08Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9852por1646-401XAlvares, FlaviaChirelli, MaraPio, Danielleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-23T01:33:42Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9852Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:11:01.840563Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise com software webQDA: perspectiva dos professores na Aprendizagem Baseada em Problemas
title Análise com software webQDA: perspectiva dos professores na Aprendizagem Baseada em Problemas
spellingShingle Análise com software webQDA: perspectiva dos professores na Aprendizagem Baseada em Problemas
Alvares, Flavia
EDUCAÇÃO
INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA
APRENDIZAGEM
COMPETÊNCIAS ACADEMICAS
ENFERMAGEM
PROFESSORES
EDUCATION
QUALITATIVE RESEARCH
LEARNING
ACADEMIC SKILLS
NURSING
TEACHERS
SOFTWARE
title_short Análise com software webQDA: perspectiva dos professores na Aprendizagem Baseada em Problemas
title_full Análise com software webQDA: perspectiva dos professores na Aprendizagem Baseada em Problemas
title_fullStr Análise com software webQDA: perspectiva dos professores na Aprendizagem Baseada em Problemas
title_full_unstemmed Análise com software webQDA: perspectiva dos professores na Aprendizagem Baseada em Problemas
title_sort Análise com software webQDA: perspectiva dos professores na Aprendizagem Baseada em Problemas
author Alvares, Flavia
author_facet Alvares, Flavia
Chirelli, Mara
Pio, Danielle
author_role author
author2 Chirelli, Mara
Pio, Danielle
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvares, Flavia
Chirelli, Mara
Pio, Danielle
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA
APRENDIZAGEM
COMPETÊNCIAS ACADEMICAS
ENFERMAGEM
PROFESSORES
EDUCATION
QUALITATIVE RESEARCH
LEARNING
ACADEMIC SKILLS
NURSING
TEACHERS
SOFTWARE
topic EDUCAÇÃO
INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA
APRENDIZAGEM
COMPETÊNCIAS ACADEMICAS
ENFERMAGEM
PROFESSORES
EDUCATION
QUALITATIVE RESEARCH
LEARNING
ACADEMIC SKILLS
NURSING
TEACHERS
SOFTWARE
description O objetivo deste trabalho foi apresentar a análise, com o uso do software webQDA, do processo ensino e aprendizagem na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), na perspectiva de professores de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior do Brasil. A ABP é aplicada na Unidade Educacional Sistematizada (UES), que compõe várias atividades. A amostragem foi intencional, sendo entrevistados os professores das UES 1 e UES 2 do curso de enfermagem, no ano de 2017. No processamento dos dados trabalhou-se com o webQDA, ilustrando-se neste artigo o tema que aborda a implementação da UES na perspectiva da atividade de conferência. A aplicação do software operacionalizou os dados de forma criteriosa, sistematizada, reduzindo o tempo de codificação do material das entrevistas. Como limitação, pode-se pensar na formação dos pesquisadores acerca do alcance da dimensão que o software pode avançar em relação à análise e cruzamento dos dados, especialmente pelo volume de dados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-24T14:08:08Z
2019-01-01T00:00:00Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/9852
url http://hdl.handle.net/10437/9852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137759836766208