Análise com software webQDA: perspectiva dos professores na Aprendizagem Baseada em Problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/9852 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi apresentar a análise, com o uso do software webQDA, do processo ensino e aprendizagem na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), na perspectiva de professores de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior do Brasil. A ABP é aplicada na Unidade Educacional Sistematizada (UES), que compõe várias atividades. A amostragem foi intencional, sendo entrevistados os professores das UES 1 e UES 2 do curso de enfermagem, no ano de 2017. No processamento dos dados trabalhou-se com o webQDA, ilustrando-se neste artigo o tema que aborda a implementação da UES na perspectiva da atividade de conferência. A aplicação do software operacionalizou os dados de forma criteriosa, sistematizada, reduzindo o tempo de codificação do material das entrevistas. Como limitação, pode-se pensar na formação dos pesquisadores acerca do alcance da dimensão que o software pode avançar em relação à análise e cruzamento dos dados, especialmente pelo volume de dados. |
id |
RCAP_5929f31f2f0342cfe288d70a0892604a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9852 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise com software webQDA: perspectiva dos professores na Aprendizagem Baseada em ProblemasEDUCAÇÃOINVESTIGAÇÃO QUALITATIVAAPRENDIZAGEMCOMPETÊNCIAS ACADEMICASENFERMAGEMPROFESSORESEDUCATIONQUALITATIVE RESEARCHLEARNINGACADEMIC SKILLSNURSINGTEACHERSSOFTWAREO objetivo deste trabalho foi apresentar a análise, com o uso do software webQDA, do processo ensino e aprendizagem na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), na perspectiva de professores de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior do Brasil. A ABP é aplicada na Unidade Educacional Sistematizada (UES), que compõe várias atividades. A amostragem foi intencional, sendo entrevistados os professores das UES 1 e UES 2 do curso de enfermagem, no ano de 2017. No processamento dos dados trabalhou-se com o webQDA, ilustrando-se neste artigo o tema que aborda a implementação da UES na perspectiva da atividade de conferência. A aplicação do software operacionalizou os dados de forma criteriosa, sistematizada, reduzindo o tempo de codificação do material das entrevistas. Como limitação, pode-se pensar na formação dos pesquisadores acerca do alcance da dimensão que o software pode avançar em relação à análise e cruzamento dos dados, especialmente pelo volume de dados.The objective of this essay was to present the analysis, using the webQDA software, of the teaching and learning process in Problem Based Learning (PBL), from the perspective of nursing teachers of a Higher Education Institution in Brazil. The PBL is applied in the Systematized Educational Unit (SEU), which composes several activities. The sampling was intentional, and teachers of the SEU 1 and SEU 2 of the nursing course were interviewed in 2017. In data processing we worked with the webQDA. Illustrating in this article the theme that addresses the SEU implementation in the perspective of the conference activity. The software’s application operationalized the data in a judicious, systematized way, reducing the coding time of the interview material. As a limitation, it is possible to think about the researchers’ training relating to the extent of the software can advance in relation to the analysis and crossreferencing of the data, especially by the volume of data.L’objectif de ce travail était de présenter l’analyse, à l’aide du logiciel webQDA, du processus d’enseignement et d’apprentissage en apprentissage par problèmes (ABP), du point de vue des enseignants en sciences infirmières d’un établissement d’enseignement supérieur au Brésil. Le BPA est appliqué dans l’unité d’éducation systématisée (UES), qui regroupe plusieurs activités. L’échantillonnage était intentionnel et les enseignants des cours UES 1 et UES 2 du cours de sciences infirmières ont été interrogés en 2017. Dans le traitement des données, nous avons travaillé avec le webQDA. Illustrant dans cet article le thème de la mise en oeuvre de UES dans la perspective de l’activité de la conférence. L’application du logiciel a rendu les données opérationnelles de manière judicieuse et systématique, réduisant ainsi le temps de codage du matériel de l’entrevue. Comme limite, on peut penser à la formation des chercheurs sur l’ampleur du logiciel qui peut avancer par rapport à l’analyse et au croisement des données, en particulier par le volume de données.El objetivo de este trabajo fue presentar el análisis, con el uso del software webQDA, del proceso de enseñanza y aprendizaje en el Aprendizaje Basado en Problemas (ABP), desde la perspectiva de profesores de enfermería de una Institución de Enseñanza Superior de Brasil. La ABP es aplicada en la Unidad Educativa Sistematizada (UES), que compone varias actividades. El muestreo fue intencional, siendo entrevistados los profesores de las UES 1 y UES 2 del curso de enfermería, en el año 2017. En el procesamiento de los datos se trabajó con el webQDA, presentándose en este artículo el tema que aborda la implementación de la UES desde la perspectiva de la actividad de conferencia. La aplicación del software operacionalizó los datos de forma juiciosa, sistematizada, reduciendo el tiempo de codificación del material de las entrevistas. Como limitación, se puede pensar en la formación de los investigadores acerca del alcance de la dimensión que el software puede avanzar en relación al análisis y cruce de los datos, especialmente por el volumen de datos.Edições Universitárias Lusófonas2019-10-24T14:08:08Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9852por1646-401XAlvares, FlaviaChirelli, MaraPio, Danielleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-23T01:33:42Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9852Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:11:01.840563Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise com software webQDA: perspectiva dos professores na Aprendizagem Baseada em Problemas |
title |
Análise com software webQDA: perspectiva dos professores na Aprendizagem Baseada em Problemas |
spellingShingle |
Análise com software webQDA: perspectiva dos professores na Aprendizagem Baseada em Problemas Alvares, Flavia EDUCAÇÃO INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA APRENDIZAGEM COMPETÊNCIAS ACADEMICAS ENFERMAGEM PROFESSORES EDUCATION QUALITATIVE RESEARCH LEARNING ACADEMIC SKILLS NURSING TEACHERS SOFTWARE |
title_short |
Análise com software webQDA: perspectiva dos professores na Aprendizagem Baseada em Problemas |
title_full |
Análise com software webQDA: perspectiva dos professores na Aprendizagem Baseada em Problemas |
title_fullStr |
Análise com software webQDA: perspectiva dos professores na Aprendizagem Baseada em Problemas |
title_full_unstemmed |
Análise com software webQDA: perspectiva dos professores na Aprendizagem Baseada em Problemas |
title_sort |
Análise com software webQDA: perspectiva dos professores na Aprendizagem Baseada em Problemas |
author |
Alvares, Flavia |
author_facet |
Alvares, Flavia Chirelli, Mara Pio, Danielle |
author_role |
author |
author2 |
Chirelli, Mara Pio, Danielle |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alvares, Flavia Chirelli, Mara Pio, Danielle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA APRENDIZAGEM COMPETÊNCIAS ACADEMICAS ENFERMAGEM PROFESSORES EDUCATION QUALITATIVE RESEARCH LEARNING ACADEMIC SKILLS NURSING TEACHERS SOFTWARE |
topic |
EDUCAÇÃO INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA APRENDIZAGEM COMPETÊNCIAS ACADEMICAS ENFERMAGEM PROFESSORES EDUCATION QUALITATIVE RESEARCH LEARNING ACADEMIC SKILLS NURSING TEACHERS SOFTWARE |
description |
O objetivo deste trabalho foi apresentar a análise, com o uso do software webQDA, do processo ensino e aprendizagem na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), na perspectiva de professores de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior do Brasil. A ABP é aplicada na Unidade Educacional Sistematizada (UES), que compõe várias atividades. A amostragem foi intencional, sendo entrevistados os professores das UES 1 e UES 2 do curso de enfermagem, no ano de 2017. No processamento dos dados trabalhou-se com o webQDA, ilustrando-se neste artigo o tema que aborda a implementação da UES na perspectiva da atividade de conferência. A aplicação do software operacionalizou os dados de forma criteriosa, sistematizada, reduzindo o tempo de codificação do material das entrevistas. Como limitação, pode-se pensar na formação dos pesquisadores acerca do alcance da dimensão que o software pode avançar em relação à análise e cruzamento dos dados, especialmente pelo volume de dados. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-24T14:08:08Z 2019-01-01T00:00:00Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/9852 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/9852 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-401X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817554477579763712 |