Stress na transição para a reforma
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/25887 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia do Desenvolvimento), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
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Stress na transição para a reformaEnvelhecimentoAdaptação à reformaDissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia do Desenvolvimento), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraNos últimos anos constata-se um considerável aumento dos estudos sobre a temática da velhice, consequência do fenómeno mundial do envelhecimento demográfico. Porém, na área de estudo do envelhecimento e da velhice, muito existe ainda por problematizar e compreender. Apesar dos crescentes esforços para a promoção do envelhecimento bem-sucedido e ativo, sobretudo por parte da Organização Mundial de Saúde (OMS), referindo esta, em 2002, que há muito que fazer e que é fundamental o apoio aos trabalhadores à medida que se aproximam da velhice, estimulando a sua mobilidade, independência e saúde. O caminho para que este apoio aos mais velhos seja possível, de forma coerente e ajustada, parece ser ainda muito longo, em particular em Portugal, onde os programas de preparação para a reforma são praticamente inexistentes. O nosso trabalho, visa dar um contributo na compreensão da fase de transição/adaptação à reforma, em particular nos profissionais de saúde, uma vez que este período de vida, assume grande relevo na nossa cultura e tem sido pouco estudado. Assim, neste trabalho propusemo-nos estudar: “a vulnerabilidade ao stress na transição para a reforma dos profissionais da área da saúde”. Para conseguir encontrar respostas à nossa questão, recorremos ao uso de um protocolo de avaliação auto-administrado composto por três blocos de questões: dados sociodemográficos, dados profissionais e a Escala 23 Questões para avaliação da Vulnerabilidade ao Stress (Vaz Serra, 2000), com uma amostra de 64 profissionais de saúde, com 50 anos de idade ou mais. Das conclusões do nosso estudo podemos destacar, que foram encontradas diferenças significativas entre o grupo de sujeitos vulneráveis ao stress e o grupo de sujeitos não vulneráveis ao stress, concretamente nas variáveis: escolaridade, projetos para o futuro e profissão.In the last few years there has been a considerable increase in studies on the theme of old age, a consequence of the global phenomenon of demographic aging. However, in the study area of aging and old age, there is still much to discuss and understand. Despite the increasing efforts to promote successful and active aging, especially by the World Health Organization (WHO), stating that, in 2002, it is essential to support workers as they approach old age, encouraging their mobility, independence and health, there is much to do. The way for this support to the older to be possible, coherent and adjusted, seems to be still very long, particularly in Portugal, where programs of preparation for retirement are virtually nonexistent. Our work aims to make a contribution in understanding the transition/adjustment to retirement, particularly in health care professionals, since this period in life is of great importance in our culture and has been poorly studied. In this work we set out to study "vulnerability to stress in the transition to the retirement of health care professionals." To find answers to our question, we used a self-administered assessment protocol, consisting of three blocks of issues: sociodemographic data, professional data and 23 Questions for assessment Vulnerability to Stress Scale (Vaz Serra, 2000), with a sample of 64 health professionals, 50 years of age or older. From the conclusions of our study we can highlight that significant differences were found between the group of individuals vulnerable to stress and the group of subjects not vulnerable to stress, particularly in the variables: education, projects for the future and profession.Ces dernières années, il y a eu une augmentation considérable des études sur le thème de la vieillesse, une conséquence du phénomène mondial du vieillissement. Cependant, dans la zone d'étude du vieillissement et la vieillesse, il reste encore beaucoup de questions à discuter et à comprendre. Malgré des efforts croissants visant à promouvoir un vieillissement réussi, surtout par l’Organisation Mondiale de la Santé (OMS), en indiquant celle-ci, en 2002, qu’il est essentiel de soutenir les travailleurs, à mesure qu’ils approchent de la vieillesse, visant à stimuler leur mobilité, leur indépendance et leur santé, en fait il reste encore beaucoup à faire. Pour que ce soutien aux personnes âgées soit possible, de manière cohérente et adaptée, le chemin à suivre semble encore trop long, notamment au Portugal, où les programmes de préparation à la retraite sont pratiquement inexistants. Notre travail vise à apporter une contribution à la compréhension de la phase de transition/adaptation à la retraite, en particulier pour les professionnels de santé, vu que cette période de la vie est d’une importance déterminante pour notre culture et elle a été peu étudiée. En effet, dans le présent travail nous avons cherché à étudier : « la vulnérabilité au stress dans la transition vers la retraite des professionnels de santé ». Pour trouver des réponses à notre question, nous avons eu recours à un protocole d'évaluation auto-administré composé de trois blocs de questions : des données sociodémographiques, des données professionnelles et l’Échelle 23 Questions concernant l’évaluation de la Vulnérabilité au Stress (Vaz Serra, 2000), avec un échantillon de 64 professionnels de santé, âgés de 50 ans et plus. L’étude que nous avons faite a permis de mettre en évidence le fait que des différences significatives ont été trouvées entre le groupe de sujets vulnérables au stress et le groupe de sujets non-vulnérables au stress, notamment en ce qui concerne les variables suivantes : le niveau de scolarité, les projets d’avenir et la profession.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25887http://hdl.handle.net/10316/25887porFerreira, Mónica Cristina da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25887Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:29.649263Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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