Formação de professores em língua portuguesa : uma investigação sobre as dificuldades sentidas pelos professores que ministram a disciplina de língua portuguesa, no ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Lucia Maria Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10099
Resumo: O presente trabalho é o resultado misto de leituras e de uma pesquisa de campo realizada em uma escola da Rede Municipal de Ensino da cidade de José de Freitas, Piauí, Brasil. Esta pesquisa teve como objetivo geral descobrir as dificuldades sentidas pelos professores que ministram a disciplina de Língua Portuguesa, no Ensino Fundamental II, no turno da tarde, da escola Orquídea. Para alcançar o referido objetivo, foram pesquisados quatro grupos de sujeitos: gestoras, professores, pais e alunos. Foi uma pesquisa do tipo descritiva, com recurso análise qualitativa. Para tanto, utilizamos dois instrumentos para a coleta de dados: a entrevista semiestruturada (gestoras, professores e pais) e o questionário (alunos), com perguntas abertas, semiabertas e fechadas. Os dados foram organizados, analisados e apresentados através de tabelas e gráficos. Os resultados demonstraram que os sujeitos estudados desejam melhorias para o processo de ensino e aprendizagem, inclusive os professores, em muitos aspectos, mas principalmente no que se refere à leitura e à escrita, assim, reconhecem a necessidade de uma formação continuada, que provavelmente se tornará na contribuição social deste trabalho.
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