Automotive facial driver recognition

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Pedro Nelson Sampaio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/54768
Resumo: Dissertação de mestrado em Industrial Electronic and Computers Engineering
id RCAP_59368619ac1acd60d021936c660fea4e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/54768
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Automotive facial driver recognitionDriver recognitionCustomization loadBosch Car MultimediaINNOVCARMinho’s UniversityReconhecimento do driverLoad das personalizaçõesUniversidade do MinhoEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaDissertação de mestrado em Industrial Electronic and Computers EngineeringDependency on technology is quite real when it comes to the automotive world. Currently there are several automated systems that can be found in cars: lights control, seats control, brakes control and the list goes on. These systems enhance the safety of drivers but raise other issues that need to be addressed. In the automotive market, when trying to stand out, some brands seek to attract consumers through the originality and provide options that were never seen before in their vehicles. Nowadays some vehicles have the option to change some funcionalities depending on the driver’s will, such as seat and steering wheel height, suspension/motor mode, among others. But with this level of changes a question arises: will the driver have to make these changes every time he uses the car? The answer is no, because if the user somehow performs a driver’s identification, the car system can load the personal costumizations maked by that particular person. This work realize the driver’s recognition automatically and with the minimum of hindrance. For this purpose it is acquire an image of the driver’s face in order to know his identification. This system will recognize the driver and send his identification to an external system, so that this second system can perform the required customization. The system to build in this dissertation have to be small in size, quickly realize the driver’s recognition and to inform her identity to an external system. The necessary process for the use of this system must be simple, and allow the graphic visualization of the whole process that is taking place. The final system aims to increase the technical knowledge of the "Project INNOVCAR", which is a project resulting from the partnership between the Minho’s University and the renowned multinational in the automotive world, Bosch. All the development and conclusions taken during this work will revert to this project, and the system to be developed also has the possibility of being integrated into the DSM (Driver Simulator Mockup). The DSM is a simulator of an automobile in a virtual world, in which all the systems that compose it, use the TCP/IP protocol suit as a means of communication. The final system to be developed, in this dissertation, should use the TCP/IP protocol suit, as a means of receiving commands and sending the driver’s identity.A dependência pela tecnologia é algo muito real quando se trata do mundo automóvel. Atualmente podem ser encontrados muitos sistemas automáticos num carro: controlo das luzes, controlo dos assentos, controlo dos travões e a lista continua. Estes sistemas aprimoram a segurança dos condutores nos seus veículos, mas levantam outros problemas que têm de ser resolvidos. No mercado automóvel, de forma a se destacarem dos restantes, algumas marcas procuram atrair o consumidor através da inserção de opções e originalidade, nos seus veículos, nunca vistas anteriormente. Atualmente alguns veículos têm opções para alterarem algumas funcionalidades, dependendo do gosto do condutor, opções como altura dos assentos ou volante, estações no menu de acesso rápido, entre outras. Mas com o aumento da quantidade de alterações que se pode realizar num veiculo, uma questão surge: o condutor terá sempre que realizar essas alterações sempre que vá usar o carro? A resposta a essa questão é não, pois se de algum modo for realizada uma identificação da identidade do condutor, o sistema do carro pode realizar o load das personalizações associadas a um especifico condutor. Este trabalho pretende realizar o reconhecimento da identidade do condutor de forma automática, com o mínimo de desconforto possível. Para isso é proposto a aquisição de uma imagem da face do condutor, de forma a realizar a sua identificação através dela. Este sistema irá realizar o reconhecimento do condutor, e de seguida enviar a sua identidade para um sistema externo, para que este segundo sistema possa adquirir as personalizações anteriormente feitas, pelo condutor em questão. O sistema a desenvolver nesta dissertação propõe ser de pequenas dimensões, realizar o reconhecimento rapidamente e enviar a identidade obtida, para um sistema externo. O processo necessário para usar este sistema deve ser simples, e permitir a visualização gráfica de tudo o que está a acontecer. O sistema final tem como objetivo o aumento do conhecimento critico do "Project INNOVCAR", que se trata de um projeto resultante da parceria entre a Universidade do Minho e a empresa de renome mundial no mundo automóvel, Bosch. Todo o desenvolvimento e conclusões executadas/retiradas durante este trabalho revertem para este projeto, e o sistema a desenvolver tem também a possibilidade de ser integrado no DSM (Driver Simulator Mockup). O DSM é um simulador automóvel num mundo virtual, e todos os sistemas que o compõem, usam o protocolo TCP/IP como forma de comunicação. O sistema final a desenvolver, nesta dissertação, também deve usar o protocolo de comunicação TCP/IP, como meio de receção de comando e envio da identidade do condutor.Este trabalho foi financiado pelo projeto "INNOVCAR: Inovação para Veículos Inteligentes", n02797, cofinanciado pelo FEDER através do Portugal 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE2020).Cabral, JorgeUniversidade do MinhoBarbosa, Pedro Nelson Sampaio20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/54768eng201910810info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-29T01:18:51Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/54768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:04.516267Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Automotive facial driver recognition
title Automotive facial driver recognition
spellingShingle Automotive facial driver recognition
Barbosa, Pedro Nelson Sampaio
Driver recognition
Customization load
Bosch Car Multimedia
INNOVCAR
Minho’s University
Reconhecimento do driver
Load das personalizações
Universidade do Minho
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
title_short Automotive facial driver recognition
title_full Automotive facial driver recognition
title_fullStr Automotive facial driver recognition
title_full_unstemmed Automotive facial driver recognition
title_sort Automotive facial driver recognition
author Barbosa, Pedro Nelson Sampaio
author_facet Barbosa, Pedro Nelson Sampaio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabral, Jorge
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Pedro Nelson Sampaio
dc.subject.por.fl_str_mv Driver recognition
Customization load
Bosch Car Multimedia
INNOVCAR
Minho’s University
Reconhecimento do driver
Load das personalizações
Universidade do Minho
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
topic Driver recognition
Customization load
Bosch Car Multimedia
INNOVCAR
Minho’s University
Reconhecimento do driver
Load das personalizações
Universidade do Minho
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
description Dissertação de mestrado em Industrial Electronic and Computers Engineering
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/54768
url https://hdl.handle.net/1822/54768
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 201910810
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132215236362240