m@c 1/2: uma experiência de formação contínua em Matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/9416 |
Resumo: | No âmbito de uma investigação circunscrita ao Programa de Formação Contínua em Matemática com professores dos 1º e 2º CEB da Universidade de Aveiro - m@c1/2 - importa perceber o seu enquadramento nos seus diferentes níveis de desenvolvimento, desde a sua génese e fundamentos, às finalidades e princípios orientadores, lógica organizativa e consequente impacto. Procurar-se-á substantivar aspetos inovadores e momentos que lhe deram um cunho peculiar e únicos na história da formação contínua de professores em Portugal, reclamando, assim, a importância de tal programa. Optou-se por um estudo qualitativo centrado no caso m@c1/2, recorrendo a uma análise documental, de cariz transversal, de uma ampla gama de diplomas legais e documentos oficiais, não publicados, estudos tornados públicos e portfólios dos formandos bem como a inquéritos por questionário. Dessa análise, conclui-se que o PFCM promoveu uma nova consciência sobre a necessidade de um conhecimento de matemática, didático e curricular sólido que se reflita em aprendizagens matemáticas significantes junto dos alunos. O aspeto estruturante mais enfatizado relacionou-se com a reflexão sobre a ação. |
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m@c 1/2: uma experiência de formação contínua em MatemáticaMatemáticaPrograma de Formação Contínua em Matemática (PFCM)Programa de Formação Contínua em Matemática da UA (m@c1/2)Desenvolvimento profissional dos professoresNo âmbito de uma investigação circunscrita ao Programa de Formação Contínua em Matemática com professores dos 1º e 2º CEB da Universidade de Aveiro - m@c1/2 - importa perceber o seu enquadramento nos seus diferentes níveis de desenvolvimento, desde a sua génese e fundamentos, às finalidades e princípios orientadores, lógica organizativa e consequente impacto. Procurar-se-á substantivar aspetos inovadores e momentos que lhe deram um cunho peculiar e únicos na história da formação contínua de professores em Portugal, reclamando, assim, a importância de tal programa. Optou-se por um estudo qualitativo centrado no caso m@c1/2, recorrendo a uma análise documental, de cariz transversal, de uma ampla gama de diplomas legais e documentos oficiais, não publicados, estudos tornados públicos e portfólios dos formandos bem como a inquéritos por questionário. Dessa análise, conclui-se que o PFCM promoveu uma nova consciência sobre a necessidade de um conhecimento de matemática, didático e curricular sólido que se reflita em aprendizagens matemáticas significantes junto dos alunos. O aspeto estruturante mais enfatizado relacionou-se com a reflexão sobre a ação.In an extent investigation circumscribed to the Math In-service Teacher Training (1st and 2nd grade) in the University of Aveiro – m@c1/2 – we intend to understand its framework in different levels of development, its origin and grounds, goals and main guidelines, organizational logic and its impact. We have searched for innovations in several aspects and moments that gave a peculiar and unique mark in the history of in-service teacher training in Portugal, claiming, this way, the importance of such programme. We developed a qualitative study which focuses on the case m@c1/2, involving a documental analyse, from non-published legal certificates and official documents, public studies and student’s portfolios and inquiries by questionnaire. From data analysis, it has been concluded that the PFCM has promoted a new conscience about the need of a mathematical, methodological and curricular knowledge which reflect a significant learning. The most important aspect has been related with the reflexion about the action.Como parte de una investigación limitada a la del Programa de Educación Continua en Matemáticas con profesores de primero y segundo ciclo, de la Universidad de Aveiro - m@C1/2 – importa entender su entorno en sus diferentes niveles de desarrollo, desde sus orígenes y fundamentos a los objetivos y principios que orientan la lógica organizativa y los efectos consiguientes. Se intentará sustanciar los aspectos innovadores y momentos que le dieron una huella peculiar y única en la historia de la formación del profesorado en Portugal, demandando, por lo tanto, la importância de dicho programa. Hemos optado por un estudio cualitativo centrado en el caso m@c1/2, utilizando un análisis documental, de forma transversal, una amplia gama de documentos legales y oficiales, no publicados, estudios públicos y portfolios de los alumnos, y bien encuestas por cuestionario. A partir de este análisis, llegamos a la conclusión de que el PFCM promovió una nueva conciencia de la necesidad de un conocimiento de las matemáticas, la enseñanza y sólido plan de estudios, que se refleja en aprendizajes significativas de las matemáticas entre los estudiantes. El aspecto estructural que ha tenido más énfasis se relaciona con la reflexión sobre la acción.Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores2012-12-12T17:13:03Z2012-06-01T00:00:00Z2012-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/9416por1647-3582Pinheiro, JoséCabrita, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:16:01Zoai:ria.ua.pt:10773/9416Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:14.576818Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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