Iniciação ao clarinete : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capitão, José Manuel Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/23825
Resumo: O ensino da música deve ser realizado o mais precocemente possível, no entanto, a maioria dos instrumentos não possuem dimensões e pesos adequados a crianças pequenas. O uso continuado de instrumentos não compatíveis com a fisionomia dos alunos pode causar problemas físicos, maus vícios de postura, de execução instrumental e desmotivação. O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de aferir qual o clarinete mais adequado para iniciar a aprendizagem em crianças com idades compreendidas entre os seis e os nove anos. Para isso, primeiramente, fez-se uma análise bibliográfica dos temas que consideramos pertinentes para o efeito. Numa segunda fase, realizou-se um estudo de caso, o mais representativo possível, tendo em conta a realidade do autor, em que os instrumentos de avaliação foram: questionários aos professores de clarinete do ensino artístico especializado da música, em Portugal; questionários a três professores e aos seus respetivos alunos de iniciação; e a observação de cinco aulas de nove alunos de iniciação, em quatro escolas de ensino da música no Norte de Portugal. Este estudo incidiu em alunos com idades compreendidas entre os seis e os nove anos e recaiu sobre o clarinete em Si bemol, o clarinete em Mi bemol e o clarinéo. Os resultados obtidos sugerem que os três clarinetes são viáveis para iniciar a aprendizagem. Contudo terá que ser feita uma diferenciação de aluno para aluno, adotando o instrumento em função das características físicas de cada um.
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spelling Iniciação ao clarinete : estudo de casoClarinéoClarinete em Si bemolClarinete em Mi bemolAprendizagem do clarineteIniciação ao clarineteB-flat clarinetE-flat clarinetStarting the clarinetClarinet learningDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO ensino da música deve ser realizado o mais precocemente possível, no entanto, a maioria dos instrumentos não possuem dimensões e pesos adequados a crianças pequenas. O uso continuado de instrumentos não compatíveis com a fisionomia dos alunos pode causar problemas físicos, maus vícios de postura, de execução instrumental e desmotivação. O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de aferir qual o clarinete mais adequado para iniciar a aprendizagem em crianças com idades compreendidas entre os seis e os nove anos. Para isso, primeiramente, fez-se uma análise bibliográfica dos temas que consideramos pertinentes para o efeito. Numa segunda fase, realizou-se um estudo de caso, o mais representativo possível, tendo em conta a realidade do autor, em que os instrumentos de avaliação foram: questionários aos professores de clarinete do ensino artístico especializado da música, em Portugal; questionários a três professores e aos seus respetivos alunos de iniciação; e a observação de cinco aulas de nove alunos de iniciação, em quatro escolas de ensino da música no Norte de Portugal. Este estudo incidiu em alunos com idades compreendidas entre os seis e os nove anos e recaiu sobre o clarinete em Si bemol, o clarinete em Mi bemol e o clarinéo. Os resultados obtidos sugerem que os três clarinetes são viáveis para iniciar a aprendizagem. Contudo terá que ser feita uma diferenciação de aluno para aluno, adotando o instrumento em função das características físicas de cada um.Music education should start as early as possible, however most instruments are not of an appropriate size and weight for small children. Continued use of instruments that are incompatible with pupils’ physiognomy may lead to physical problems, poor postural and playing habits, as well as a lack of motivation. The objective of this study was to determine the most appropriate starter clarinets for children aged six to nine. The first stage was a literature review of the issues considered most relevant to this matter. The second stage involved a case study, the most representative, taking into account the reality of the author in which the assessment tools used were: questionnaires administered to clarinet teachers in specialised music education in Portugal; questionnaires administered to three teachers and their starter pupils; and the observation of five lessons of nine starter pupils, at four music schools in north Portugal. This study addressed pupils aged between six and nine and covered the B-flat clarinet, the E-flat clarinet and the Clarinéo. The results obtained suggest that all three clarinets are suitable for starting to learn. However, a differentiated approach is required for each pupil and the instrument should be adopted in accordance with their individual physical characteristics.Monteiro, Pedro Miguel PereiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCapitão, José Manuel Ribeiro2018-01-09T08:36:57Z2017-10-2020172017-10-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/23825porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:29:51Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23825Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:36.028053Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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