Processo de inovação: geração de ideias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15695 |
Resumo: | O presente estudo aborda o processo de inovação numa perspectiva da geração de ideias e a sua influência no quotidiano e no meio social, tendo por complemento uma análise comparativa de dois estudos de caso, com base na técnica de recolha de dados primários. Um dos problemas deste trabalho foi o de demonstrar a forma como as organizações entendiam a inovação/geração de ideias e como as sistematizavam nas suas empresas. Assim, e a partir do cruzamento de dados recolhidos junto das empresas inquiridas, pôde-se verificar que estas percebem a inovação como factor determinante para o sucesso, reconhecimento e valorização da marca que representam. Logo, a apresentação destes casos contribuiu não só para a compreensão, descrição e análise dos referidos processos, mas também para complementar e comprovar a abordagem teórica deste trabalho; ABSTRACT: This study approaches the innovation process in view of the generation of ideas and their influence on daily life and in society. This work is also complemented with a comparative analysis of two case studies, based on the primary collecting technique for data. One of the problems of this study was to demonstrate how organizations understand the innovation / idea generation, and how they systematized them in their companies. Thus, starting from the crossroads of data collected from the companies surveyed, we could see that they perceive the innovation as a key factor for success, recognition and brand value accounting. Therefore, the presentation of these cases not only contributed to the understanding, description and analysis of these processes, but also to supplement and verify the theoretical approach of this work. |
id |
RCAP_5972929e7f7b2f5707f1fd5afc1e1dab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/15695 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Processo de inovação: geração de ideiasProcesso inovaçãoModelos de inovaçãoGeração ideia e criatividadeInnovation processInnovation modelsIdeas generation and creativityO presente estudo aborda o processo de inovação numa perspectiva da geração de ideias e a sua influência no quotidiano e no meio social, tendo por complemento uma análise comparativa de dois estudos de caso, com base na técnica de recolha de dados primários. Um dos problemas deste trabalho foi o de demonstrar a forma como as organizações entendiam a inovação/geração de ideias e como as sistematizavam nas suas empresas. Assim, e a partir do cruzamento de dados recolhidos junto das empresas inquiridas, pôde-se verificar que estas percebem a inovação como factor determinante para o sucesso, reconhecimento e valorização da marca que representam. Logo, a apresentação destes casos contribuiu não só para a compreensão, descrição e análise dos referidos processos, mas também para complementar e comprovar a abordagem teórica deste trabalho; ABSTRACT: This study approaches the innovation process in view of the generation of ideas and their influence on daily life and in society. This work is also complemented with a comparative analysis of two case studies, based on the primary collecting technique for data. One of the problems of this study was to demonstrate how organizations understand the innovation / idea generation, and how they systematized them in their companies. Thus, starting from the crossroads of data collected from the companies surveyed, we could see that they perceive the innovation as a key factor for success, recognition and brand value accounting. Therefore, the presentation of these cases not only contributed to the understanding, description and analysis of these processes, but also to supplement and verify the theoretical approach of this work.Universidade de Évora2015-09-04T08:33:57Z2015-09-042010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15695http://hdl.handle.net/10174/15695porDepartamento de Gestãoteses@bib.uevora.pt256Bento, Dália Maria Cordeiro Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:21Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15695Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:31.352385Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de inovação: geração de ideias |
title |
Processo de inovação: geração de ideias |
spellingShingle |
Processo de inovação: geração de ideias Bento, Dália Maria Cordeiro Lopes Processo inovação Modelos de inovação Geração ideia e criatividade Innovation process Innovation models Ideas generation and creativity |
title_short |
Processo de inovação: geração de ideias |
title_full |
Processo de inovação: geração de ideias |
title_fullStr |
Processo de inovação: geração de ideias |
title_full_unstemmed |
Processo de inovação: geração de ideias |
title_sort |
Processo de inovação: geração de ideias |
author |
Bento, Dália Maria Cordeiro Lopes |
author_facet |
Bento, Dália Maria Cordeiro Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bento, Dália Maria Cordeiro Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo inovação Modelos de inovação Geração ideia e criatividade Innovation process Innovation models Ideas generation and creativity |
topic |
Processo inovação Modelos de inovação Geração ideia e criatividade Innovation process Innovation models Ideas generation and creativity |
description |
O presente estudo aborda o processo de inovação numa perspectiva da geração de ideias e a sua influência no quotidiano e no meio social, tendo por complemento uma análise comparativa de dois estudos de caso, com base na técnica de recolha de dados primários. Um dos problemas deste trabalho foi o de demonstrar a forma como as organizações entendiam a inovação/geração de ideias e como as sistematizavam nas suas empresas. Assim, e a partir do cruzamento de dados recolhidos junto das empresas inquiridas, pôde-se verificar que estas percebem a inovação como factor determinante para o sucesso, reconhecimento e valorização da marca que representam. Logo, a apresentação destes casos contribuiu não só para a compreensão, descrição e análise dos referidos processos, mas também para complementar e comprovar a abordagem teórica deste trabalho; ABSTRACT: This study approaches the innovation process in view of the generation of ideas and their influence on daily life and in society. This work is also complemented with a comparative analysis of two case studies, based on the primary collecting technique for data. One of the problems of this study was to demonstrate how organizations understand the innovation / idea generation, and how they systematized them in their companies. Thus, starting from the crossroads of data collected from the companies surveyed, we could see that they perceive the innovation as a key factor for success, recognition and brand value accounting. Therefore, the presentation of these cases not only contributed to the understanding, description and analysis of these processes, but also to supplement and verify the theoretical approach of this work. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2015-09-04T08:33:57Z 2015-09-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/15695 http://hdl.handle.net/10174/15695 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/15695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Gestão teses@bib.uevora.pt 256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136559645065216 |