Processo de inovação: geração de ideias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, Dália Maria Cordeiro Lopes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15695
Resumo: O presente estudo aborda o processo de inovação numa perspectiva da geração de ideias e a sua influência no quotidiano e no meio social, tendo por complemento uma análise comparativa de dois estudos de caso, com base na técnica de recolha de dados primários. Um dos problemas deste trabalho foi o de demonstrar a forma como as organizações entendiam a inovação/geração de ideias e como as sistematizavam nas suas empresas. Assim, e a partir do cruzamento de dados recolhidos junto das empresas inquiridas, pôde-se verificar que estas percebem a inovação como factor determinante para o sucesso, reconhecimento e valorização da marca que representam. Logo, a apresentação destes casos contribuiu não só para a compreensão, descrição e análise dos referidos processos, mas também para complementar e comprovar a abordagem teórica deste trabalho; ABSTRACT: This study approaches the innovation process in view of the generation of ideas and their influence on daily life and in society. This work is also complemented with a comparative analysis of two case studies, based on the primary collecting technique for data. One of the problems of this study was to demonstrate how organizations understand the innovation / idea generation, and how they systematized them in their companies. Thus, starting from the crossroads of data collected from the companies surveyed, we could see that they perceive the innovation as a key factor for success, recognition and brand value accounting. Therefore, the presentation of these cases not only contributed to the understanding, description and analysis of these processes, but also to supplement and verify the theoretical approach of this work.
id RCAP_5972929e7f7b2f5707f1fd5afc1e1dab
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15695
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Processo de inovação: geração de ideiasProcesso inovaçãoModelos de inovaçãoGeração ideia e criatividadeInnovation processInnovation modelsIdeas generation and creativityO presente estudo aborda o processo de inovação numa perspectiva da geração de ideias e a sua influência no quotidiano e no meio social, tendo por complemento uma análise comparativa de dois estudos de caso, com base na técnica de recolha de dados primários. Um dos problemas deste trabalho foi o de demonstrar a forma como as organizações entendiam a inovação/geração de ideias e como as sistematizavam nas suas empresas. Assim, e a partir do cruzamento de dados recolhidos junto das empresas inquiridas, pôde-se verificar que estas percebem a inovação como factor determinante para o sucesso, reconhecimento e valorização da marca que representam. Logo, a apresentação destes casos contribuiu não só para a compreensão, descrição e análise dos referidos processos, mas também para complementar e comprovar a abordagem teórica deste trabalho; ABSTRACT: This study approaches the innovation process in view of the generation of ideas and their influence on daily life and in society. This work is also complemented with a comparative analysis of two case studies, based on the primary collecting technique for data. One of the problems of this study was to demonstrate how organizations understand the innovation / idea generation, and how they systematized them in their companies. Thus, starting from the crossroads of data collected from the companies surveyed, we could see that they perceive the innovation as a key factor for success, recognition and brand value accounting. Therefore, the presentation of these cases not only contributed to the understanding, description and analysis of these processes, but also to supplement and verify the theoretical approach of this work.Universidade de Évora2015-09-04T08:33:57Z2015-09-042010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15695http://hdl.handle.net/10174/15695porDepartamento de Gestãoteses@bib.uevora.pt256Bento, Dália Maria Cordeiro Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:21Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15695Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:31.352385Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Processo de inovação: geração de ideias
title Processo de inovação: geração de ideias
spellingShingle Processo de inovação: geração de ideias
Bento, Dália Maria Cordeiro Lopes
Processo inovação
Modelos de inovação
Geração ideia e criatividade
Innovation process
Innovation models
Ideas generation and creativity
title_short Processo de inovação: geração de ideias
title_full Processo de inovação: geração de ideias
title_fullStr Processo de inovação: geração de ideias
title_full_unstemmed Processo de inovação: geração de ideias
title_sort Processo de inovação: geração de ideias
author Bento, Dália Maria Cordeiro Lopes
author_facet Bento, Dália Maria Cordeiro Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bento, Dália Maria Cordeiro Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Processo inovação
Modelos de inovação
Geração ideia e criatividade
Innovation process
Innovation models
Ideas generation and creativity
topic Processo inovação
Modelos de inovação
Geração ideia e criatividade
Innovation process
Innovation models
Ideas generation and creativity
description O presente estudo aborda o processo de inovação numa perspectiva da geração de ideias e a sua influência no quotidiano e no meio social, tendo por complemento uma análise comparativa de dois estudos de caso, com base na técnica de recolha de dados primários. Um dos problemas deste trabalho foi o de demonstrar a forma como as organizações entendiam a inovação/geração de ideias e como as sistematizavam nas suas empresas. Assim, e a partir do cruzamento de dados recolhidos junto das empresas inquiridas, pôde-se verificar que estas percebem a inovação como factor determinante para o sucesso, reconhecimento e valorização da marca que representam. Logo, a apresentação destes casos contribuiu não só para a compreensão, descrição e análise dos referidos processos, mas também para complementar e comprovar a abordagem teórica deste trabalho; ABSTRACT: This study approaches the innovation process in view of the generation of ideas and their influence on daily life and in society. This work is also complemented with a comparative analysis of two case studies, based on the primary collecting technique for data. One of the problems of this study was to demonstrate how organizations understand the innovation / idea generation, and how they systematized them in their companies. Thus, starting from the crossroads of data collected from the companies surveyed, we could see that they perceive the innovation as a key factor for success, recognition and brand value accounting. Therefore, the presentation of these cases not only contributed to the understanding, description and analysis of these processes, but also to supplement and verify the theoretical approach of this work.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2015-09-04T08:33:57Z
2015-09-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15695
http://hdl.handle.net/10174/15695
url http://hdl.handle.net/10174/15695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Gestão
teses@bib.uevora.pt
256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136559645065216