Desenvolvimento de bancadas para testes de motores e veículos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Sérgio Paulo Ferreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/34465
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Mecânica
id RCAP_597cfec709c2a56da324dc2c6483fc8c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34465
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de bancadas para testes de motores e veículosDevelopment benches for motors and vehicles testingBanco de ensaiosTeste de motores e veículosDinamómetrosVeículos elétricosCiclos de conduçãoInérciaCurvas característicasMedição de perdas de atritoTest benchEngine and vehicle testingDynamometersElectric vehiclesDriving cyclesInertiaCharacteristic curvesMeasurement of friction losses629.1Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaDissertação de mestrado integrado em Engenharia MecânicaO teste de desempenho de automóveis é normalmente feito com bancos de ensaio comerciais, cujo custo de aquisição é avultado e cuja flexibilidade de operação é, frequentemente, muito limitada, pelo menos no que toca aos modelos mais básicos e acessíveis economicamente. No entanto, parece viável desenvolver uma bancada com boa flexibilidade de operação a um custo comportável. Neste trabalho foram concebidas, desenhadas e projetadas três instalações para avaliar as prestações de veículos, vulgarmente denominados por bancos de ensaios. São descritas as formas de testar e avaliar motores e veículos, assim como a tecnologia associada aos bancos de ensaios, no sentido de compreender o seu funcionamento. É descrita também a construção dos bancos, sendo possível perceber todos os cálculos realizados e os critérios de seleção elegidos. O primeiro banco de ensaios permite avaliar as prestações de um pequeno e leve veículo (EconomicUM) que participa em competições de consumo (Eco Marathon Shell). Paralelamente, Foram modelados testes no EconomicUM através do banco de ensaios, e criada uma modelo matemático que simula a aceleração do veículo em prova, sendo consideradas todas as perdas existentes no veículo. O segundo banco de ensaios construído permite a simulação de ciclos de condução para veículos elétricos. Foi desenhado de modo a conseguir-se avaliar o desempenho do motor elétrico, o consumo de energia nas baterias e a quantidade de energia regenerada numa travagem ou em ciclos de condução. No sentido da otimização do banco, foram medidas as perdas de atrito de forma a serem incluídas nas simulações. Por último, foi desenvolvido um banco de ensaios do formato chassis que pode testar veículos até 2500 kg com uma potência de até 600 cv por eixo motriz, podendo ser utilizado por veículos de entre-eixo muito reduzido (como é o caso do Smart Fortwo) e de entre eixo considerável (Mercedes classe S). Este banco possibilita medições sem a necessidade de travagem pelo freio devido à sua massa equivalente de 1700 kg.Vehicle testing is normally made through commercial test benches, which display a high purchasing price. Additionally, their flexibility of operation is often limited, at least when referring to affordable baseline models. However, it seems viable to develop test benches which may display good flexibility of operation at a reasonable cost. In this work three test benches were conceived, designed and engineered to evaluate the performance of vehicles. Firstly, the ways to test and evaluate the engines and vehicles are described, as well as the technology associated with the test benches and their working principle. A description of the construction of the bench is made and it’s possible to see all the calculations made and the elected selection criteria. The first test bench allows to evaluate the performance of a small and lightweight vehicle (EconomicUM) that is involved in consumption competitions (Eco Marathon Shell). In parallel, simulations of the EconomicUM in the test bench were performed, and a mathematical modelling that simulates the acceleration of the vehicle in test was created, considering all existing energy losses in the vehicle. The second test bench allows the simulation of driving cycles for electric vehicles. It was designed to be able to evaluate the performance of the electric motor, the energy consumption in the batteries and the amount of regenerated energy when braking during driving cycles. In order to characterize the bench, the frictional losses were measured and included in the simulations. Finally, a bench test in a chassis format was developed. It is able to test vehicles up to 2500 kg with powers up to 600 HP per drive shaft, and it can also be used by vehicles with very small wheelbases (the case of the Smart Fortwo) and of considerable wheelbases (Mercedes class S). This bench allows measurements without the need of the braking due to its equivalent inertial mass of 1700 kg.Martins, JorgeBrito, F. P.Universidade do MinhoMarques, Sérgio Paulo Ferreira20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/34465por201190311info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:52:35Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/34465Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:51:45.153479Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de bancadas para testes de motores e veículos
Development benches for motors and vehicles testing
title Desenvolvimento de bancadas para testes de motores e veículos
spellingShingle Desenvolvimento de bancadas para testes de motores e veículos
Marques, Sérgio Paulo Ferreira
Banco de ensaios
Teste de motores e veículos
Dinamómetros
Veículos elétricos
Ciclos de condução
Inércia
Curvas características
Medição de perdas de atrito
Test bench
Engine and vehicle testing
Dynamometers
Electric vehicles
Driving cycles
Inertia
Characteristic curves
Measurement of friction losses
629.1
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
title_short Desenvolvimento de bancadas para testes de motores e veículos
title_full Desenvolvimento de bancadas para testes de motores e veículos
title_fullStr Desenvolvimento de bancadas para testes de motores e veículos
title_full_unstemmed Desenvolvimento de bancadas para testes de motores e veículos
title_sort Desenvolvimento de bancadas para testes de motores e veículos
author Marques, Sérgio Paulo Ferreira
author_facet Marques, Sérgio Paulo Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Jorge
Brito, F. P.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Sérgio Paulo Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Banco de ensaios
Teste de motores e veículos
Dinamómetros
Veículos elétricos
Ciclos de condução
Inércia
Curvas características
Medição de perdas de atrito
Test bench
Engine and vehicle testing
Dynamometers
Electric vehicles
Driving cycles
Inertia
Characteristic curves
Measurement of friction losses
629.1
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
topic Banco de ensaios
Teste de motores e veículos
Dinamómetros
Veículos elétricos
Ciclos de condução
Inércia
Curvas características
Medição de perdas de atrito
Test bench
Engine and vehicle testing
Dynamometers
Electric vehicles
Driving cycles
Inertia
Characteristic curves
Measurement of friction losses
629.1
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
description Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Mecânica
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/34465
url http://hdl.handle.net/1822/34465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201190311
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133106659131392