Tecnologias Web 2.0 na escola portuguesa : estudos e investigações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/8530 |
Resumo: | Neste artigo vamos apresentar os resultados de uma análise de tipo integrativo realizada a 48 artigos de autores portugueses que foram publicados até ao final do 1º trimestre de 2008 sobre a temática da utilização educativa das ferramentas da Web 2.0. Para efeitos da análise foram consideradas seis variáveis: a) ano de publicação, b) ferramenta da Web 2.0, c) nível de ensino, d) tipo de publicação, e) tipo de artigo e, por último, c) tipo de estudo empírico. Apresentados os resultados globais para cada uma das variáveis consideradas, procedemos, numa segunda fase, à apresentação de sínteses parcelares dos estudos e investigações realizados com cada uma das diferentes ferramentas da Web 2.0, com o objectivo de traçar um quadro geral da pesquisa já realizada neste domínio no nosso país. |
id |
RCAP_597d0855e61163644b901ee0d1e95486 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8530 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tecnologias Web 2.0 na escola portuguesa : estudos e investigaçõesWeb 2.0 technologies in portuguese school : a synthesis of the researchWeb 2.0InternetMeta-análiseInvestigaçãoEducaçãoMeta-analysisResearchEducationNeste artigo vamos apresentar os resultados de uma análise de tipo integrativo realizada a 48 artigos de autores portugueses que foram publicados até ao final do 1º trimestre de 2008 sobre a temática da utilização educativa das ferramentas da Web 2.0. Para efeitos da análise foram consideradas seis variáveis: a) ano de publicação, b) ferramenta da Web 2.0, c) nível de ensino, d) tipo de publicação, e) tipo de artigo e, por último, c) tipo de estudo empírico. Apresentados os resultados globais para cada uma das variáveis consideradas, procedemos, numa segunda fase, à apresentação de sínteses parcelares dos estudos e investigações realizados com cada uma das diferentes ferramentas da Web 2.0, com o objectivo de traçar um quadro geral da pesquisa já realizada neste domínio no nosso país.In this article we present the results of an integrative review of 48 studies developed by Portuguese authors and published between 2004 and 2007 on the topic Educational uses of Web 2.0. For the analysis six categories were considered: year, Web 2.0 tool, education level, type of article, methodology of empirical study. Results will be presented for the different variables as well as synthesis for research with different Web 2.0 tools in order to present an holistic scenario for research in this ICT domain in Portugal.Universidade Metropolitana de Santos. Núcleo de Educação a DistânciaUniversidade do MinhoCoutinho, Clara Pereira2008-122008-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/8530porCOUTINHO, Clara Pereira - Tecnologias Web 2.0 na escola portuguesa : estudos e investigações. In “Revista Paidéi@” [Em linha]. 1:2 (2008). [Consult. 09 Jan. 2009]. Disponível em http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br. ISSN 1982-6109.1982-6109info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T07:39:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8530Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T07:39:33Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias Web 2.0 na escola portuguesa : estudos e investigações Web 2.0 technologies in portuguese school : a synthesis of the research |
title |
Tecnologias Web 2.0 na escola portuguesa : estudos e investigações |
spellingShingle |
Tecnologias Web 2.0 na escola portuguesa : estudos e investigações Coutinho, Clara Pereira Web 2.0 Internet Meta-análise Investigação Educação Meta-analysis Research Education |
title_short |
Tecnologias Web 2.0 na escola portuguesa : estudos e investigações |
title_full |
Tecnologias Web 2.0 na escola portuguesa : estudos e investigações |
title_fullStr |
Tecnologias Web 2.0 na escola portuguesa : estudos e investigações |
title_full_unstemmed |
Tecnologias Web 2.0 na escola portuguesa : estudos e investigações |
title_sort |
Tecnologias Web 2.0 na escola portuguesa : estudos e investigações |
author |
Coutinho, Clara Pereira |
author_facet |
Coutinho, Clara Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutinho, Clara Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Web 2.0 Internet Meta-análise Investigação Educação Meta-analysis Research Education |
topic |
Web 2.0 Internet Meta-análise Investigação Educação Meta-analysis Research Education |
description |
Neste artigo vamos apresentar os resultados de uma análise de tipo integrativo realizada a 48 artigos de autores portugueses que foram publicados até ao final do 1º trimestre de 2008 sobre a temática da utilização educativa das ferramentas da Web 2.0. Para efeitos da análise foram consideradas seis variáveis: a) ano de publicação, b) ferramenta da Web 2.0, c) nível de ensino, d) tipo de publicação, e) tipo de artigo e, por último, c) tipo de estudo empírico. Apresentados os resultados globais para cada uma das variáveis consideradas, procedemos, numa segunda fase, à apresentação de sínteses parcelares dos estudos e investigações realizados com cada uma das diferentes ferramentas da Web 2.0, com o objectivo de traçar um quadro geral da pesquisa já realizada neste domínio no nosso país. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12 2008-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/8530 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/8530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
COUTINHO, Clara Pereira - Tecnologias Web 2.0 na escola portuguesa : estudos e investigações. In “Revista Paidéi@” [Em linha]. 1:2 (2008). [Consult. 09 Jan. 2009]. Disponível em http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br. ISSN 1982-6109. 1982-6109 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metropolitana de Santos. Núcleo de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metropolitana de Santos. Núcleo de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817545394658213888 |