Tecnologias Web 2.0 na escola portuguesa : estudos e investigações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Clara Pereira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/8530
Resumo: Neste artigo vamos apresentar os resultados de uma análise de tipo integrativo realizada a 48 artigos de autores portugueses que foram publicados até ao final do 1º trimestre de 2008 sobre a temática da utilização educativa das ferramentas da Web 2.0. Para efeitos da análise foram consideradas seis variáveis: a) ano de publicação, b) ferramenta da Web 2.0, c) nível de ensino, d) tipo de publicação, e) tipo de artigo e, por último, c) tipo de estudo empírico. Apresentados os resultados globais para cada uma das variáveis consideradas, procedemos, numa segunda fase, à apresentação de sínteses parcelares dos estudos e investigações realizados com cada uma das diferentes ferramentas da Web 2.0, com o objectivo de traçar um quadro geral da pesquisa já realizada neste domínio no nosso país.
id RCAP_597d0855e61163644b901ee0d1e95486
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8530
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tecnologias Web 2.0 na escola portuguesa : estudos e investigaçõesWeb 2.0 technologies in portuguese school : a synthesis of the researchWeb 2.0InternetMeta-análiseInvestigaçãoEducaçãoMeta-analysisResearchEducationNeste artigo vamos apresentar os resultados de uma análise de tipo integrativo realizada a 48 artigos de autores portugueses que foram publicados até ao final do 1º trimestre de 2008 sobre a temática da utilização educativa das ferramentas da Web 2.0. Para efeitos da análise foram consideradas seis variáveis: a) ano de publicação, b) ferramenta da Web 2.0, c) nível de ensino, d) tipo de publicação, e) tipo de artigo e, por último, c) tipo de estudo empírico. Apresentados os resultados globais para cada uma das variáveis consideradas, procedemos, numa segunda fase, à apresentação de sínteses parcelares dos estudos e investigações realizados com cada uma das diferentes ferramentas da Web 2.0, com o objectivo de traçar um quadro geral da pesquisa já realizada neste domínio no nosso país.In this article we present the results of an integrative review of 48 studies developed by Portuguese authors and published between 2004 and 2007 on the topic Educational uses of Web 2.0. For the analysis six categories were considered: year, Web 2.0 tool, education level, type of article, methodology of empirical study. Results will be presented for the different variables as well as synthesis for research with different Web 2.0 tools in order to present an holistic scenario for research in this ICT domain in Portugal.Universidade Metropolitana de Santos. Núcleo de Educação a DistânciaUniversidade do MinhoCoutinho, Clara Pereira2008-122008-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/8530porCOUTINHO, Clara Pereira - Tecnologias Web 2.0 na escola portuguesa : estudos e investigações. In “Revista Paidéi@” [Em linha]. 1:2 (2008). [Consult. 09 Jan. 2009]. Disponível em http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br. ISSN 1982-6109.1982-6109info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T07:39:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8530Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T07:39:33Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias Web 2.0 na escola portuguesa : estudos e investigações
Web 2.0 technologies in portuguese school : a synthesis of the research
title Tecnologias Web 2.0 na escola portuguesa : estudos e investigações
spellingShingle Tecnologias Web 2.0 na escola portuguesa : estudos e investigações
Coutinho, Clara Pereira
Web 2.0
Internet
Meta-análise
Investigação
Educação
Meta-analysis
Research
Education
title_short Tecnologias Web 2.0 na escola portuguesa : estudos e investigações
title_full Tecnologias Web 2.0 na escola portuguesa : estudos e investigações
title_fullStr Tecnologias Web 2.0 na escola portuguesa : estudos e investigações
title_full_unstemmed Tecnologias Web 2.0 na escola portuguesa : estudos e investigações
title_sort Tecnologias Web 2.0 na escola portuguesa : estudos e investigações
author Coutinho, Clara Pereira
author_facet Coutinho, Clara Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Clara Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Web 2.0
Internet
Meta-análise
Investigação
Educação
Meta-analysis
Research
Education
topic Web 2.0
Internet
Meta-análise
Investigação
Educação
Meta-analysis
Research
Education
description Neste artigo vamos apresentar os resultados de uma análise de tipo integrativo realizada a 48 artigos de autores portugueses que foram publicados até ao final do 1º trimestre de 2008 sobre a temática da utilização educativa das ferramentas da Web 2.0. Para efeitos da análise foram consideradas seis variáveis: a) ano de publicação, b) ferramenta da Web 2.0, c) nível de ensino, d) tipo de publicação, e) tipo de artigo e, por último, c) tipo de estudo empírico. Apresentados os resultados globais para cada uma das variáveis consideradas, procedemos, numa segunda fase, à apresentação de sínteses parcelares dos estudos e investigações realizados com cada uma das diferentes ferramentas da Web 2.0, com o objectivo de traçar um quadro geral da pesquisa já realizada neste domínio no nosso país.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12
2008-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/8530
url http://hdl.handle.net/1822/8530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv COUTINHO, Clara Pereira - Tecnologias Web 2.0 na escola portuguesa : estudos e investigações. In “Revista Paidéi@” [Em linha]. 1:2 (2008). [Consult. 09 Jan. 2009]. Disponível em http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br. ISSN 1982-6109.
1982-6109
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metropolitana de Santos. Núcleo de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metropolitana de Santos. Núcleo de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545394658213888