Como explicar a prática de exercício? A perspetiva dos instrutores de exercício físico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Rita
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gomes, A. Rui
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/55549
Resumo: Este estudo teve como principais objetivos: (a) identificar os fatores que podem explicar a prática de Exercício Físico (EF) na perspetiva de instrutores de EF, e (b) conhecer as estratégias assumidas por instrutores de EF na promoção, manutenção e prevenção do abandono associados à prática de EF pelos respetivos praticantes. Participaram neste estudo qualitativo, dez instrutores experientes, sendo seis do sexo masculino e quatro do sexo feminino, com uma média de idades de 35.4 anos, (DP = 6.04) e com uma média de anos de experiência de 13.7 anos (DP = 6.57), todos a exercer funções em academias desportivas privadas. A recolha de dados teve por base a utilização do guião de entrevista “Avaliação Psicológica no EF: Guiões de Entrevista para os Praticantes e para os Monitores (APEF-PM)-versão monitores”. Os principais resultados demonstraram que (a) os fatores psicológicos assumiram uma especial relevância no modo como os instrutores procuram promover a adoção e manutenção da prática de EF dos respetivos praticantes; e (b) existem diferentes estratégias de atuação dos instrutores, variando estas de acordo com as fases de adoção, manutenção ou prevenção do abandono do EF por parte do praticante. Concluindo, os instrutores de EF demonstraram uma preocupação com os fatores que condicionam os praticantes a realizaram a atividade de EF (particularmente dos fatores psicológicos) e evidenciaram uma discriminação destes mesmos fatores de acordo com a etapa da participação desportiva dos praticantes de EF.
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