Como explicar a prática de exercício? A perspetiva dos instrutores de exercício físico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/55549 |
Resumo: | Este estudo teve como principais objetivos: (a) identificar os fatores que podem explicar a prática de Exercício Físico (EF) na perspetiva de instrutores de EF, e (b) conhecer as estratégias assumidas por instrutores de EF na promoção, manutenção e prevenção do abandono associados à prática de EF pelos respetivos praticantes. Participaram neste estudo qualitativo, dez instrutores experientes, sendo seis do sexo masculino e quatro do sexo feminino, com uma média de idades de 35.4 anos, (DP = 6.04) e com uma média de anos de experiência de 13.7 anos (DP = 6.57), todos a exercer funções em academias desportivas privadas. A recolha de dados teve por base a utilização do guião de entrevista “Avaliação Psicológica no EF: Guiões de Entrevista para os Praticantes e para os Monitores (APEF-PM)-versão monitores”. Os principais resultados demonstraram que (a) os fatores psicológicos assumiram uma especial relevância no modo como os instrutores procuram promover a adoção e manutenção da prática de EF dos respetivos praticantes; e (b) existem diferentes estratégias de atuação dos instrutores, variando estas de acordo com as fases de adoção, manutenção ou prevenção do abandono do EF por parte do praticante. Concluindo, os instrutores de EF demonstraram uma preocupação com os fatores que condicionam os praticantes a realizaram a atividade de EF (particularmente dos fatores psicológicos) e evidenciaram uma discriminação destes mesmos fatores de acordo com a etapa da participação desportiva dos praticantes de EF. |
id |
RCAP_598042ed1e242b0355fba63adf683af7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55549 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Como explicar a prática de exercício? A perspetiva dos instrutores de exercício físicoExercício físicoInstrutoresAdoção e manutenção de exercícioAbandono de exercícioCiências Sociais::PsicologiaEste estudo teve como principais objetivos: (a) identificar os fatores que podem explicar a prática de Exercício Físico (EF) na perspetiva de instrutores de EF, e (b) conhecer as estratégias assumidas por instrutores de EF na promoção, manutenção e prevenção do abandono associados à prática de EF pelos respetivos praticantes. Participaram neste estudo qualitativo, dez instrutores experientes, sendo seis do sexo masculino e quatro do sexo feminino, com uma média de idades de 35.4 anos, (DP = 6.04) e com uma média de anos de experiência de 13.7 anos (DP = 6.57), todos a exercer funções em academias desportivas privadas. A recolha de dados teve por base a utilização do guião de entrevista “Avaliação Psicológica no EF: Guiões de Entrevista para os Praticantes e para os Monitores (APEF-PM)-versão monitores”. Os principais resultados demonstraram que (a) os fatores psicológicos assumiram uma especial relevância no modo como os instrutores procuram promover a adoção e manutenção da prática de EF dos respetivos praticantes; e (b) existem diferentes estratégias de atuação dos instrutores, variando estas de acordo com as fases de adoção, manutenção ou prevenção do abandono do EF por parte do praticante. Concluindo, os instrutores de EF demonstraram uma preocupação com os fatores que condicionam os praticantes a realizaram a atividade de EF (particularmente dos fatores psicológicos) e evidenciaram uma discriminação destes mesmos fatores de acordo com a etapa da participação desportiva dos praticantes de EF.Este estudo foi realizado em parte no Centro de Investigação em Psicologia (UID/PSI/01662/2013), Universidade do Minho, e foi financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), através da atribuição de uma Bolsa de Doutoramento com a referência SFRH / BD / 71369 / 2010This study was performed with exercise instructors, assuming two objectives: (a) identifying the factors related to exercise behavior (EB) from the instructors’ perspective and (b) analyzing the strategies assumed by instructors to promote and maintain EB in the exercisers and to prevent exercise dropout. Ten experienced instructors (six males and four females) were included in this study. Instructors had a mean age of 35.4 years old (SD = 6.04) and an average of 13.7 years of experience working in fitness centers (DP = 6.57). Data collection was based on the use of the interview guide “Psychological Assessment in Exercise: Interview Guides for Practitioners and Instructors-Version for instructors”. The main results showed that (a) instructors gave particular relevance to psychological factors to promote and maintain EB in the exercisers, (b) instructors vary their strategies of promoting and maintaining EB according the experience and stage of EB of exercisers (e.g., adoption, maintenance and preventing the tendency to drop out ). In conclusion, instructors assumed an understanding about the factors related to EB in exercisers (particularly the psychological factors) and revealed a discrimination about the strategies that can be used to promote and maintain EB in the exercisers and to prevent exercise practice dropout.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do MinhoMorais, RitaGomes, A. Rui20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/55549porMorais, R., & Gomes, A.R. (2018). Como explicar a prática de exercício? A perspetiva dos instrutores de exercício físico. Journal of Sport Pedagogy & Research, 4(1), 8-18.1647-9696info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:06:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55549Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:57:07.765877Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como explicar a prática de exercício? A perspetiva dos instrutores de exercício físico |
title |
Como explicar a prática de exercício? A perspetiva dos instrutores de exercício físico |
spellingShingle |
Como explicar a prática de exercício? A perspetiva dos instrutores de exercício físico Morais, Rita Exercício físico Instrutores Adoção e manutenção de exercício Abandono de exercício Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Como explicar a prática de exercício? A perspetiva dos instrutores de exercício físico |
title_full |
Como explicar a prática de exercício? A perspetiva dos instrutores de exercício físico |
title_fullStr |
Como explicar a prática de exercício? A perspetiva dos instrutores de exercício físico |
title_full_unstemmed |
Como explicar a prática de exercício? A perspetiva dos instrutores de exercício físico |
title_sort |
Como explicar a prática de exercício? A perspetiva dos instrutores de exercício físico |
author |
Morais, Rita |
author_facet |
Morais, Rita Gomes, A. Rui |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, A. Rui |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Rita Gomes, A. Rui |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exercício físico Instrutores Adoção e manutenção de exercício Abandono de exercício Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Exercício físico Instrutores Adoção e manutenção de exercício Abandono de exercício Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Este estudo teve como principais objetivos: (a) identificar os fatores que podem explicar a prática de Exercício Físico (EF) na perspetiva de instrutores de EF, e (b) conhecer as estratégias assumidas por instrutores de EF na promoção, manutenção e prevenção do abandono associados à prática de EF pelos respetivos praticantes. Participaram neste estudo qualitativo, dez instrutores experientes, sendo seis do sexo masculino e quatro do sexo feminino, com uma média de idades de 35.4 anos, (DP = 6.04) e com uma média de anos de experiência de 13.7 anos (DP = 6.57), todos a exercer funções em academias desportivas privadas. A recolha de dados teve por base a utilização do guião de entrevista “Avaliação Psicológica no EF: Guiões de Entrevista para os Praticantes e para os Monitores (APEF-PM)-versão monitores”. Os principais resultados demonstraram que (a) os fatores psicológicos assumiram uma especial relevância no modo como os instrutores procuram promover a adoção e manutenção da prática de EF dos respetivos praticantes; e (b) existem diferentes estratégias de atuação dos instrutores, variando estas de acordo com as fases de adoção, manutenção ou prevenção do abandono do EF por parte do praticante. Concluindo, os instrutores de EF demonstraram uma preocupação com os fatores que condicionam os praticantes a realizaram a atividade de EF (particularmente dos fatores psicológicos) e evidenciaram uma discriminação destes mesmos fatores de acordo com a etapa da participação desportiva dos praticantes de EF. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/55549 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/55549 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Morais, R., & Gomes, A.R. (2018). Como explicar a prática de exercício? A perspetiva dos instrutores de exercício físico. Journal of Sport Pedagogy & Research, 4(1), 8-18. 1647-9696 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132359852818432 |