O impacto de trabalho prático investigativo nas aprendizagens sobre a temperatura do ar em crianças do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Liliana de Sousa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2973
Resumo: O presente trabalho contempla uma reflexão crítica sobre as práticas vivenciadas durante o percurso escolar do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e, também, uma investigação que pretende verificar o impacto do trabalho prático investigativo na construção/promoção do conceito de temperatura do ar. No que diz respeito à reflexão critica, esta foi baseada em todos os materiais desenvolvidos ao longo das diversas situações de estágio propiciadas pelo curso de 2º Ciclo em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico e também nos documentos normativos dos perfis específicos de desempenho de Educador de Infância e Professor do 1º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho de investigação é de caráter descritivo, tem por base a entrevista semiestruturada, como técnica de recolha de dados a alunos de turmas de 2º ano de escolaridade do concelho de Viseu. Foram ainda concebidas, após as entrevistas iniciais, atividades práticas relativas à monitorização da temperatura do ar ao longo do dia. Posteriormente, foram efetuadas a análise e a sistematização dos resultados e, por fim, a repetição da entrevista de forma a comparar os resultados e apreciar as conclusões do estudo.
id RCAP_598de0eb8ced2f2828e6e0eb8e538eaf
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2973
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto de trabalho prático investigativo nas aprendizagens sobre a temperatura do ar em crianças do 1º ciclo do ensino básicoTemperaturaensino das ciênciasscience teachingTemperatura do arTemperatureair temperatureair temperaturetrabalho prático investigativoinvestigative and practical workDepartamento de Ciências Exactas e NaturaisO presente trabalho contempla uma reflexão crítica sobre as práticas vivenciadas durante o percurso escolar do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e, também, uma investigação que pretende verificar o impacto do trabalho prático investigativo na construção/promoção do conceito de temperatura do ar. No que diz respeito à reflexão critica, esta foi baseada em todos os materiais desenvolvidos ao longo das diversas situações de estágio propiciadas pelo curso de 2º Ciclo em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico e também nos documentos normativos dos perfis específicos de desempenho de Educador de Infância e Professor do 1º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho de investigação é de caráter descritivo, tem por base a entrevista semiestruturada, como técnica de recolha de dados a alunos de turmas de 2º ano de escolaridade do concelho de Viseu. Foram ainda concebidas, após as entrevistas iniciais, atividades práticas relativas à monitorização da temperatura do ar ao longo do dia. Posteriormente, foram efetuadas a análise e a sistematização dos resultados e, por fim, a repetição da entrevista de forma a comparar os resultados e apreciar as conclusões do estudo.Abstract The present work is a critical reflection on practices that have occurred during my school master's course in Preschool Education and teaching of the first cycle of basic education and, also, an investigation that aims to check the impact of practical work in the construction of investigative concept of air temperature. Concerning to the critical reflection, it was based on materials developed over the stages held in the course and also in normative documents of specific professional performance profiles of the kindergarten teacher and teacher of the first cycle of basic education. The research work is a descriptive character, which is based on a semi-structured interview, as the data collection technique classes, 2nd year of schooling in the municipality of Viseu. They were even designed, after the initial interviews, practical activities concerning the monitoring of air temperature throughout the day. Subsequently, an analysis and systematization of the results and finally, replaying the interview in order to compare the results and enjoy the study conclusions.Novais, AnabelaCarvalheiro, LuísRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuLopes, Liliana de Sousa2016-07-02T00:30:09Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2973porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:17Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2973Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:05.032425Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto de trabalho prático investigativo nas aprendizagens sobre a temperatura do ar em crianças do 1º ciclo do ensino básico
title O impacto de trabalho prático investigativo nas aprendizagens sobre a temperatura do ar em crianças do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle O impacto de trabalho prático investigativo nas aprendizagens sobre a temperatura do ar em crianças do 1º ciclo do ensino básico
Lopes, Liliana de Sousa
Temperatura
ensino das ciências
science teaching
Temperatura do ar
Temperature
air temperature
air temperature
trabalho prático investigativo
investigative and practical work
Departamento de Ciências Exactas e Naturais
title_short O impacto de trabalho prático investigativo nas aprendizagens sobre a temperatura do ar em crianças do 1º ciclo do ensino básico
title_full O impacto de trabalho prático investigativo nas aprendizagens sobre a temperatura do ar em crianças do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr O impacto de trabalho prático investigativo nas aprendizagens sobre a temperatura do ar em crianças do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed O impacto de trabalho prático investigativo nas aprendizagens sobre a temperatura do ar em crianças do 1º ciclo do ensino básico
title_sort O impacto de trabalho prático investigativo nas aprendizagens sobre a temperatura do ar em crianças do 1º ciclo do ensino básico
author Lopes, Liliana de Sousa
author_facet Lopes, Liliana de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Novais, Anabela
Carvalheiro, Luís
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Liliana de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Temperatura
ensino das ciências
science teaching
Temperatura do ar
Temperature
air temperature
air temperature
trabalho prático investigativo
investigative and practical work
Departamento de Ciências Exactas e Naturais
topic Temperatura
ensino das ciências
science teaching
Temperatura do ar
Temperature
air temperature
air temperature
trabalho prático investigativo
investigative and practical work
Departamento de Ciências Exactas e Naturais
description O presente trabalho contempla uma reflexão crítica sobre as práticas vivenciadas durante o percurso escolar do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e, também, uma investigação que pretende verificar o impacto do trabalho prático investigativo na construção/promoção do conceito de temperatura do ar. No que diz respeito à reflexão critica, esta foi baseada em todos os materiais desenvolvidos ao longo das diversas situações de estágio propiciadas pelo curso de 2º Ciclo em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico e também nos documentos normativos dos perfis específicos de desempenho de Educador de Infância e Professor do 1º Ciclo do Ensino Básico. O trabalho de investigação é de caráter descritivo, tem por base a entrevista semiestruturada, como técnica de recolha de dados a alunos de turmas de 2º ano de escolaridade do concelho de Viseu. Foram ainda concebidas, após as entrevistas iniciais, atividades práticas relativas à monitorização da temperatura do ar ao longo do dia. Posteriormente, foram efetuadas a análise e a sistematização dos resultados e, por fim, a repetição da entrevista de forma a comparar os resultados e apreciar as conclusões do estudo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-07-02T00:30:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/2973
url http://hdl.handle.net/10400.19/2973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130888012824576