A estratégia na mudança de cultura organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Sónia Cristina Cardoso Neto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11468
Resumo: Dissertação de Mestrado em Estratégia
id RCAP_59b3f78b38ae144d25449f4388b648e3
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11468
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A estratégia na mudança de cultura organizacionalCultura organizacionalProcesso de mudançaEstratégia e gestão de pessoasOrganizational changeChange processStrategy and people managementDissertação de Mestrado em EstratégiaA concorrência local e global entre as organizações suscita a necessidade de criar diversos mecanismos de diferenciação a diferentes níveis, para manter os níveis de competitividade. Estas podem necessitar de desenvolver estratégias ao nível do mercado, do produto e/ou de processos, assim como focar também a cultura organizacional e os ativos humanos. Os gestores devem cada vez mais aprofundar o seu conhecimento, no sentido de criar processos internos de mudança congruentes com o seu modelo de negócio, que promovam a inovação constante, o alinhamento cultural e consequentemente o aumento da satisfação dos seus colaboradores e a produtividade da empresa, assim como de todos os stakeholders. A presente investigação tem como objetivo a contextualização teórica acerca da mudança da cultura organizacional na Carl Zeiss, um modelo desenvolvido e aplicado numa organização internacional, onde é focado o processo de desenvolvimento e implementação desse mesmo modelo. Procedemos a um estudo de caso, em que é analisado o modelo de mudança cultural da Carl Zeiss, uma empresa global. Considerando o grupo Carl Zeiss como uma learning organization, pretendemos investigar como o Modelo de Mudança Cultural promove a inovação e as alterações na liderança.In a globalized economy the competition among organizations push them to the need to create several mechanisms to make a difference in the market. The firms need to develop different market, product and process strategies, as well as to focus the organizational culture and human assets. Managers must understand and create internal change processes adapted to their business model, which ought to promote cultural alignment and consequently the increased satisfaction of the workers, the firm productivity and the satisfaction of the stakeholders in general. Our research aims to develop a reflexion and a standard in theoretical terms about the cultural change. We aim to understand the importance of the organizational culture, the way it appears and we want to present a specific organizational change model, developed and used in an international organization, as well as to show how this model is developed and put into place. We made a case study where we analyse the cultural change model of Carl Zeiss, AG a global organization. Considering the Carl Zeiss group as a learning organization, we want to research how the Cultural Journey model promotes innovation and the leadership style change.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasLopes, PereiraRepositório da Universidade de LisboaMartins, Sónia Cristina Cardoso Neto2016-05-02T16:42:04Z2015-12-032015-12-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11468TID:201512424porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:45Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11468Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:46.422823Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A estratégia na mudança de cultura organizacional
title A estratégia na mudança de cultura organizacional
spellingShingle A estratégia na mudança de cultura organizacional
Martins, Sónia Cristina Cardoso Neto
Cultura organizacional
Processo de mudança
Estratégia e gestão de pessoas
Organizational change
Change process
Strategy and people management
title_short A estratégia na mudança de cultura organizacional
title_full A estratégia na mudança de cultura organizacional
title_fullStr A estratégia na mudança de cultura organizacional
title_full_unstemmed A estratégia na mudança de cultura organizacional
title_sort A estratégia na mudança de cultura organizacional
author Martins, Sónia Cristina Cardoso Neto
author_facet Martins, Sónia Cristina Cardoso Neto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Pereira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Sónia Cristina Cardoso Neto
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura organizacional
Processo de mudança
Estratégia e gestão de pessoas
Organizational change
Change process
Strategy and people management
topic Cultura organizacional
Processo de mudança
Estratégia e gestão de pessoas
Organizational change
Change process
Strategy and people management
description Dissertação de Mestrado em Estratégia
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-03
2015-12-03T00:00:00Z
2016-05-02T16:42:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/11468
TID:201512424
url http://hdl.handle.net/10400.5/11468
identifier_str_mv TID:201512424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131061351874560