A estratégia na mudança de cultura organizacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/11468 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Estratégia |
id |
RCAP_59b3f78b38ae144d25449f4388b648e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11468 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A estratégia na mudança de cultura organizacionalCultura organizacionalProcesso de mudançaEstratégia e gestão de pessoasOrganizational changeChange processStrategy and people managementDissertação de Mestrado em EstratégiaA concorrência local e global entre as organizações suscita a necessidade de criar diversos mecanismos de diferenciação a diferentes níveis, para manter os níveis de competitividade. Estas podem necessitar de desenvolver estratégias ao nível do mercado, do produto e/ou de processos, assim como focar também a cultura organizacional e os ativos humanos. Os gestores devem cada vez mais aprofundar o seu conhecimento, no sentido de criar processos internos de mudança congruentes com o seu modelo de negócio, que promovam a inovação constante, o alinhamento cultural e consequentemente o aumento da satisfação dos seus colaboradores e a produtividade da empresa, assim como de todos os stakeholders. A presente investigação tem como objetivo a contextualização teórica acerca da mudança da cultura organizacional na Carl Zeiss, um modelo desenvolvido e aplicado numa organização internacional, onde é focado o processo de desenvolvimento e implementação desse mesmo modelo. Procedemos a um estudo de caso, em que é analisado o modelo de mudança cultural da Carl Zeiss, uma empresa global. Considerando o grupo Carl Zeiss como uma learning organization, pretendemos investigar como o Modelo de Mudança Cultural promove a inovação e as alterações na liderança.In a globalized economy the competition among organizations push them to the need to create several mechanisms to make a difference in the market. The firms need to develop different market, product and process strategies, as well as to focus the organizational culture and human assets. Managers must understand and create internal change processes adapted to their business model, which ought to promote cultural alignment and consequently the increased satisfaction of the workers, the firm productivity and the satisfaction of the stakeholders in general. Our research aims to develop a reflexion and a standard in theoretical terms about the cultural change. We aim to understand the importance of the organizational culture, the way it appears and we want to present a specific organizational change model, developed and used in an international organization, as well as to show how this model is developed and put into place. We made a case study where we analyse the cultural change model of Carl Zeiss, AG a global organization. Considering the Carl Zeiss group as a learning organization, we want to research how the Cultural Journey model promotes innovation and the leadership style change.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasLopes, PereiraRepositório da Universidade de LisboaMartins, Sónia Cristina Cardoso Neto2016-05-02T16:42:04Z2015-12-032015-12-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11468TID:201512424porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:45Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11468Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:46.422823Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A estratégia na mudança de cultura organizacional |
title |
A estratégia na mudança de cultura organizacional |
spellingShingle |
A estratégia na mudança de cultura organizacional Martins, Sónia Cristina Cardoso Neto Cultura organizacional Processo de mudança Estratégia e gestão de pessoas Organizational change Change process Strategy and people management |
title_short |
A estratégia na mudança de cultura organizacional |
title_full |
A estratégia na mudança de cultura organizacional |
title_fullStr |
A estratégia na mudança de cultura organizacional |
title_full_unstemmed |
A estratégia na mudança de cultura organizacional |
title_sort |
A estratégia na mudança de cultura organizacional |
author |
Martins, Sónia Cristina Cardoso Neto |
author_facet |
Martins, Sónia Cristina Cardoso Neto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lopes, Pereira Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Sónia Cristina Cardoso Neto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura organizacional Processo de mudança Estratégia e gestão de pessoas Organizational change Change process Strategy and people management |
topic |
Cultura organizacional Processo de mudança Estratégia e gestão de pessoas Organizational change Change process Strategy and people management |
description |
Dissertação de Mestrado em Estratégia |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-03 2015-12-03T00:00:00Z 2016-05-02T16:42:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/11468 TID:201512424 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/11468 |
identifier_str_mv |
TID:201512424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131061351874560 |